Apresentação

O Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) é uma iniciativa interdisciplinar combinada entre os âmbitos acadêmico-científico e empresarial na área da pesquisa de Opinião Pública, Comportamento Político e Social e Metodologia de Pesquisa. O Centro está estruturado sobre uma composição tripartite inter-universitária e empresarial (Unicamp, Universidades e Centros Científicos e Empresas de pesquisa) e tem como objetos a recuperação, organização e disponibilização para o pesquisador dos "surveys" realizados por empresas e instituições científicas nas áreas predominantes de opinião sobre política, sociedade, temas culturais, comportamento geral, além de dados socioeconômicos em educação. Em 2005 o Banco de Dados Nacionais de Opinião encontra-se composto por mais de 2300 pesquisas.

O Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) publica a Revista OPINIÃO PÚBLICA (ISSN:0104-6276) desde 1993, na qual apresenta artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros e divulga dados dos Bancos de Dados nacionais e internacionais conveniados. OPINIÃO PÚBLICA é indexada no Sociological Abstracts; HAPI (Hispanic American Periodicals Index); IBSS (International Bibliography of the Social Sciences); HLAS (Handbook of Latin American Studies); SciELO; RedALyC; CLASE- Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades; DOAJ- Directory of Open Access; LATINDEX e SCOPUS e constitui uma publicação na área especializada em comportamento político e social no país e na América Latina.

Em 2002 passou a integrar o Sistema SciELO de divulgação de publicações científicas. O Centro também atua no âmbito da metodologia e técnicas de pesquisa, através da elaboração de instrumentos de pesquisa (elaboração de questionários) e análise de dados. Os projetos de pesquisa desenvolvidos por seus pesquisadores vinculam-se às quatro linhas de investigação estabelecidas: 1) Análise do Comportamento Político e Social; 2) Análise de Dados Socioeconômicos em Educação; 3) Organização e Divulgação de Dados de Pesquisas por Amostragem; 4) Estudos sobre Mídia e Comportamento Político;

O Centro tem como objetivos estabelecer uma estrutura para captação de dados preexistentes, organização, consulta e pesquisa em opinião, e então promover o desenvolvimento de ações combinadas de ensino, pesquisa e treinamento de recursos humanos na área de metodologia e análise quantitativa em Ciências Sociais. É também um espaço de pesquisa interdisciplinar e busca dar suporte a projetos desenvolvidos nos departamentos e núcleos da Unicamp.

1993 Publica a primeira edição da Revista Opinião Pública na qual apresenta artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros e divulga dados dos Bancos de Dados nacionais e internacionais conveniados.

Fórum Permanente: Qual a Reforma Política?


Outras unidades desta área