DGRH - Diretoria Geral de Recursos Humanos
A Diretoria Geral de Recursos Humanos
Foi criada pela Portaria GR 121/83, de 02 de maio de 1983, na gestão do então Reitor Prof. Dr. José Pinotti, tendo em vista a necessidade de uma Diretoria Geral que se responsabilizasse pelo RH da Universidade, garantindo rapidez e objetividade na tomada de decisões e no atendimento qualitativo do interesse público e dos propósitos institucionais da Universidade.
Naquela época, a DGRH tinha atribuições de planejamento, coordenação, orientação técnica, controle das atividades de pessoal e proposição política de benefícios sociais e vantagens para os servidores.
Antes da Portaria GR de 1983, os serviços de Recursos Humanos eram de responsabilidade da Diretoria de Pessoal da DGA. Porém, também funcionou como Setor de Pessoal da Divisão Administrativa antes de virar Diretoria. Neste sentido, podemos dizer que o Setor de Recursos Humanos nasceu junto com a Universidade.
Atualmente, a DGRH conta com mais de 350 profissionais em sua equipe organizada em 6 Divisões (DAP, DPD, DSTr, DSO, DEdIC e Dinf), além da Assessoria Administrativa, Assessoria de Comunicação, Assessoria de Recursos Humanos e Assessoria Técnica, ligadas diretamente à Coordenadoria.
Linha do tempo
É sancionada a Lei nº 7.655, de 28 de dezembro de 1962, que cria a Universidade de Campinas como entidade autárquica. Estavam previstos ainda para 1963 os seguintes órgãos: Faculdade de Ciências, Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Química Industrial, Instituto de Biologia, Instituto de Morfologia, Instituto de Química, Instituto de Física e Instituto de Matemática. A Faculdade de Medicina, criada pela Lei nº 2.154/1953 e ratificada pela Lei nº 4.996/1958 havia sido incorporada à Universidade e seu primeiro vestibular ocorreu em 1963.
Primeiros esboços da estrutura administrativa da Unicamp
Os pioneiros
Michel Bógus foi convidado pelo então reitor Mário Degni a ser diretor geral e Comissionado (USP) de 20.11.1963 a 30.09.1965 e Juvenal Bechara foi convidado pelo então reitor Cantídio de Moura de Campos a ser diretor da Divisão de Administração (serviços administrativos em colaboração com as outras diretorias) e Comissionado (HC da USP) de 01.02.1963 a 31.12.1964.
João Antônio Signorelli , encarregado do Setor de Pessoal
(Admitido em 03.05.1963; afastou-se pelo período compreendido entre 12.01.1967 a 05.08.1969, por problemas de saúde; passou a chefe da Secção Patrimonial e de Tomada de Contas (DGA 33) em 06.08.1969; aposentou-se em 31.08.1976)
João Antônio Signorelli, primeiro encarregado do Setor de Pessoal, em 1963
Maria Helena Rodrigues Bombatti
(escriturária-assistente de administração e auxiliar de encarregado do Setor de Pessoal (Admitida em 22.03.1963; passou a auxiliar de encarregado do Setor de Pessoal a partir de 05/1963; secretária do Instituto de Morfologia em 01.06.1964; aposentada em 01.07.1969.
Maria Helena Rodrigues Bombatti, auxiliar de encarregado do Setor de Pessoal, em 1963
Elidia Dias Gamba – contadora
Admitida em 02.08.1963 como contadora, mas prestava serviços no Setor de Pessoal; passou a encarregada do Setor de Patrimônio da Divisão Econômico-Financeira em 02.08.1964; transferida como contador para a Secção de Contabilidade em 03/1966; passou a tesoureira em 17.11.1966; tesoureiro chefe da Universidade Estadual de Campinas em 08.03.1968; passou por outras funções até aposentar-se em 22.04.1992.
Elidia Dias Gamba – contadora e mas prestadora serviços no Setor de Pessoal em 1963
As instalações físicas da área administrativa eram no prédio da Maternidade de Campinas
Maternidade de Campinas, onde funcionou a primeira área administrativa da Universidade. 1963-1964
1964
Foi criada a Diretoria Administrativa 3 que respondia pelo Setor de Pessoal. (DA 3 - Setor de Pessoal
Lista dos funcionários contratado, nomeado e comissionado da Universidade de Campinas, [1964].
