O Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro), é criado em 1987 devido uma demanda crescente por pesquisas na área de petróleo, que unissem universidades e empresas em busca de novos conhecimentos e tecnologias para o setor. A forte formação em ciências básicas e a experiência em parcerias com o setor privado fizeram do Cepetro uma instituição de excelência em pesquisa e ensino no setor de petróleo e gás reconhecido internacionalmente.

O principal objetivo do Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) é promover a ligação entre a Universidade e a sociedade, oferecendo apoio a cursos, projetos de pesquisa científica e tecnológica e de prestação de serviços na área de Ciências e Engenharia de Petróleo.

A excelência do trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) é atestada por diversos prêmios conquistados em pouco mais de duas décadas de existência. Entre eles destacam os títulos concedidos pela Society of Petroleum Engineers-SPE, pela Association of Geoscientists & Engineers, pela Petrobras e pela própria Unicamp.

Atualmente, o Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) apoia cursos e projetos na área de Ciências e Engenharia de Petróleo contemplando as áreas de Exploração Petrolífera e Geoengenharia de Reservatórios Petrolíferos, atendendo às atividades de Geologia, Engenharia de Reservatórios, Perfuração e Contemplação de Poços, Produção Petrolífera e Gestão de Recursos Petrolíferos e Processamento Sísmico.

Dentre os cursos oferecidos pela Unicamp, com o apoio do Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro), estão o Mestrado e Doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo, disciplinas de ênfase em Engenharia de Petróleo na Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica e Graduação em Geologia no Instituto de Geociências.

A meta do Centro é continuar sendo um modelo na integração de pesquisadores e de unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, com foco nas atividades de petróleo, atingindo um público cada vez maior em empresas, universidades e na sociedade em geral, dentro e fora do Brasil.


1987 O Centro de Engenharia do Petróleo (Cepetro) é criado junto à Reitoria pela Portaria GR 59/1987, de 10 de março de 1987.

Portaria GR 72/1987 – Baixa o Regimento Interno do Cepetro

Portaria GR 72/1987

Composição do conselho científico do Cepetro.

Portaria GG 66/1989

Geoengenharia de Reservatórios de Petróleo

"Um mutirão de teses"

"Para o desenvolvimento de campos de petróleo"

Prêmio da Seção Brasil da Society of Petroleum Engineers (SPE)

Participantes do curso "Petrofísica Aplicada à Avaliação de Formações"

"Vinte anos de atividades em petróleo"

Novo diretor

"Polo inovador de tecnologia para exploração do pré-sal"

Nova sede é inaugurada

"Cepetro 25 anos"

O Cepetro nas indústrias do petróleo

Laboratório Flow & R Labs (Flow and Research Laboratory)

Inauguração do Laboratório de valoração do petróleo, 2009.

20 anos do Cepetro

Palavras cruzadas: Os desafios do petróleo

Inauguração da nova sede do Cepetro, 2010.

Registro geral, 25 anos do Cepetro

EPTV: Uso da palha de arroz na construção civil, 2000.


Outras unidades desta área