NUDECRI - Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade
1986
Apresentação
O Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) foi criado em 1986 com o objetivo de desenvolver projetos relacionados à problemática da vida nas cidades e projetos na área das artes, da divulgação científica e da produção cultural. Dentro deste perfil o Núcleo possibilitou o desenvolvimento de várias atividades, como a vinda de artistas da música popular brasileira a Campinas, bem como exposições de fotografias, artes plásticas e gráficas e sediou o projeto do Artista Residente.
A partir de 1992 o Nudecri iniciou um trabalho de revitalização de várias atividades, tendo em vista um redimensionamento de alguns de seus objetivos. Para isto iniciou-se o projeto temático “O Sentido Público no Espaço Urbano”, que resultou na organização do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb). Em 1994 o Núcleo criou o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), lançando-o com a realização de um importante Simpósio sobre o tema “A Imprensa em Questão”, cujos trabalhos foram depois reunidos em um livro do mesmo nome.
Houve, assim, uma significativa ampliação das atividades do Nudecri, sendo que hoje seus projetos se distribuem entre o Labeurb e o Labjor.
Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb)
O Labeurb - núcleo de pesquisa multidisciplinar, centro de extensão e produção cultural - foi criado em 1992 e é um centro de referência quanto aos estudos da cidade, analisada da perspectiva da linguagem, através de estudos e pesquisas discursivas que relacionam o sujeito, a linguagem e a história.
Nos estudos e pesquisas realizados no Labeurb nesse Laboratório foi introduzida uma nova área de conhecimento: Saber Urbano e Linguagem. Esta área de conhecimento, por sua vez, se faz através da metodologia discursiva que analisa os movimentos políticos, sociais e econômicos; o planejamento, a administração e a organização do espaço urbano pelo Estado; as práticas de memória, a cultura e a arte; a linguagem urbana e a escrita; a mídia e a computação, assim como as relações do dia a dia.
Do ponto de vista das linhas de trabalho, o Labeurb tem desenvolvido projetos e promovido a realização, a publicação e a difusão de atividades culturais, acadêmicas e artísticas que tratam de questões urbanas. Garante ainda recursos humanos, instrumentos e espaço físico para a realização de atividades de pesquisa, extensão e produção cultural sobre a cidade. Faz ainda parte dos objetivos do Laboratório implementar um fórum permanente de debates sobre o urbano, estabelecendo um intercâmbio que sustente uma relação refletida entre a Universidade e a Sociedade.
O conhecimento produzido pelo Labeurb é disponibilizado através de publicação de revistas, boletins e cadernos especiais. Possui uma coletânea de livros cujo tema é “Cidade, Linguagem, Sociedade” e conta também com três programas: Conversa de Rua, Pensando a Cidade, Journal Club. Mantém um centro de documentações, o Centro de Documentação Urbana (Cedu), que é um arquivo de fatos de linguagem do espaço urbano.
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)
O Labjor desenvolve atividades de pós-graduação, pesquisa, extensão, treinamento e consultoria. Seus objetivos são: formar competências nas áreas de jornalismo científico e de crítica da mídia; fornecer estímulo, recursos humanos e instrumentais para o acompanhamento das mudanças na mídia impressa e eletrônica; estabelecer intercâmbio entre a universidade e empresa; identificar problemas, propondo soluções para o campo do jornalismo; estudar e discutir a questão do jornalismo científico e divulgação científica; democratizar o conhecimento científico; discutir criticamente a política científica do país; contribuir para a divulgação da produção científica das áreas periféricas; reduzir a distância entre os criadores do conhecimento e a opinião pública; estabelecer a relação da produção científica com a vida cotidiana e as suas relações com a sociedade de um modo geral; conscientizar os cientistas para a divulgação de sua produção; contribuir para uma reflexão crítica sobre a ciência produzida no país.
Portaria GR 221/1985
Portaria GR 221/1985, que cria o Núcleo de Desenvolvimento de Criatividade (Nudecri)
Procuradoria Geral
1985
O Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) é criado, junto à Reitoria, pela Portaria GR 221/1985, de 30 de setembro de 1985.
Protótipo de casa popular desenvolvido pelo Nudecri é utilizado no Rio de Janeiro
Correio Popular, 04 de maio de 1988
Correio Popular
1988
Protótipo de casa popular desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) é utilizado como modelo no Rio de Janeiro.
Espaço Nudecri é inaugurado
Espaço Nudecri
É inaugurado o Espaço Nudecri, vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade.
Criação do Labjor
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)
1994
O Laboratório de Estudos Avançados (Labjor) é criado em 1994, como órgão integrante da estrutura do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), com o objetivo de ser um centro de pesquisa e acompanhamento crítico da mídia. Os idealizadores foram o professor Carlos Vogt, o professor José Marques de Melo e o jornalista Alberto Dines.