1965
É criada a Comissão Organizadora da Universidade Estadual de Campinas (COUEC) com o objetivo de organizar a Universidade Estadual de Campinas.
Presidente - Zeferino Vaz (09.09.1965 – 21.12.1966)
Membros - Antonio Augusto de Almeida (Diretor da Faculdade de Medicina) e Paulo Gomes Romeo.
Zeferino Vaz, Paulo Gomes Romeo e Antonio Ausdto de Almeida, membros da Comissão Organizadora. 1966
Local de funcionamento - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Campinas.
Transferência da Unicamp para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, em 1966.
1966
A Unicamp ganha terreno.
A Universidade lança sua pedra fundamental em 05 de outubro de 1966.
Novos setores foram criados e novos funcionários foram admitidos
Judite Laura Aranha
Tornou-se responsável pelo Cadastro dos Servidores em Regime de CLT (11.09.1964 a 12.07.1991)
Judite Laura Aranha, responsável pelo Cadastro dos Servidores em Regime de CLT e em 1967 encarregada do setor de Prontuário, e em 1968 encarregada do Setor de Folha de Pagamento
(11.09.1964 a 12.07.1991)
Aparecida Lúcia da Costa (Mansur) – escriturário-assistente de administração
Aparecida Lúcia da Costa (Mansur), passou a responsável pelo Cadastro dos Servidores em Regime de CLE em 01.07.1965
Admitida em 21.05.1964; passou a responsável pelo Cadastro dos Servidores em Regime de CLE em 01.07.1965;
José Carlos Folegatti
Torna-se responsável pelo Prontuário CLE
Admitido em 20.12.1965; passou a encarregado do Setor de Compras em 06.04.1967; passou a chefe da Secção de Compras em 20.10.1967; passou a chefe da DGA-21 em 05.11.1969; passou por outras funções até aposentar-se em 30.08.1996.
José Carlos Folegatti, responsável pelo Prontuário CLE, entre dezembro de 1965 e abril 1967
Setor de Folha de Pagamento
Hélio Farina – encarregado em 21.06.1965
Hélio Farina, encarregado do setor da folha de pagamento, em 1965 e em 1969 responsável pela Secção de Pagamentos (DGA-11) e Secção de Cadastro (DGA-12)
Setor de Contratos
Maria de Lourdes Malta Pretti – responsável inicialmente pelo Setor de Contratos, em 1968, que posteriormente transformou-se em Setor de Lavratura de Atos, além de ser responsável pela Contagem de Tempo, em 1969
1967
1968
Arly de Lara Romêo – escriturário-assistente de administração
Arly de Lara Romêo, iniciou a sua carreira como escriturário-assistente de administração
Admitido em 29.12.1967; passou a escriturário em 09.11.1970; passou por outras funções até aposentar-se em 19.08.1996.
José Eduardo de Haro Moreno – escriturário-assistente de administração
Admitido em 29.12.1967; passou a encarregado de setor em 19.08.1971; passou por outras funções até ser dispensado para aposentadoria por tempo de serviço em 04.03.1996.
1969
Até a inauguração das novas instalações no campus de Barão Geraldo, o Palácio dos Azulejos- abrigou a área Administrativa
Palácio dos azulejos, abrigou a área Administrativa da Universidade no ano de 1969.
A Diretoria Geral da Administração (DGA) passou a ter a atual denominação e uma organização definida por meio da Portaria GR 108/69, de 10.10.1969. A DGA, dirigida por um diretor geral da administração, auxiliado pelo diretor administrativo associado, tinha seu setor de pessoal denominado DGA 1
1. Diretoria do Pessoal (DGA-1) (Jandyr de Souza Cardoso)
1970
Coordenador da Administração Geral – Zuhair Warwar
1974
Pela Portaria GR 107/74, de 04.07.1974, ficou definida a constituição interna da DGA, sendo revogadas as Portarias GR 108/69, GR 36/71 e GR 99/72. A Diretoria Geral da Administração (DGA), dirigida pelo coordenador da administração geral.
