NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação
1983
O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) é criado pela Portaria GR 139/1983 de 17 de maio de 1983 junto à Reitoria da Unicamp e institucionalizado através da Deliberação do Conselho Universitário de 27 de novembro de 1991. Constitui uma unidade especial de pesquisa interdisciplinar, vinculada diretamente à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). A equipe do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) é composta por docentes que pertencem a diferentes Institutos e Faculdades da Universidade, pesquisadores, profissionais da área administrativa e da área de informática. A estrutura organizacional do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) é bastante enxuta, formada pela Coordenação do Núcleo e dois Conselhos (o Científico e o Consultivo). A Coordenação e o Conselho Científico respaldam todas as relações institucionais entre o Núcleo e a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). As decisões advindas destas relações são submetidas ao Conselho Consultivo, órgão superior do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied).
Acervo Histórico do Arquivo Central
Jornal da Unicamp, fevereiro de 1990
Acervo Histórico do Arquivo Central
1990
Projeto Lego Logo que estimula a criatividade e o raciocínio lógico começou a ser desenvolvido no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) a partir de convênio entre Unicamp e Lego do Brasil.
1991
É aprovado o Regimento Interno do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) por intermédio da Deliberação do Conselho Universitário CONSU-A-31/1991, de 27 de novembro de 1991.
2001
Heloísa Vieira da Rocha, coordenadora do (Nied) apresenta o Projeto Siros. Setembro de 2001
Antoninho Perri
A coordenadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, Heloísa Vieira da Rocha, apresenta o Projeto Siros (Sistemas Robóticos com Superlogo) que incide em duas vertentes importantes da aprendizagem por crianças: a descoberta do funcionamento dos objetos e o motivo de essas estruturas obedecerem determinados comandos. A implantação do Projeto Siros em escolas é possível, desde que haja um laboratório de informática. “A Lego chegou a fazer doações para algumas escolas, mas como o software pode significar despesa, estamos oferecendo outro mecanismo: os alunos podem controlar os robôs do Nied, via Internet”, informa.
Jornal da Unicamp, jul/ago de 2002
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/183-pag03.pdf
Acervo Histórico do Arquivo Central
2002
Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) desenvolve ‘Jogo do Alvo’ e outros softwares para qualificar operários da linha de montagem
Batizado de “Dinamização da Formação e Aprendizagem nas Empresas”, o projeto faz uso de algumas ferramentas, como os jogos interativos, para facilitar a captação por parte dos trabalhadores dos conceitos subjacentes necessários ao entendimento e melhoria dos processos produtivos.
Jornal da Unicamp, julho de 2003
Acervo Histórico do Arquivo Central
2003
Ferramenta desenvolvida por pesquisadores da Unicamp para a realização de ensino a distância, o TelEduc, transformou-se, em apenas cinco anos, em um dos principais ambientes do gênero em todo o mundo. O TelEduc nasceu em 1998, a partir da dissertação de mestrado de Alessandra de Dutra e Cerceau, orientado pela professora Heloísa Vieira da Rocha, do Instituto de Computação (IC). O desenvolvimento do ambiente foi feito conjuntamente pelo IC e pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied). A própria Unicamp agregou a ferramenta, em apoio às disciplinas presenciais da área de graduação, no sistema denominado Ensino Aberto.
Jornal da Unicamp, outubro de 2004
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/ju269pag04.pdf
Acervo Histórico do Arquivo Central
2004
Educação a Distância e Impactos sobre Políticas Educacionais foi o tema do Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Comunicação. O evento abriu espaço para as discussões sobre a intervenção realizada pelo governo federal, através da Secretaria de Educação a Distância. A programação foi organizada pela Faculdade de Educação e Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied).