Carlos Vogt, um dos idealizadores do Labjor
Acervo Histórico do Arquivo Central
Alberto Dines, jornalista, um dos idealizadores do Labjor
Acervo Histórico do Arquivo Central
José Marques de Melo, professor, um dos idealizadores do Labjor
Acervo Histórico do Arquivo Central
O Labjor foi apresentado publicamente em abril de 1994, por meio do seminário-fundador “A imprensa em questão”, quando se fez amplo diagnóstico dos desafios enfrentados pela mídia jornalística no panorama contemporâneo das transformações socioculturais, político-econômicas e científico-tecnológicas. Esse evento forneceu a pauta das iniciativas pioneiras e teve seus debates registrados em livro que a Editora da Unicamp publicou, com o mesmo título do evento, em 1997.
No final do primeiro ano de trabalho, consolidou-se a primeira parceria internacional: o Labjor e o Observatório da Imprensa de Lisboa uniram-se com o apoio da revista Imprensa e dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, bem como de um pool de entidades empresariais e sindicais, capitaneadas pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), para promover no Rio de Janeiro o II Congresso Internacional do Jornalismo de Língua Portuguesa. O encontro aglutinou cerca de 200 jornalistas dos 7 países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal – além de representante do governo-no-exílio de Timor Leste e membros da corporação jornalística nas comunidades de imigração luso-afro-brasileira residentes no Japão, Canadá e EUA.
1995
O Regimento Interno do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) é aprovado pela Deliberação CONSU-A-006/1995, de 05 de maio de 1995.
Foram realizados os primeiros convênios e parcerias, como com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, a University of Columbia, a IBM e as empresas Folha de S. Paulo e Editora Abril, para a realização de seminários, conferências e workshops. Por meio de um convênio interinstitucional – Fundação Cinemateca Brasileira, Cinemateca do Museu de Arte do Rio de Janeiro, British Film Institute, Instituto Goethe, Folha de S. Paulo e Editora da Unicamp – o Labjor associou-se às comemorações do centenário de nascimento da indústria cinematográfica, realizando em São Paulo e no Rio de Janeiro a mostra “Jornalismo no Cinema”. Ainda nesse ano o Labjor associou-se também ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp para desenvolver em Campinas um projeto sui generis de pós-graduação. O curso, sob o título “Em busca do outro”, destinou-se a sistematizar o diálogo entre o jornalismo e três disciplinas acadêmicas: linguística, literatura e história, tecendo conexões entre gêneros transdisciplinares: biografia, memória e diálogo.
O Labjor intensificou suas atividades de extensão, promovendo o I Encontro de Editores de Revistas Técnicas em Educação Física e Esportes. Ofereceu também, no IEL, a disciplina “Em busca do outro: jornalismo, linguagem, história e literatura”.
Tecnologia do Nudecri é utilizada em Minas Gerais
Jornal da Unicamp, n. 142
Jornal da Unicamp
O município de Passos, em Minas Gerais, adota a tecnologia desenvolvida no Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) para a construção modulada de residências.
1996
Labjor realiza seu primeiro curso de extensão, em nível de pós-graduação. O Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo teve a duração de um ano e foi oferecido em cooperação com o Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF). Ainda como parte de suas atividades didáticas, foram oferecidos cursos de aperfeiçoamento para profissionais do jornalismo, como o Seminário Intensivo de Atualização para Jornalistas, realizado em Porto Alegre (na Associação Riograndense de Imprensa) e em Ribeirão Preto (na Universidade de Ribeirão Preto).
1999
O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Jornalismo Científico é oferecido pelo Labjor, em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG), e com o Departamento de Multimeios (DMM) do Instituto de Artes (IA). Gratuito, o objetivo do curso é capacitar jornalistas profissionais e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre ciência e tecnologia e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas. Da primeira turma, em 1999, com 145 inscritos e 30 vagas, o curso continua com processo seletivo realizado a cada dois anos, mantendo uma média de 200 inscrições para 40 vagas, preenchidas por alunos oriundos de diferentes áreas e com diferentes níveis de formação, com baixíssima taxa de desistência.
Revista ComCiência
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor)
A ComCiência é uma publicação eletrônica mensal que trata de assuntos ligados a todas as áreas das ciências e é produzida pelo Labjor. É um importante espaço de experimentação da escrita e pensamento no campo do jornalismo científico no Brasil, bem como na formação dos profissionais que se dedicam a área.