1. Diretoria do Pessoal (DGA-1)
Pagamentos
Pessoal Técnico-Administrativo
Pessoal Docente
Contagem de Tempo e Serviço
1976
Arly de Lara Romeo - Diretor de Pesssoal
Arly de Lara Romeo, Diretor de Pessoal, em 1976
1983
Em abril de 1983, o Reitor José Aristodemo Pinote baixou a portaria que implementou a Diretoria Geral de Recursos Humanos, com atribuições de planejamento, coordenação, orientação técnica e controle de atividades.
Em 1985, foi elaborada uma vasta programação de treinamento para os servidores da Unicamp pelo Grupo de Seleção, Treinamento e Desenvolvimento da DGRH.
Foi aberta as inscrições para os cursos de treinamento e atualização, realizados pela Assessoria de Treinamento da Diretoria Geral de Recursos Humanos. São cinco cursos para os funcionários da Universidade.
Junto com a inauguração do auditório “Jandyr de Souza Cardoso”, no prédio da Administração Geral, o Reitor declarou aberto o Programa de Treinamento Interno de Servidores Técnicos e Administrativos, organizado pela DGRH.
No mês de julho do corrente ano, deu início uma série de cursos de treinamento destinados a todos os servidores da Universidade, dentre eles, diretores e chefias. Tais cursos foram organizados pela DGRH.
Em outubro de 1985 novos cursos de treinamento, destinados aos servidores da Universidade e organizado pela Diretoria Geral de Recursos Humanos, foram realizados.
1988
O Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unicamp tem realizado cursos de desenvolvimento gerencial com o objetivo de introduzir novas dinâmicas nas reuniões que ocorrem em diversos setores da Universidade, o que aumentaria a produtividade destas. Além disso, dicas sobre o assunto começaram a ser publicadas.
1989
Reforma administrativa foi realizada na Universidade, no ano de 1989, e cerca de 60 diretorias de divisão e de serviço no âmbito da DGRH e DGA foram extintas, com a realocação dos funcionários. Cursos de treinamento foram dados para contribuir com os funcionários transferidos à novas funções.
1993
No ano de 1992, cursos de treinamento aos servidores da Universidade, organizados pela DGRH, atingiram o número de 1815 funcionários. O programa visava desenvolver a habilidade e o potencial dos funcionários e, os principais cursos, foram dados na área comportamental.
Contagem de tempo de serviço para aposentadoria, feita manualmente pela DGRH, pretendia ser informatizada até o meio do ano de 1993, reduzindo a partir de 40% do serviço manual. Essa informatização foi um contributo para a maior agilidade no processo.
Dois anos após a implementação do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos, a DGRH promoveu seminário, nos dias 09 e 10 de setembro do corrente ano, para a avaliação do trabalho que foi realizado até então.
DGRH implementou o Sistema de Informações de Recursos Humanos Público, o qual permiti a todos os servidores o acesso das informações de sua vida profissional. Esse sistema representou um importante passo para a racionalização de recursos humanos e de processo burocrático das informações funcionais.
1994
Visando a qualificação do quadro profissional da Universidade, DGRH ofereceu programa de cursos às unidades, ministrados por professores e profissionais especializados da própria Unicamp. Os cursos voltados para a qualidade de vida foram os que mais interessaram o público.
1995
Levantamento realizado pela DGRH, com 718 funcionários da Universidade, mostrou que o risco de desenvolvimento de doenças nesse grupo é bastante alto. Esse dado incentivou a realização de um maior acompanhamento com os funcionários da Universidade, e a realização de cursos sobre o estresse.
Com o objetivo de promover uma mudança comportamental e física na rotina de trabalho dos servidores da Universidade, a DGRH adotou o método “housekeeping” que distingue o necessário no ambiente de trabalho. Para o início dessa técnica, a Diretoria promoveu uma palestra com a psicóloga Maria Inalda Beraquet.
1996
Sistema de Informações de Recursos Humanos Público foi desenvolvido pelo Centro de Computação da Universidade e implementado pela DGRH. Com ele, os servidores têm acesso às informações de sua vida profissional de modo mais rápido.
Como uma forma de agilizar o atendimento da DGRH aos servidores da Unicamp e também proporcionar mais comodidade aos mesmos, a Diretoria implementou o sistema de consulta on Line, que dá acesso às informações acerca da vida profissional dos funcionários.
