1986
Apresentação

O Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) foi criado em 1986 com o objetivo de desenvolver projetos relacionados à problemática da vida nas cidades e projetos na área das artes, da divulgação científica e da produção cultural. Dentro deste perfil o Núcleo possibilitou o desenvolvimento de várias atividades, como a vinda de artistas da música popular brasileira a Campinas, bem como exposições de fotografias, artes plásticas e gráficas e sediou o projeto do Artista Residente.

A partir de 1992 o Nudecri iniciou um trabalho de revitalização de várias atividades, tendo em vista um redimensionamento de alguns de seus objetivos. Para isto iniciou-se o projeto temático “O Sentido Público no Espaço Urbano”, que resultou na organização do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb). Em 1994 o Núcleo criou o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), lançando-o com a realização de um importante Simpósio sobre o tema “A Imprensa em Questão”, cujos trabalhos foram depois reunidos em um livro do mesmo nome.

Houve, assim, uma significativa ampliação das atividades do Nudecri, sendo que hoje seus projetos se distribuem entre o Labeurb e o Labjor.

Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb)

O Labeurb - núcleo de pesquisa multidisciplinar, centro de extensão e produção cultural - foi criado em 1992 e é um centro de referência quanto aos estudos da cidade, analisada da perspectiva da linguagem, através de estudos e pesquisas discursivas que relacionam o sujeito, a linguagem e a história.

Nos estudos e pesquisas realizados no Labeurb nesse Laboratório foi introduzida uma nova área de conhecimento: Saber Urbano e Linguagem. Esta área de conhecimento, por sua vez, se faz através da metodologia discursiva que analisa os movimentos políticos, sociais e econômicos; o planejamento, a administração e a organização do espaço urbano pelo Estado; as práticas de memória, a cultura e a arte; a linguagem urbana e a escrita; a mídia e a computação, assim como as relações do dia a dia.

Do ponto de vista das linhas de trabalho, o Labeurb tem desenvolvido projetos e promovido a realização, a publicação e a difusão de atividades culturais, acadêmicas e artísticas que tratam de questões urbanas. Garante ainda recursos humanos, instrumentos e espaço físico para a realização de atividades de pesquisa, extensão e produção cultural sobre a cidade. Faz ainda parte dos objetivos do Laboratório implementar um fórum permanente de debates sobre o urbano, estabelecendo um intercâmbio que sustente uma relação refletida entre a Universidade e a Sociedade.

O conhecimento produzido pelo Labeurb é disponibilizado através de publicação de revistas, boletins e cadernos especiais. Possui uma coletânea de livros cujo tema é “Cidade, Linguagem, Sociedade” e conta também com três programas: Conversa de Rua, Pensando a Cidade, Journal Club. Mantém um centro de documentações, o Centro de Documentação Urbana (Cedu), que é um arquivo de fatos de linguagem do espaço urbano.

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)

O Labjor desenvolve atividades de pós-graduação, pesquisa, extensão, treinamento e consultoria. Seus objetivos são: formar competências nas áreas de jornalismo científico e de crítica da mídia; fornecer estímulo, recursos humanos e instrumentais para o acompanhamento das mudanças na mídia impressa e eletrônica; estabelecer intercâmbio entre a universidade e empresa; identificar problemas, propondo soluções para o campo do jornalismo; estudar e discutir a questão do jornalismo científico e divulgação científica; democratizar o conhecimento científico; discutir criticamente a política científica do país; contribuir para a divulgação da produção científica das áreas periféricas; reduzir a distância entre os criadores do conhecimento e a opinião pública; estabelecer a relação da produção científica com a vida cotidiana e as suas relações com a sociedade de um modo geral; conscientizar os cientistas para a divulgação de sua produção; contribuir para uma reflexão crítica sobre a ciência produzida no país.

Portaria GR 221/1985

Protótipo de casa popular desenvolvido pelo Nudecri é utilizado no Rio de Janeiro

Espaço Nudecri é inaugurado

Criação do Labjor

Tecnologia do Nudecri é utilizada em Minas Gerais

Revista ComCiência

Sai a décima edição da revista Rua, do Nudecri

IV Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem – Giros na Cidade: Materialidade do Espaço

Lançamento do Jornal Clube

Livro reúne artigos abordando conceitos e estratégias para tornar mais palatáveis os temas científicos

Cátedra Unesco multilinguismo e produção de conteúdo em língua portuguesa no mundo digital

Revista Ensino Superior

Carlos Vogt compara ciência e futebol em evento sobre divulgação científica

Evento marca duas décadas dos estudos urbanos na Unicamp

Pesquisadora do Labjor ganha prêmio

Pesquisadores do Labeurb participam do projeto “Barracão: Eldorado dos Carajás”

Labeurb debate resultados parciais do projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade"

Labeurb comemora sucesso das atividades do Projeto Barracão

Labeurb organiza a I Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise “A-versão do sentido”

Revista Inovação

Fórum do Labjor alimenta debate sobre proteção de dados pessoais na rede

Labjor e Nudecri organizam workshop de radiojornalismo

Inauguração do Espaço NUDECRI, 1988

20 anos de LABJOR


Outras unidades desta área