2003
As parcerias internacionais do Labjor ganham força a partir de 2003 pela aproximação do laboratório com a Rede Ibero-Americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt/Cyted) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
Sai a décima edição da revista Rua, do Nudecri
Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri)
2004
Em 5 de julho começa a circular a edição de número dez da Revista Rua, publicada pelo Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). A edição reúne os estudos "Arquitetura e educação do corpo: notas indiciais", de Carmem Lúcia Soares e Andrés Zarankin, "(In)visibilidades urbanas: a reinvenção do largo da carioca ao longo de quatro séculos", de Maria da Graça Cassano, "Corpo: empírico e imaginário", de Eliana Lucia Ferreira, entre outras.
IV Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem – Giros na Cidade: Materialidade do Espaço
Jornal da Unicamp, 18 a 24 de outubro de 2004
Jornal da Unicamp
Pesquisadores do Brasil e do Exterior se reúnem na Unicamp de 20 a 22 de outubro para o IV Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem – Giros na Cidade: Materialidade do Espaço. Organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), o evento busca debater as formas e espaços que integram o fenômeno urbano, como se forjam e funcionam, e que impactos geram sobre os moradores.
Lançamento do Jornal Clube
Estreia do Jornal Clube, prestigiado por pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). 23 de outubro de 2006
Neldo Cantanti
2006
Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) lança o Jornal Clube, um programa que traz à baila questões dos grupos de pesquisa das ciências humanas.
Idealizadora do Jornal Clube, a lingüista Eni Orlandi, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri). 23 de outubro de 2006
Naldo Cantanti
Aprovado pelo Conselho Universitário em 28 de novembro, após aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) passou a ser desenvolvido pelo Labjor, pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) e pelo Departamento de Multimeios (DMM) do Instituto de Artes (IA).
Livro reúne artigos abordando conceitos e estratégias para tornar mais palatáveis os temas científicos
Jornal da Unicamp, 30 de outubro a 12 de novembro de 2006
Jornal da Unicamp
Cultura Científica: Desafios é um livro que contribui para o esforço de divulgação científica, oferecendo artigos de pesquisadores do Brasil e da França. É organizado pelo professor Carlos Vogt, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).
Cátedra Unesco multilinguismo e produção de conteúdo em língua portuguesa no mundo digital
Jornal da Unicamp, 25 de junho a 1 de julho de 2007
Jornal da Unicamp
2007
Unicamp assina convênio que oficializa a “Cátedra Unesco multilinguismo e produção de conteúdo em língua portuguesa no mundo digital”. Cláudia Wanderley, linguista, é coordenadora do projeto Multilinguismo no Mundo Digital, que já conta com a adesão de pesquisadores e docentes de 14 instituições de ensino superior de dez países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Índia (Goa), China (Macau), Timor Leste, Portugal e Brasil. Com o projeto é possível dar voz, na internet, a falantes de línguas minoritárias através da disponibilização e troca de conteúdo científico produzido em países que têm em comum a língua portuguesa. A sede do projeto será o Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e algumas experiências já estão sendo realizadas por pesquisadores do Laboratório.
Revista Ensino Superior
2010
A Ensino Superior busca, desde 2010, disseminar e qualificar o debate sobre ensino superior no Brasil e no mundo, discutindo e motivando discussões entre especialistas que consideram a formação de quadros profissionais e intelectuais – acima de tudo, de cidadãos – uma questão fundamental.
Carlos Vogt compara ciência e futebol em evento sobre divulgação científica
Carlos Rodrigues Brandão e Olga Von Simson em mesa redonda promovida pelo Labjor. 08 de março de 2012
Antonio Scarpinetti
2012
Ocorreu na Unicamp, em março, o Encontro de Divulgação Científica e Cultural (EDCC1). O evento mostrou o progresso e as novas formas de disseminação popular de ciência, bem como as análises de como o assunto vem sendo conduzido no Brasil. Uma posição interessante foi apresentada por Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e da revista eletrônica ComCiencia. Ele disse que “a ciência deve ser entendida como o futebol: poucos jogam bem (assim como são poucos os que produzem ciência de qualidade), mas todos entendem do jogo”.
Evento marca duas décadas dos estudos urbanos na Unicamp
Pesquisadores durante a abertura do encontro internacional sobre cidade, linguagem e tecnologia, em comemoração aos 20 anos do Labeurb. 27 de novembro de 2012
Antoninho Perri
O encontro internacional sobre cidade, linguagem e tecnologia marca as comemorações de vinte anos do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb). Pioneiro, o Labeurb introduziu no país, desde 1992, as primeiras pesquisas sobre o espaço urbano e sua relação com o sujeito, a linguagem e a história.
Pesquisadora do Labjor ganha prêmio
A jornalista Graça Caldas, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), contemplada com o prêmio Adelmo Genro Filho. 2012
Antonio Scarpinetti
A jornalista Graça Caldas, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), foi contemplada com o prêmio Adelmo Genro Filho, na categoria pesquisador sênior, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A entrega do prêmio ocorreu durante o X Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo.
