NEPP - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas
1982
Apresentação
É considerado centro de referência nacional no campo das políticas públicas, seja no meio científico, acadêmico ou pelas agências nacionais e internacionais de fomento, particularmente no que se refere a diagnósticos sociais, avaliações de impacto de programas governamentais e de implementação de políticas sociais. Venceu concurso promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realizar estudo comparado em países latino-americanos sobre políticas e programas de combate à pobreza. Seus membros participam como pesquisadores ou consultores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de agências da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fundado por um grupo ligado às ciências humanas – entre eles o sociólogo Geraldo Di Giovanni, as cientistas políticas Sonia Draibe e Maria Hermínia Tavares de Almeida e o economista Paulo Renato Souza (1945-2011), que viria a ser reitor da Unicamp (1986-1990) –, em pouco tempo o Nepp agregou pesquisadores da área da saúde, a mais ativa do núcleo. Seu conselho superior é formado por representantes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), dos institutos de Economia (IE) e IFCH e das faculdades de Educação (FE) e Ciências Aplicadas (FCA, com sede em Limeira). O Nepp é composto por pesquisadores contratados e pesquisadores associados. Estes se agregam ao Nepp como bolsistas se tiverem seus projetos aprovados. Convivem no núcleo profissionais de várias áreas e em diferentes estágios de formação na universidade. “A interdisciplinaridade é uma construção cotidiana”
Geraldo Di Giovanni, um dos pioneiros do NEPP
Geraldo Di Giovanni, um dos pioneiros do NEPP
Antoninho Perri
Portaria GR 27/1982
Acervo Histórico do Arquivo Central
1982
O Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas é criado, junto à Reitoria, pela Portaria GR 27/1982, de 27 de maio de 1982.
Portaria GR 126/1986
Acervo Histórico do Arquivo Central
1986
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Saúde (Nies) é incorporado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) pela Portaria GR 126/1986.
Nepp avalia política governamental
Correio Popular
1988
Relatório da situação social do país em 1986, realizado por pesquisadores do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), é entregue ao então reitor Paulo Renato Costa Souza.
Nepp avalia gastos em áreas sociais
Correio Popular
Relatório no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) conclui que se gasta muito mal em todas as áreas sociais.
Nepp faz mapeamento do ensino paulista
Jornal da Unicamp, julho de 1992
Jornal da Unicamp
1992
O Sistema Público Educacional Paulista, que engloba cerca de 6000 escolas, foi alvo de mapeamento realizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), que culminou no relatório “Educação, Saúde e Atenção ao menor no estado de São Paulo: Uma avaliação dos serviços públicos estaduais”.
Pesquisadora do Nepp avalia teorias raciais
Jornal da Unicamp, junho de 1993
Jornal da Unicamp
1993
Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), Ana Maria Medeiros da Fonseca, avalia as teorias raciais do país em sua dissertação intitulada “Das raças à família: um debate sobre a construção da nação”
Nepp avalia projetos do MEC
Jornal da Unicamp, outubro de 1997
Jornal da Unicamp
1997
Por solicitação do Ministério da Educação e do Desporto, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) coordena pesquisa que avalia os programas TV Escola, Merenda Escolar e Dinheiro na Escola.
Programas educacionais são reformulados com base em pesquisa do Nepp
Jornal da Unicamp, setembro de 2000
Jornal da Unicamp
2000
Ministério da Educação e do Desporto reformula programas educacionais baseado em pesquisa do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).
Pesquisa mostra panorama do trabalho infantil em Campinas
Jornal da Unicamp, 30 de setembro a 06 de outubro de 2002
Jornal da Unicamp
2002
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) e editada pelo Instituto de Economia (IE) mostra o panorama do trabalho infantil em Campinas. O trabalho norteou políticas públicas realizadas pela Prefeitura Municipal de Campinas.
