NICS - Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora
1983
Apresentação
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), em atividade desde 1983, tem como principal objetivo a pesquisa de diferentes manifestações que tenham o som como objeto de conteúdo informacional. Congregando pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, centradas em Artes & Ciências, vem atuando no desenvolvimento de projetos interdisciplinares que visam ao estabelecimento de relações entre a criação musical e a descoberta de novos modelos de produção, controle e análise sônica. A partir de 1994, a pesquisa do Núcleo concentrou-se em linhas vinculadas à Modelagem Matemática, Simulação Computacional e Composição Musical, que associadas às modernas técnicas de processamento digital de sinal, favoreceram a concentração de projetos na área de Música Computacional.
Público interage com a exposição “Caminho das águas”, do artista Clayton Mamedes, na Galeria de Artes da Unicamp, outubro de 2016
Antonio Scarpinetti
Jônatas Manzolli (direita), docente do IA e coordenador do NICS, com grupo de pesquisadores, 1° Colóquio Franco-Brasileiro de Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional. Almanaque Café, agosto de 2014
Antonio Scarpinetti
Raul do Valle, pioneiro do NICS
Raul do Valle, professor do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), pioneiro ao idealizar o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), criado em 1983, Coordenador do NICS de 1983-2000
Antonio Scarpinetti
1983
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) foi criado junto à Reitoria, pela Portaria GR 101/83, de 05 de abril de 1983. Nasceu da visão emblemática de pesquisadores pioneiros que viram na comunicação sonora um amplo campo para a pesquisa interdisciplinar. Desde o seu início, o NICS tem a presença marcante de Raul do Valle, professor do Departamento de Música, que foi pioneiro ao idealizar para o Núcleo um diálogo com a música de hoje; contou com o pensamento da acústica e a ressonância dos sons na visão de Carlos Arguello, do Instituto de Física “Gleb Wataghin”; com o som dos pássaros e os seus múltiplos cantos no ponto de vista da bioacústica de Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia; e com a análise do espectro sonoro e processamento de sinais de Furio Damiani, da Faculdade de Engenharia Elétrica. Durante três décadas o NICS construiu uma trajetória demarcada por caminhos apresentados a seguir.
Jônatas Manzolli passa a atuar no NICS
Jonatas Manzolli (em pé), recém-doutor, inicia atuação no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), discutindo questões articuladas entre música e tecnologia, 1994
Antoninho Perri
1994
Jônatas Manzolli, recém‑doutor, passa a atuar no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e inicia um diálogo mais intenso com questões articuladas entre música e tecnologia. Em agosto, é criado o Núcleo de Computação Musical (NUCOM), vinculado à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É realizado o I Simpósio Brasileiro em Computação Musical. O Núcleo volta-se também para a computação musical e inicia os desdobramentos nos estudos de modelos matemáticos, simulação computacional, criação e análise musicais associadas às técnicas de processamento digital de sinal. A adição dessa nova linha de pesquisa, junta-se aos ideais preconizados na sua fundação.
Documentário "O Beija-Flor", com trilha sonora de Raul do Valle, ganha prêmios
Jornal da Unicamp, 1995
Jornal da Unicamp
1995
Documentário “O Beija Flor”, produzido pelo jornalista Ciro Porto da EPTV Campinas, com trilha sonora de Raul do Valle, coordenador do NICS, e regência do maestro Benito Juarez; ganha 4 prêmios nos Estados Unidos.
Na década de 1990, destacam-se obras inéditas de Raul do Valle, que foram trilhas sonoras de três documentários produzidos pela EPTV premiados internacionalmente - “Beija-Flor” (1994), “Terra de Engenho” (1995) e “Encanto das Águas” (1996). Essas três obras estiveram vinculadas aos seguintes prêmios internacionais: Honorable Mention & Merit award Human and Nature Relationship, no 18º International Wild Life Film Festival, em Missoula (Montana, EUA), e Finalist award, no The New York Film Festival, em Nova Iorque (EUA).