Pesquisadores do Labeurb participam do projeto “Barracão: Eldorado dos Carajás”
Jornal da Unicamp, 24 a 30 de junho de 2013
Jornal da Unicamp
2013
Grupo de pesquisadores e alunos ligados ao Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) participam do projeto de extensão “Barracão: Eldorado dos Carajás”, que teve início em 2010 e foi concebido com o objetivo de articular as três linhas de atuação fundamentais da Universidade – pesquisa, ensino e extensão – por meio de oficinas, com foco em atividades educativas que acontecem no Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás, na região do Ouro Verde, em Campinas.
Labeurb debate resultados parciais do projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade"
Professor Romain Descendre, da Escola Normal Superior de Lyon, na França, fez palestra sobre “O que é a vida civil?” na 1ª Jornada da Endici promovida pelo Labeurb. 24 de setembro de 2013
Antonio Scarpinetti
Pesquisadores do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e convidados participam da 1ª Jornada da Endici para debater e apresentar os resultados parciais do projeto “Enciclopédia Discursiva da Cidade: análises e verbetes” (Endici). Coordenada pelos lingüistas Eni Pulcinelli Orlandi e José Horta Nunes, ambos ligados ao Labeurb, a Endici tem como objetivo compreender o urbano através da linguagem, a partir da análise do discurso.
Labeurb comemora sucesso das atividades do Projeto Barracão
Jornal da Unicamp, 16 a 22 de setembro de 2013
Jornal da Unicamp
Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) celebra o sucesso das atividades do Projeto Barracão, executadas desde 2011 na região dos Distritos Industriais de Campinas (DICs), com o evento (Com)Viver com Arte(Manhas) em que foram debatidos os resultados e desdobramentos desse projeto. A iniciativa, que teve apoio do Ministério da Educação (MEC), ofereceu oficinas de cinema, artesanato, informática básica, edição de áudio e vídeo, desenho digital, leitura, contação de histórias, teatro infantil, fotografia e escrita.
Labeurb organiza a I Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise “A-versão do sentido”
Jornal da Unicamp, 16 a 31 de dezembro de 2013
Jornal da Unicamp
Paul Henry, linguista e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris/França), esteve na Unicamp para participar da I Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise “A-versão do sentido”, organizada pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) e pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), com a colaboração do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Revista Inovação
2014
A Inovação – Revista Eletrônica de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação é uma publicação online, feita a partir de uma parceria entre a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Lançada em setembro, a revista eletrônica é fruto da junção de dois projetos anteriores: Conhecimento & Inovação e o Boletim Inovação Unicamp.
O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) comemora seus 20 anos com o simpósio “A questão da imprensa: tecnologia, transparência, autorregulação e desconcentração”. O seminário teve como palestrantes os jornalistas André Maleronka (Vice Brasil), Carlos Eduardo Lins da Silva (Folha de S. Paulo e Valor Econômico), Eugenio Bucci (Época), Luiz Egypto (Observatório da Imprensa), Marina Amaral (Agência Pública), Mauro Malin (Projor) e ainda o cientista social Rafael Evangelista. Carlos Vogt, coordenador do Labjor; Alberto Dines, editor do Observatório da Imprensa; e José Marques de Melo, da Universidade Metodista de São Paulo, foram convidados especiais.
Professor Carlos Vogt, coordenador do Labjor, no simpósio “A questão da imprensa: tecnologia, transparência, autorregulação e desconcentração”, promovido pelo Labjor. 11 de dezembro de 2014
Antonio Scarpinetti
Jornalista Alberto Dines, editor do Observatório da Imprensa, participante do simpósio “A questão da imprensa: tecnologia, transparência, autorregulação e desconcentração”, promovido pelo Labjor. 11 de dezembro de 2014
Antonio Scarpinetti
Fórum do Labjor alimenta debate sobre proteção de dados pessoais na rede
Professora Marta Mourão Kanashiro, da comissão organizadora do fórum permanente “Novos horizontes da informação” organizado pelo Labjor. 19 de maio de 2015
Antoninho Perri
2015
A questão da vigilância e privacidade dominou os debates de mais uma edição do Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação, agora sob o tema “Novos horizontes da informação”. O evento foi organizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).
Labjor e Nudecri organizam workshop de radiojornalismo
O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) organizam um workshop de radiojornalismo. O objetivo do evento é promover uma troca de experiências sobre como abordar temas científicos em programas de rádio para a divulgação científica.
Inauguração do Espaço NUDECRI, 1988
20 anos de LABJOR