Medidas de otimização na jornada de trabalho dos funcionários da Unicamp passaram a ser estudadas pela DGRH. O programa de demissão voluntária, jornada flexível e o ponto eletrônico faziam parte das mudanças propostas e visavam contribuir para com os servidores e para com a Universidade.
1997
DGRH ganhou novo logotipo, desenvolvido pela funcionária Cássia Aparecida Machini. Pensando que “o cérebro de uma instituição é a área de recursos humanos”, Cássia associou à Diretoria a representação de cabeças humanas, desenvolvendo o logotipo ganhador do concurso.
Com a ideia de fazer uma confraternização de fim de ano diferente, Edna Ferreira Leite, funcionária da DGRH criou o Coral com os funcionários desta Diretoria. A primeira apresentação foi na Confraternização dos funcionários da Unicamp de 1996, e a ideia era de um coral duradouro.
1999
Assessoria de Imprensa da DGRH
Em 20 de abril foi implantada a área de Assessoria de Imprensa da DGRH divulgará políticas e ações de RH à comunidade universitária
Nova fusão de áreas na DGRH
Em 21 de dezembro foi implantada a fusão da área de Ingresso, Registro e Desligamento com a de Alterações Funcionais originou a área de Ingresso e Mobilidade Funcional.
Esta área incorpora todas as atividades de vida funcional de todos os servidores técnico-administrativos e docentes da universidade, desde o momento do seu ingresso até seu desligamento, providenciando as alterações e concessões devidas, após as aprovações de instâncias superiores.
A DGRH promoveu uma mesa redonda com o nome “Tendências e experiências em desenvolvimento de recursos humanos – a revisão da carreira na Unicamp”. O encontro deu continuidade aos estudos sobre revisão de carreira dos servidores da Universidade.
A DGRH ofereceu aos funcionários da Unicamp o serviço UNIcred. O benefício era um vale compras que poderia ser utilizado nos estabelecimentos comerciais credenciados cujo limite de compras era calculado sobre a folha de pagamento, funcionando como uma antecipação salarial.
2000
Foi criado pela DGRH o Setor de Apoio ao Usuário da Universidade com o objetivo de melhorar o atendimento aos servidores da Unicamp. A principal função do Setor era a ouvidoria que estabelecia maior diálogo entre a comunidade universitária e a DGRH.
Em 19 de dezembro foi lançado o projeto de Atividade Física está proporcionando conquistas pessoais e profissionais aos servidores da Universidade que participam dessa iniciativa. Inserido no Programa Multidisciplinar de Apoio ao Servidor da DGRH e em parceria com o Departamento de Fisioterapia/CECOM, o projeto tem como objetivos: estabelecer hábito saudável e qualidade de vida ao funcionário.
2001
Processo de informatização da DGRH foi concluído no corrente ano. Iniciado em 1990 e constituído de diferentes fases, esse processo precisou sofrer alguns adiamentos devido às rápidas transformações tecnológicas, mas conseguiu alcançar, em 2001, o estágio em que a maioria dos procedimentos de recursos humanos eram realizados via internet.
O Professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer assumiu em 2001 a Diretoria Geral de Recursos Humanos com o objetivo de dar continuidade aos projetos que já haviam sido iniciados, como o Plano de Carreira dos funcionários da Unicamp e a modernização dos serviços de recursos humanos.
Programa da DPD foi exposto no congresso
Em 06 de dezembro, lançamento do Programa Multidisciplinar de Apoio ao Servidor foi exposto no 11º Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade, realizado em agosto, na cidade de Ouro Preto (MG). O tema do evento foi "Gestão para a Riqueza Coletiva - rompendo barreiras para a integração de responsabilidades e competências".
Teresa Helena Portela Freire Carvalho (DPD - DGRH) e Ângela Maria Cavalcanti Buarque (PRDU) foram as representantes da Universidade no Congresso. O pôster da UNICAMP foi um dos 17 trabalhos selecionados entre instituições públicas e privadas.
2002
Novos colaboradores
Em 10 de setembro é divulgado pela Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento da DGRH o Projeto Ingressando na Universidade. O projeto atenderá tanto à necessidade do profissional ingressante em conhecer a instituição, como à instituição será possível informar o desempenho que espera dele.
2004
Epaço de aprendizagem de RH
Em 16 de dezembro, com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos sobre o dia-a-dia profissional de seus funcionários, a DGRH criou o Espaço de Aprendizagem de RH.