Jornal da Unicamp, outubro de 2006
Acervo Histórico do Arquivo Central
2006
Uma nova tecnologia promete revolucionar as comunicações: chama-se WiMax – Worldwide Interoperability for Microware Acess. Ela possibilita o serviço Triple Play, que pode ser traduzido na transmissão conjunta de voz, vídeo e Internet banda larga, de longo alcance e alta velocidade. Através dela o usuário poderá ter acesso simultâneo ao telefone, aos canais de vídeo e à rede mundial, assinando um único servidor. Contudo, há um aspecto mais revolucionário: o sistema é wireless, ou seja, usa a conexão sem fio. Isto significa que, com um computador portátil, o usuário terá acesso ao serviço Triple Play mesmo em trânsito. O novo sistema abre a possibilidade de fazer chegar a comunicação de forma interativa aos mais distantes rincões, onde o acesso através de cabo seria impensável. Uma das aplicações de maior alcance social seria a exploração dessa tecnologia nas atividades educacionais, ampliando sobremaneira a democratização do ensino.
2007
João Vilhete Viegas D´Abreu, coordenador do Nied, divulga o projeto TIME desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Hortolândia. 08 de outubro de 2007
Acervo Histórico do Arquivo Central
O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia (SP), lançaram no mês de setembro o projeto Tecnologias e Mídias Alternativas na Escola (Time). O projeto, beneficiou aproximadamente 1,2 mil estudantes de duas escolas municipais de ensino fundamental (Jardim Adelaide e Parque dos Pinheiros), utilizando ferramentas de mídia interativa na aplicação do conteúdo pedagógico aos alunos. Cada escola recebeu 18 microcomputadores de última geração, uma impressora multifuncional, uma câmera de vídeo digital e um aparelho de televisão de 32 polegadas. Os recursos para aquisição dos equipamentos são provenientes da Fapesp, através de programa específico. De acordo com o coordenador do Nied, João Vilhete Viegas D´Abreu, o projeto tem todas as características de extensão, uma vez que ele considera que a Unicamp está cumprindo seu papel social.
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/projeto-do-nied-beneficiar%C3%A1-12-mil-alunos-em-hortol%C3%A2ndia
Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) testa três modelos de laptop de baixo custo.
O projeto 'Laptops de 100 dólares', desenvolvido pelo Nied, tem três concepções principais: mobilidade, conectividade e massificação", segundo José Armando valente, coordenador do Nied. 2007.
Antonio Scarpinetti
O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp apresentou dia 9 de março três modelos de notebooks de baixo custo, conhecidos popularmente como 'Laptops de 100 dólares', que estão sendo avaliados pelo Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação (MEC) para adoção nas escolas da rede pública de ensino. O professor José Armando Valente, pesquisador do Nied e membro do comitê, explicou que o MEC distribuiu as máquinas para que cada membro pudesse levar para seu grupo de pesquisa, objetivando uma avaliação profunda e, consequentemente, a geração de propostas tanto pedagógicas quanto de desenvolvimento de hardware e software.
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/nied-testa-tr%C3%AAs-modelos-de-laptop-de-baixo-custo
O professor José Armando Valente, pesquisador do Nied, durante a apresentação dos três modelos de notebooks de baixo custo. 09 de março de 2007
Antonio Scarpinetti
2011
Mapa tátil e sonoro voltado para a orientação espacial de deficientes visuais que circulam pelo campus da Unicamp em Campinas (Projeto Rota Acessível) desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e Faculdade de E
Antonio Scarpinetti
Unicamp desenvolve mapa tátil e sonoro para orientação espacial de deficientes visuais
Um mapa tátil e sonoro voltado para a orientação espacial de deficientes visuais que circulam pelo campus da Unicamp em Campinas está em vias de ser concluído por pesquisadores do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Segundo João Vilhete Viegas D’Abreu, pesquisador do Nied e um dos responsáveis pelo projeto, já foram desenvolvidas duas versões do equipamento. “Dentro de dois meses, teremos o modelo final, com algumas melhorias, algumas delas sugeridas pelos futuros usuários. Nossa expectativa é que o mapa seja adotado pela Universidade, para a construção do que chamamos de Rota Acessível.
