NEPA - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação
1983
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, foi criado em 1983, a partir de uma proposta empreendida pela reitoria de incentivar pesquisas de cunho interdisciplinar dentro da Unicamp.
Situado na área da Faculdade de Engenharia de Alimentos, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação foi formado com a colaboração de professores e pesquisadores, bolsistas e contratados, de várias faculdades, institutos da universidade, ligados às áreas de economia, educação, saúde, matemática, estatística, engenharia agrícola, nutrição e engenharia de alimentos.
A colaboração desse grupo de profissionais vem permitindo o desenvolvimento de pesquisas de relevante impacto científico e social, visando equacionar os problemas de alimentação e a segurança dos alimentos no país. Dada a relevância do tema e a seriedade do trabalho empreendido pela equipe, o NEPA conquistou apoio de importantes parceiros externos.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1983
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) é criado junto à Reitoria e regulamentado pela Portaria GR 110/1983, de 18 de abril de 1983.
Jornal da Unicamp, set. 1992
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
1992
Produto à base de soja pode ser prescrito aos portadores de problemas digestivos ou de má absorção de proteínas. A responsável pelo desenvolvimento do produto em pó é a engenheira de alimentos Flávia Maria Netto orientada pela professora Maria Antonia Galeazzi.
1998
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação torna-se subordinado à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), segundo a Deliberação CONSU-A-17/1998, de 29 de setembro de 1998.
Jornal da Unicamp, jun/jul. 1999
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
1999
Pesquisa sobre desnutrição infantil em Campinas é tema de pesquisa da Professora Maria Antonia Galeazzi.
Jornal da Unicamp, set. 2004
Jornal da Unicamp
2004
Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação finalizam projeto TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o projeto foi coordenado pela Profa. Delia Amaya da Faculdade de Engenharia de Alimentos em parceira com o Ministério da Saúde. Foram analisados os 198 alimentos mais consumidos pelos brasileiros para a elaboração de uma tabela genuinamente brasileira.
TACO é discutida em Seminário
Da direita para a esquerda: Prof. Antônio Buainain, Renata Maria Padovani e Walter Belik.
Neldo Cantanti
2004
O programa do Nepa foi apresentado durante o Seminário "Avaliação de Políticas para a Disponibilidade e Segurança dos Alimentos", coordenado pelos professores Antônio Márcio Buainain e Walter Belik, do Instituto de Economia da Unicamp. O evento aconteceu nesta quarta-feira (20), no auditório do Instituto de Economia. Antes de fazer uma análise comparativa entre o Progresa, do México, e o Fome Zero, Belik lembrou que, independentemente de quanto se gasta ou não, é obrigação do Estado garantir o direito à saúde, à educação e à alimentação.
Da esquerda para direita: Marina Vieira da Silva, Jaime Amaya Farfan, Fernando Costa, Maria Cristina Faber Boog.
Antoninho Perri
2005
Alimentação saudável foi o foco do 18º Fórum Permanente de Agronegócios. Com o tema "Educação Nutricional: por que e para quê?" , o evento teve o objetivo de buscar respostas a questões como a responsabilidade do setor de educação pela qualidade dos alimentos dos estudantes, a responsabilidade social das empresas sobre a qualidade da alimentação dos funcionários, o controle exercido sobre a propaganda dos alimentos, o posicionamento da sociedade e do governo sobre tendências de consumo e a oneração dos serviços públicos de saúde provocados por elas e, também, as estratégias empregadas pelos programas educacionais de nutrição.
Jornal da Unicamp, out. 2009
Jornal da Unicamp
2009
Artigo publicado no Jornal da Unicamp, sobre a importância da educação alimentar, de co-autoria de Walter Belik, coordenador do NEPA.
Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) fala na ONU sobre mulheres rurais e seu papel no combate à fome
Emma Siliprandi, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação
Antonio Scarpinetti
2011
Emma Siliprandi, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp, é a única brasileira convidada a dar uma palestra na 55ª sessão da Comissão sobre o Status das Mulheres da ONU, com o painel “O empoderamento das mulheres rurais e seu papel na erradicação da pobreza e da fome”, oferecendo subsídios para a definição das prioridades da Comissão para o ano de 2012.
Mais informações em: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/pesquisadora-do-nepa-fala-na-onu-sobre-mulheres-rurais-e-seu-papel-no-combate-%C3%A0-fome
Antoninho Perri
2013
Uma pesquisa inédita divulgada pela Unicamp apontou alto nível de contaminação em alimentos comercializados em ruas, praias e restaurantes de nove capitais brasileiras sedes da Copa do Mundo de 2014. O estudo conduzido pela Associação Proteste de Consumidores foi divulgado durante seminário internacional que discutiu a higiene de alimentos consumidos fora de casa. O evento foi realizado pela Proteste e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp.
NEPA organiza debate no dia mundial da alimentação
Prof. Walter Bélik; da Jurandir Zullo Jr., coordenador da COCEN; Yoon Kil Chang, diretor-associado da Faculdade de Engenharia de Alimentos.
Antoninho Perri
2013
No dia mundial da alimentação, dois levantamentos divulgados recentemente chamam a atenção para o tema no país: ao mesmo tempo em que 51% de toda a população brasileira está obesa, 13,6 milhões de pessoas ainda passam fome no Brasil. Os dados são, respectivamente, da pesquisa Vigitel, que coleta informações para o Ministério da Saúde, e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Instigado a comentar sobre esta disparidade, o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp, Marcelo Cristianini, é enfático: “A contradição é muito grande.” No Brasil, mais de 50% de tudo o que se planta é desperdiçado na colheita, transporte, armazenamento, processamento e hábitos alimentares. “São 900 milhões de pessoas passando fome em todo o mundo”, contrasta Cristianini.
Belik discute política pública e segurança alimentar
Walter Belik, 2016.
Antonio Scarpinetti
2016
O docente Walter Belik, do Instituto de Economia e ex-coordenador do NEPA, proferiu uma palestra sobre o tema das Políticas Públicas e Segurança Alimentar e Nutricional. A conferência faz parte da série Colóquios Unicamp Ano 50 - de professor para professor, realizada por ocasião das comemorações dos 50 anos da Unicamp.
Emma Siliprandi conta sua experiência de trabalho em mesa sobre Mulheres Rurais na ONU.