A iniciativa foi dos próprios funcionários e toda sua estrutura e conteúdo é montada coletivamente, a fim de garantir maior envolvimento e satisfação.
2005
CAS 15 anos
Em 01 de julho a Creche Área da Saúde - CAS/Unicamp completou 15 anos e para tanto encomendou para a Equipe de Comunicação da DGRH a criação de um selo comemorativo.Foram criadas 4 propostas que participaram de um processo de eleição pela comunidade CAS.
2006
Patrulheiras
Em 16 de agosto as patrulheiras da Unicamp conquistaram o campeonato de futsal feminino, promovido pelo Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Campinas - CAMPC. As atividades esportivas envolvendo adolescentes trabalhadores da Unicamp fazem parte do projeto Espaço Diversidade (DPD/DGRH).
Patrulheiras da Unicamp conquistaram o campeonato de futsal feminino. 2006
2007
Logomarca PRODECAD
Em 09 de novembro foi divulgado pelo Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente PRODECAD o concurso para a criação de sua logomarca oficial e, contou com a participação dos próprios integrantes do Programa.
Logomarca da Prodecad, lançada em 2007
2008
Exposição CAS – consciência negra
A Creche Área de Saúde – CAS promoveu de 17 a 30 de novembro uma exposição com literaturas, objetos e roupas pertencentes à cultura africana.
Exposição promovida pela Creche da Área da Saúde em homenagem ao Dia da Consciência Negra. 2008
Mosaicos Imagéticos
Em 06 de outubro o Programa de Pré-Aposentadoria (PPA) inaugurou a Exposição Fotográfica Mosaicos Imagéticos, no saguão de entrada da DGRH.
A exposição itinerante conta com 125 fotos produzidas por 20 funcionárias que participaram do Programa Mosaicos Imagéticos. O objetivo é focalizar temas ligados à identidade cultural, memória e cotidiano dos participantes dentro do espaço em que trabalharam vários anos.
Programa de Pré-Aposentadoria (PPA): Exposição Fotográfica Mosaicos Imagéticos, no saguão de entrada da DGRH
2009
Assessora Pedagógica da DGRH assume presidência da OMEP-Campinas
No dia 18 de novembro aconteceu a cerimônia de posse da Prof. Dra. Roberta Rocha Borges, Assessora Pedagógica da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC), como presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP-Campinas), Órgão Consultivo da UNESCO e UNICEF.
Cerimônia de posse da Prof. Dra. Roberta Rocha Borges, Assessora Pedagógica da Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC), como presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP-Campinas), Órgão Consultivo da UNESCO e UNICEF.
DIA NACIONAL DOS SURDOS
Dia 26 de setembro é comemorado o "Dia Nacional dos Surdos". A Unicamp celebrou a data com um evento no dia 25, no auditório da AFPU.
Celebração do dia Nacional do Surdo no dia 26 de setembro. 2009
2010
Alunos do PRODECAD participam de ação da Prefeitura
Em 10 de dezembro foi divulgada a ação desenvolvida pela Prefeitura do campus, o Programa de Prevenção e Educação para o Trânsito, aconteceu dia 23 de novembro e contou com a participação dos alunos da DEdIC/PRODECAD/APOIO II.
COTIDIANOS DA UNICAMP
Em comemoração ao Dia do Funcionário Público (28/10), a DRGH e o GGBS montaram na recepção central dos prédios Reitoria III e IV a mostra de fotos “Cotidianos da Unicamp”, que apresenta funcionários da Universidade exercendo diferentes atividades, desde a manutenção do campus até atividades laboratoriais e da área da saúde.
Funcionário do Restaurante Univesitário ilustrando a mostra “Cotidianos da Unicamp”, que apresenta funcionários da Universidade exercendo diferentes atividades. 2010
2011
Reaproveitamento e customização de mobiliários para a DGRH
Em 12 de setembro foi divulgado o projeto de “Reaproveitamento e customização de mobiliários para a DGRH, provindos da área de bens disponíveis da DGA” foi elaborado por Valéria Bonfim, assessora técnica da Coordenadoria da DGRH. Segundo Valéria, o objetivo do projeto é propiciar a restauração e a customização de móveis patrimoniados da Universidade que estão disponíveis, de maneira a atender às necessidades profissionais e ergonômicas dos colaboradores.