Pesquisadora do Nepp avalia programas federais de transferência de benefícios monetários
Jornal da Unicamp, 2 a 8 de dezembro de 2002
Jornal da Unicamp
Especialista em programas de transferência de benefícios monetários, como o Programa Renda Mínima, Ana Fonseca, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), analisa os programas federais em andamento, como o Bolsa Escola e Bolsa Alimentação e aponta possíveis melhorias.
Nepp coordena projeto de inovação educacional
Jornal da Unicamp, abril de 2004
Jornal da Unicamp
2004
Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) coordena projeto de inovação educacional, batizado de Rede Innovemos. O projeto possui duas frentes: a manutenção de um portal na internet e a construção de uma metodologia para registro de uma inovação educacional. Reúne 15 países da América Latina e Caribe e é financiado pelo governo espanhol e tem por objetivos produzir, trocar e difundir conhecimentos e informações relevantes sobre os processos de mudanças e de inovações em educação.
Pesquisadores do Nepp elaboram o Índice DNA
Jornal da Unicamp, 27 de setembro a 03 de outubro de 2004
Jornal da Unicamp
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) elabora, em parceria com o Instituto DNA Brasil, um novo índice de desenvolvimento econômico e social do Brasil, mais abrangente e completo: o Índice DNA, que pela primeira vez procura fazer um retrato de corpo inteiro do Brasil.
Nepp coordena pesquisa de experiências exitosas na área de saúde na América Latina
Jornal da Unicamp, 4 a 10 de dezembro de 2006
Jornal da Unicamp
2006
Durante dois anos, pesquisadores da América Latina investigaram, sob a coordenação de uma equipe do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), diversas experiências exitosas implementadas no continente na área da saúde. Destas, 12 foram selecionadas pela sua importância estratégica para a melhoria das condições de saúde da região em quatro diferentes áreas: saúde reprodutiva, assistência farmacêutica, redução da mortalidade infantil e controle de endemias. Os resultados foram apresentados em um seminário internacional em São Paulo, com o objetivo de divulgar essas experiências bem-sucedidas visando à ampliação da efetividade das políticas públicas de saúde na América Latina e no Caribe.
José Roberto Rus Perez é o novo coordenador do Nepp
José Roberto Rus Perez toma posse como coordenador do Nepp em 2007
Antonio Scarpinetti
2007
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) comemora seus 25 anos de existência com novo coordenador: José Roberto Rus Perez, professor da Faculdade de Educação (FE).
Nepp realiza debate sobre distribuição de renda
Participantes do debate "Distribuição de renda no Brasil: padrão histórico e metodologias de análise”, no âmbito das comemorações dos 25 anos do NEPP em 2007
Antoninho Perri
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), no âmbito das comemorações de seus 25 anos, realiza um importante debate sobre o tema "Distribuição de renda no Brasil: padrão histórico e metodologias de análise”. Sob coordenação do professor Geraldo Di Giovanni, o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados (Ipea), Sergei Soares e os professores do Instituto de Economia (IE), Márcio Pochmann e Cláudio Salvadori Dedecca, discutiram a questão da desigualdade social no país.
Nepp e Nepo descerram placa de Jubileu de Prata
Descerramento da placa comemorativa pelo reitor Fernando Ferreira Costa; Elza Berquó, uma das fundadoras do Nepo e Geraldo Di Giovanni, um dos fundadores do Nepp
Antonio Scarpinetti
Com 25 anos de idade, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) e o Núcleo de Estudos de População (Nepo) já congregaram vários pesquisadores em busca de respostas para as questões de desenvolvimento de políticas públicas nas mais variadas áreas e também no estudo populacional, principalmente na criação de curso de pós-graduação em Demografia. Além de nascerem juntos, se desenvolveram juntos e, no dia 13 de dezembro [de 2007], lado a lado, seus fundadores, Geraldo di Giovanni e Elza Berquó, descerraram a placa do Jubileu de Prata
Pesquisa do Nepp mostra benefícios gerados por programas de transferência de renda
Jornal da Unicamp, 23 a 29 de março de 2009
Jornal da Unicamp
2009
O benefício concedido por programas de transferência de renda como o Bolsa Família (federal) e o Renda Cidadã (estadual) pode parecer pouco, mas é um dinheiro que faz a diferença para esta população pobre, segundo pesquisa realizada por Rodrigo Pereyra de Sousa Coelho, economista e pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp). A pesquisa durou de 2004 a 2007, foi coordenada pela professora Gilda Figueiredo Portugal Gouvêa, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e contou com parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e das prefeituras.