Ciro Porto, repórter da EPTV Campinas (esquerda), Raul do Valle (centro), do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) e Jacques Vielliard, do Instituto de Biologia (IB) interagem em produção do premiado documentário “Beija-Flor”, 1995
Antoninho Perri
Sistema autônomo de composição musical é desenvolvido por pesquisador do NICS
Jornal da Unicamp, abril de 1999, p.09
Jornal da Unicamp
1999
Primeiro sistema autônomo de composição musical é desenvolvido pelo pesquisador Jônatas Manzolli do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). O projeto concluído é apresentado em Zurique, na Suíça, o ORBIT 98.
Bailarina, calçando sapatos interativos, realiza performance com um parceiro robô
Jornal da Unicamp, abril de 2001, p.20
Jornal da Unicamp
2001
O Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), em conjunto com o Laboratório de Neuroinformática da Universidade ETHZ Zurique, convida a bailarina Cristiane Matallo, pós-graduanda do Instituto de Artes, para realizar uma performance inusitada: calçando calçados interativos, estilo tap shoes. Seus movimentos comandam diferentes estilos musicais e seu parceiro, um robô, também gera sons ao contato com a luz e materiais coloridos, o Roboser.
2002
Pesquisadores do Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) participam da “ADA: Intelligent Space”, projeto de pesquisa entre o NICS e o Institute of Neuroinformatics (INI) do Swiss Federal Institute of Technology (ETHZ) de Zurique. A ADA é apresentada de maio a outubro na EXPO.02 (exposição nacional da Suíça que se realiza a cada 30 anos), numa plataforma aquática localizada num dos lagos do Cantão de Neuchâtel.
2003
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) efetua ajuste em seu Regimento Interno, bem como elabora a sua primeira Certificação e Planejamento Estratégico. Desenvolve forte relacionamento internacional e firma colaboração com instituições da Suíça, Espanha, Itália, Canadá e Portugal, algumas delas via acordos “guarda-chuva” viabilizados através da então Coordenadoria de Relações Internacionais (CORI).
Experiência interdisciplinar permite que visitante interaja com cenários que remetem a água, fogo, terra e ar
Instalação sonora inédita leva visitante a interagir com cenários que remetem a água, fogo, terra e ar. Trata-se Hello Stranger, em que Jônatas Manzolli, do NICS, criou a estrutura musical interativa. Jornal da Unicamp, 13 a 19 de junho de 2005
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
2005
Instalação sonora inédita leva visitante a interagir com cenários que remetem a água, fogo, terra e ar. Trata-se Hello Stranger, uma experiência interdisciplinar inédita, que estabelece relação entre arquitetura, neurociências e música, e envolve ainda os arquitetos Stefan Jauslin e Mateja Vehovar, o light designer Rolf Derrer e o neurocientista Paul Verschure, da Universidade Federal de Zurique (ETHZ), responsáveis pela concepção visual – espaço, luzes e circuito de neurônios artificiais. Jônatas Manzolli, que criou a estrutura musical interativa, afirma que a expectativa é repetir o sucesso de um evento anterior que atraiu 150 mil visitantes durante os seis meses de exposição. “Conforme o visitante caminha pelo espaço, guiado pela música, a luz materializa formas diferentes. O objetivo é caracterizar o espaço de acordo com a leitura pessoal do visitante”, afirma.
Raul do Valle é homenageado e lança DVD
Jornal da Unicamp, 10 a 16 de dezembro de 2007
Jornal da Unicamp
2007
Raul do Valle é homenageado e lança DVD, que reúne sons e imagens de três documentários televisivos. Apresentado na quinta reunião ordinária do Conselho Universitário (Consu), o DVD também comemora os 33 anos de atividade do autor, que foi convidado a integrar o corpo docente da Universidade pelo então reitor Zeferino Vaz.