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/unicamp-desenvolve-mapa-t%C3%A1til-e-sonoro-para-orienta%C3%A7%C3%A3o-espacial-de-deficientes-visuais
João Vilhete Viegas D’Abreu, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação Nied e professora Núbia Bernardi, ambos coordenam o projeto Rota Acessível voltado para a orientação espacial de deficientes visuais que circulam pelo campus da Uni
Antonio Scarpinetti
Correio Popular, janeiro de 2012
Acervo Histórico do Arquivo Central
2012
São colhidos os resultados do programa “Um Computador por Aluno (UCA)” realizado pela Unicamp através do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied/Unicamp) junto a EMEF Profa Elza M. P. de Aguiar em Campinas, SP realizou em 2011 e 2012 atividades de Robótica Pedagógica.
Estas atividades foram encaminhadas na escola pelo pesquisador João Vilhete Viegas D´Abreu do NIED.
A fase II do projeto piloto “Um Computador por aluno (UCA)” do Ministério da Educação (MEC) envolveu aproximadamente 300 escolas contempladas para participar deste contexto de implantação de uso do laptop educacional em todo o Brasil. Desde este período o Nied/Unicamp, como IES-GLOBAL, coordenou a formação de multiplicadores das equipes das Universidades Estaduais dos estados do Acre, Pará e Rondônia que integram o UCA e, como IES-LOCAL, coordenou a formação de professores em 1 escola estadual.
Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as ações do Nied/Unicamp neste contexto de pesquisa visam promover a construção de metodologias de ensino-aprendizagem baseadas no uso dos laptops com vistas a inserir a escola na cultura digital.
2013
João Vilhete Viegas D’Abreu, o diretor do Nied durante a celebração de seus 30 anos, no Centro de Convenções da Universidade. 27 de março de 2011.
Antoninho Perri
Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) faz contextualização dos 30 anos do NIED
João Vilhete Viegas D’Abreu relembrou as três décadas de atividades do núcleo, realçando projetos inovadores para a área de educação. Os projetos Teleduc, Ambiente Lego-Logo, Dafe, Tidia-Ae, Time, E-Cidadania, XO, entre outros.
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/11/27/nied-comemora-30-anos-de-atividades
2014
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/01/16/livro-explora-criacao-coletiva-de-rede-social
Acervo Histórico do Arquivo Central
Livro explora criação coletiva de rede social
Os moradores do bairro Vila União, na cidade de Campinas, contam com uma rede social própria, o Vila na Rede, desenvolvido pelos próprios moradores, em parceria com pesquisadores da Unicamp e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), do governo federal, como parte do projeto e-Cidadania.
Essa experiência de codesign – “um processo compartilhado de se fazer design, onde o designer atua como um facilitador. Boas ‘ideias’ podem vir de qualquer lugar ou qualquer pessoa”, como explica a pesquisadora Maria Cecília Baranauskas, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp – é explorada a fundo no livro Codesign de Redes Digitais, do qual Baranauskas é uma das organizadoras. A obra foi lançada em 2013, como parte da celebração dos 30 anos do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, durante a Conferência Brasileira de Informática na Educação.
Unicamp inaugura a Cátedra Unesco em Educação Aberta
João Vilhete Viegas D’Abreu, coordenador do Nied e Tel Amiel, pesquisador do Nied e coordenador na Unicamp da Cátedra Unesco em Educação Aberta. 11 de novembro de 2014.
Antonio Scarpinetti
A Unicamp inaugurou dia 11 de novembro, em cooperação com a Unesco, uma cátedra para promover um sistema integrado de pesquisa, capacitação, informação e documentação na área de educação aberta. A cooperação foi estabelecida por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied), que organizou um evento de lançamento neste mesmo dia, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). A Cátedra Unesco-Unicamp tem como objetivo promover uma rede de colaboração ao redor da educação aberta (EA) e recursos educacionais abertos (REA) em proximidade com outras cátedras de temas similares apoiadas pelo órgão da ONU no Canadá, Eslovênia, Holanda, Nova Zelândia e México.
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/11/11/unicamp-inaugura-catedra-unesco-em-educacao-aberta