Prêmio PAEPE
O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE foi criado pela Deliberação CAD-A-002/2011, alterada pela Deliberação CAD-A-002/2014 e seu Anexo I, numa iniciativa da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade, de acordo com as regras estabelecidas.
Prêmio PAEPE.
2012
Teatro na DEdIC
Os alunos das Unidades Educacionais da DEdIC, com idade entre 3 e 10 anos, foram ao auditório da FCM no dia 31 de outubro, assistir à peça "A Magia da Inclusão" do grupo de teatro Equipiada.
alunos das Unidades Educacionais da DEdIC, com idade entre 3 e 10 anos, foram ao auditório da FCM no dia 31 de outubro, assistir à peça "A Magia da Inclusão" do grupo de teatro Equipiada. 2012
1ª Caminhada DEdIC
A Divisão de Educação Infantil e Complementar, com o apoio do GGBS e da Prefeitura do Campus, realizou dia 14/04 a 1ª Caminhada DEdIC, que percorreu cerca de 4km das ruas e avenidas da Unicamp e teve como ponto de partida e chegada a Praça da Paz.
1ª caminhada DEdIC. 2012
2013
30 Anos da DGRH
O evento solene de comemoração dos 30 anos da DGRH aconteceu no Centro de Convenções, no dia 10 de dezembro, e contou com a presença do Reitor, Chefe de Gabinete e Adjunto, Coordenadora e Adjunta, ex-Coordenadores, servidores e ex-servidores do Órgão, e também dirigentes de outras Unidades/Órgãos da Universidade.
Autoridades da Universidade e ex-coordenadores da DGRH durante os 30 anos da DGRH. 2013
Eu fui da DGRH
Proporcionando a reunião de servidores antigos e atuais num convívio virtual, foi criado 06 de outubro no Facebook o grupo Eu fui da DGRH. O sucesso foi tão grande e conta com diversos membros que postam fotos de diversas épocas e relembram fatos que marcaram a história do Órgão e os momentos vividos.
Márcia Santos, idealizadora do grupo "Eu fui da DGRH"
2014
1 ano de Intranet DGRH
Lançada pela Assessoria de Comunicação DGRH em 27 de agosto de 2013, a Intranet DGRH é uma área virtual que tem o objetivo de promover espaço de integração entre as Divisões e interação entre os servidores.
Comemoração de 1 ano da Intranet DGRH. 2014
1º Encontro de Gestão Compartilhada de Pessoas e Saberes
Aconteceu no dia 29 de abril, no Centro de Convenções da Unicamp o 1º Encontro de Gestão Compartilhada de Pessoas e Saberes. O evento teve como objetivo apresentar a integração dos órgãos responsáveis pela gestão de pessoas na Universidade - DGRH, GGBS, CECOM e AFPU, denominado G4 - expondo ações que estão sendo desenvolvidas de forma compartilhada.
2015
Programa UniversIDADE
Em 20 de janeiro foi criado O Programa UniversIDADE para proporcionar à comunidade condições para a preparação do indivíduo em estágio pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, de modo a mantê-los ativos física e mentalmente, por meio de atividades que buscam a longevidade e qualidade de vida.
2016
Concurso de Logotipo para Patrulheiros
Com o objetivo de democratizar a escolha da identidade visual, em 02 de setembro foi criado o Programa de Acompanhamento de Jovens Aprendizes da Unicamp e para aproximar os jovens da Universidade, que a Divisão de Planejamento e Desenvolvimento - DPD / DGRH promoveu o Concurso de Logotipo para Patrulheiros.
DEdIC credenciada
Em 21 de julho, unidades educacionais passam a fazer parte do sistema estadual de educação
Ex-coordenadores da DGRH
(1983 – 1989) Arly de Lara Romêo
(1989 – 1990) Geraldo Di Giovani
(1990 – 1998) José Luiz Boer
(1998 – 2001) Luis Carlos de Freitas
(2001 – 2002) João Frederico da Costa Azevedo Meyer
(2002 – 2005) José Ranali
(2005 – 2009) Maria do Rosário Almeida Rocha
(2009 – 2013) Patrícia Maria Morato Lopes
2013- Maria Aparecida Quina de Souza