Obra eletroacústica, TraMa, estreia em Copenhague, na Dinamarca
Jornal da Unicamp, 26 de abril a 2 de maio de 2010, p.02
Jornal da Unicamp
2010
TraMa, obra eletroacústica estreia em Copenhague, na Dinamarca. A obra não é uma concepção musical feita para um conjunto de imagens ou vice-versa, mas sim uma rede de informações em que o gesto musical emitido por dois instrumentistas é captado por dois computadores capazes de mesclar o som emitido com as imagens produzidas em tempo real. É o entrelaçamento de informações audiovisuais por meio dos quatro agentes. O projeto foi desenvolvido por Jônatas Manzolli, do Nics, em parceria com o músico César Traldi, que defendeu sua tese de doutorado no Instituto de Artes (IA).
Música eletroacústica toma seu lugar no cenário musical brasileiro do século 21
Jornal da Unicamp, 15 a 19 de setembro de 2010
Jornal da Unicamp
A música eletroacústica toma seu lugar no cenário musical brasileiro do século 21. Jovens compositores começam a buscar nesse gênero aplicação para os conhecimentos desenvolvidos na graduação ou em outros ambientes de ensino de música. Mas o palco onde esses musicistas atuam hoje vinha sendo preparado desde o início da década de 1990 por uma geração anterior que, estimulada pela abertura política à importação de equipamentos eletrônicos de tecnologia avançada no período, começou a utilizar recursos computacionais em suas produções eletroacústicas. O trabalho de 12 desses musicistas atuantes desde essa época se torna mais conhecido por meio da dissertação “Música eletroacústica no Estado de São Paulo: segunda geração (1981-2009)”, desenvolvida por Clayton Rosa Mamedes no Instituto de Artes da Unicamp (IA).
Ciddic e NICS organizam fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”
Sílvio Ferraz, professor do Departamento de Música, do Instituto de Artes (IA), durante o Fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”, 06 de outubro de 2011
Antonio Scarpinetti
2011
Em 6 de outubro é realizado o Fórum “Um Panorama da Música Contemporânea”, organizado pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). No evento, Almeida Prado é comparado a Cesar Lattes e a Villa-Lobos. Sílvio Ferraz, professor do Departamento de Música, do Instituto de Artes (IA), declara que: “A Unicamp, a USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras, possuem núcleos eletroacústicos. Mas a Unicamp, nesse sentido, é uma das pioneiras do estado de São Paulo. Aqui foi implantado o primeiro estúdio universitário de eletroacústica”. O evento integrou as comemorações de aniversário dos 45 anos da Unicamp.
NICS passa a sediar o TEDx-Unicamp
Primeiro Evento TEDx-Unicamp, sediado pelo Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS), sob a temática “A fronteira entre Ciência e Arte”, 20 de novembro de 2011
Antonio Scarpinetti
O Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS), passa a sediar o TEDx-Unicamp, organizado pelo pesquisador José Eduardo Fornari Novo Junior. O primeiro evento, acontece em 20 de novembro, sob o tema “A fronteira entre Ciência e Arte”. Esse evento, de formato inédito na instituição, conta com palestrantes, todos eles pesquisadores e professores da Unicamp, apresentando palestras de curta duração (15-20 minutos) sobre temas que veicularam visões acadêmicas a respeito de Ciência e Arte. A partir desse primeiro TEDx-Unicamp, o NICS recebe licença do TED-Global e passa a organizar regularmente vários eventos TEDx.
José Eduardo Fornari, pesquisador do NICS e coordenador do evento TEDx-Unicamp. A letra X significa interdisciplinaridades, o objetivo é espalhar ideias que mereçam ser divulgadas. 20 de novembro de 2011
Antonio Scarpinetti
2012
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, é realizado no Centro Cultural do SESI, de 16 de julho a 19 de agosto.
NICS estreia em Festival de Roma
Músicos e pesquisadores do NICS realizam apresentação inédita em festival de arte e tecnologia que acontece em Roma. Tiago Tavares, Vânia Pontes, Clayton Mamedes, Gabriel Rimoldi, sob a orientação de Jônatas Manzolli (centro), dezembro de 2014
Antoninho Perri
2014
Criação do Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) estreia em Festival de Roma. Cinco músicos e pesquisadores do NICS embarcam para Roma, Itália, no dia 14 de dezembro. A missão é a apresentação inédita no "Generative Art 2014 Conference", festival de arte e tecnologia realizado em Roma de 16 a 19 de dezembro. No dia 18, o grupo faz a estreia do mundial da obra "minDSounDS" na Cervantes Gallery.