Nepp lança site para acompanhar transferência de renda no país
José Roberto Rus Perez e Itala D’Ottaviano durante evento de lançamento de site para acompanhar transferência de renda no país
Antonio Scarpinetti
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) lança instrumento de acesso à base de artigos referentes aos Programas de Transferência de Renda do Brasil e da América Latina: um site que possibilita aos pesquisadores e gestores públicos governamentais buscar informações atualizadas sobre programas de transferência de renda.
Carmen Cecília de Campos Lavras assume coordenadoria do Nepp
Carmen Cecília de Campos Lavras assume coordenação do Nepp em 2011
Antonio Scarpinetti
2011
A médica e pesquisadora Carmen Cecília de Campos Lavras assumiu a coordenadoria do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) para o cumprimento de um mandato de dois anos. Ela substitui o professor José Roberto Rus Perez.
Nepp apresenta estudos sobre a Renda Básica de Cidadania e Proteção Social
Senador Eduardo Suplicy e professora Ana Maria Medeiros da Fonseca, secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em seminário promovido pelo NEPP em 2011
Antonio Scarpinetti
“Renda Básica de Cidadania e Proteção Social” foi tema de seminário promovido pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), que contou com as presenças do senador Eduardo Suplicy e da professora Ana Maria Medeiros da Fonseca, secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O seminário teve o objetivo de trazer a público um projeto de apoio e implementação da Renda Básica de Cidadania (RBC) no município de Santo Antônio do Pinhal (SP), além de discutir propostas de distribuição de renda em execução no país.
Nepp faz balanço do Profis
Jornal da Unicamp, 19 a 25 de março de 2012
Jornal da Unicamp
2012
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) apresenta um balanço do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), que completou um ano de existência com uma turma inicial de 120 alunos das escolas públicas de Campinas, selecionados a partir das notas do Enem. O estudo é coordenado por Ana Maria Carneiro e conta com a participação das pesquisadoras Cibele Yahn de Andrade e Mírian Lúcia Gonçalves.
Programa do Nepp promove reflexões e ações para melhorar a Educação Infantil
Jornal da Unicamp, 7 a 13 de outubro de 2013
Jornal da Unicamp
2013
Roberta Rocha Borges, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), coordena o Programa de Estudos em Educação Infantil, que tem promovido reflexões e ações voltadas à melhoria desse nível de ensino. Um dos próximos projetos a serem executados por ela, no contexto do seu trabalho de pós-doutorado, é a formulação de um documento que reflita o pensamento da comunidade interna sobre que tipo de educação infantil ela deseja para as escolas mantidas pela Universidade.
Nepp organiza fóruns para discutir sobre Educação Infantil
Participantes do 5º Fórum Internacional de Educação Infantil organizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em 2014
Antoninho Perri
2014
“A educação infantil como patrimônio da humanidade” foi o tema que norteou as discussões do 5º Fórum Internacional de Educação Infantil e do 3º Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação, organizados pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).
Mesa da manhã do 5º Fórum Internacional de Educação Infantil: escola de educação infantil para todos
Antoninho Perri
Funções gestoras do SUS, 2014.
Programa Semana em Pauta entrevista Carmen Lavras 2011
Palestra funções gestoras do SUS e seus desafios: A Atenção Primária nas Redes de Atenção à Saúde 2014