NICS abre a 10ª edição do Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam)
10ª edição do Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam), maio de 2014
Antoninho Perri
Núcleo Interdisiciplinar de Comunicação Sonora (NICS) abre a 10ª edição Simpósio de Cognição e Artes Musicais (Simcam) em 26 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento é dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos em Música, em suas várias dimensões. Também são apresentadas conferências, mesas-redondas, comunicações, apresentação de projetos de pesquisa, entre outras atividades. Os concertos, inseridos no programa artístico do evento, ocorrem em horários diversificados, no Instituto de Artes (IA). O Simcam foi organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) e é promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), em parceria com universidades brasileiras.
Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional
Cartaz do Colóquio Brasileiro de Criação de Análise Musical com Suporte Computacional, 2014
NICS organiza, em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), o Instituto de Artes (IA) e Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp, junto à USP e à Unesp, com apoio da Fapesp, o Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musical com Suporte Computacional. O objetivo do evento é discutir as novas perspectivas do universo da formalização musical computacional. No programa do evento constam conferências, mesas-redondas, aulas e concertos.
Concerto de encerramento do 1º Colóquio Franco-Brasileiro de Criação e Análise Musicais com Suporte Computacional. Apresentação: “Livre Digital: Fronteiras Musicais Tecnologias que desafi(n)am os sentidos”, realizada no Almanaque Café. Agosto de 2014
Antonio Scarpinetti
Jônatas Manzolli, do NICS, estreia a obra "Impro(VISA)ação" (2015), na Itália
Jônatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) estreia a obra "Impro(VISA)ação" para computador e audiovisual interativo. Itália, dezembro de 2015
2015
Jônatas Manzolli, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), estreia, dia 11 de dezembro, às 20h30, no Conservatório de Veneza (Itália), a obra "Impro(VISA)ação" (2015) para computador e audiovisual interativo. A obra utiliza o novo sistema CromaCronos, recentemente desenvolvido pelo pesquisador do NICS na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. A composição é um diálogo de cores, formas e sons compartilhados entre computador e performer. Nela, todos elementos audiovisuais entrelaçam-se numa projeção visual imersiva e áudio panorâmico em oito canais produzindo texturas novas a cada performance.
Exposições "Caminho das Águas" e "Penetração no espaço" são abertas na Galeria de Arte da Unicamp
Público interage com a exposição “Caminho das águas”, do artista Clayton Mamedes e "Penetração no espaço”, de Norma Mobilon na Galeria de Arte da Unicamp, outubro de 2015
Antonio Scarpinetti
Galeria de Arte abre exposição interativa e guaches sobre horizontes. Duas novas exposições podem ser visitadas na Galeria de Arte do Instituto de Artes (GAIA) da Unicamp. "Caminho das águas”, do artista Clayton Mamedes e "Penetração no espaço”, de Norma Mobilon, ocupam as paredes das duas salas da galeria até o dia 6 de novembro. Até mais que as paredes, “Caminho das Águas” preenche a sala toda com sons e cores. São duas grandes telas com projeções que capturam o movimento dos visitantes. “Com base nos gestos de mãos e de pés, tanto o vídeo é processado como tem o disparo de sons que se espalham pelas caixas da instalação. A intenção é criar uma sensação de imersão na obra de arte”, explicou Mamedes.
NICS realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência”, com os palestrantes Paul Verschure e Michael Arbib, 16 de setembro de 2016
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS)
2016
Em 16 de setembro, o Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) realiza o Seminário “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”, com a participação dos pesquisadores Paul Verschure e Michael Arbib. O evento acontece na sala da Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).
Modelos de Recursividade Aplicados à Percussão com Suporte Tecnológico