CEMIB - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório
O Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib) realiza pesquisas, forma recursos humanos e desenvolve tecnologias na área de Bioterismo; produz matrizes selecionadas e certificadas do ponto de vista genético, sanitário e ambiental, a fim de atender a demanda de Biotérios encarregados da produção de animais de experimentação; produz animais de experimentação para atender às necessidades da Universidade; divulga os conhecimentos especializados e mantém intercâmbio com instituições e organismos internacionais, visando constituir um centro de referência nacional dentro de padrões aceitos internacionalmente; cuida para que as experiências sejam feitas de acordo com as normas de respeito à vida, evitando-se experiências cruéis e desnecessárias
1969
O Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib) foi previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, de 30 de julho de 1969, com o nome de Biotério Central, subordinado ao Instituto de Biologia (IB).
Decreto Estadual 52.255/1969
1979
É inaugurado, em 15 de fevereiro, o Biotério Central, para que os pesquisadores das diversas áreas das ciências biológicas e biomédicas da Universidade pudessem ter acesso a animais de experimentação de qualidade. O Biotério funcionou como uma unidade básica de produção de animais por algum tempo, mas as necessidades da comunidade científica da Unicamp cresciam cada vez mais.
1987
O Regimento Geral do Biotério Central, órgão complementar da Universidade e subordinado ao Instituto de Biologia (IB), é instituído pela Deliberação CONSU-A-009/1987, de 21 de julho de 1987.
1989
Primeiro banco de embriões de ratos e camundongos a ser instalado no Biotério Central é material para reportagem especial
Jornal da Unicamp, fevereiro de 1989
Jornal da Unicamp
1989
Biotério Central tem sua denominação alterada para Centro de Bioterismo pela Deliberação CONSU-A-31/1989, de 16 de novembro de 1989, subordinando-o diretamente à Reitoria.
1998
Torna-se subordinado à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) pela Deliberação CONSU-A-17/1998, de 29 de setembro de 1998.
2001
Centro de Bioterismo é referência continental em pesquisas com animais para experimento e o “rato bêbado”, utilizado em pesquisas sobre doença de Chagas, é destaque de matéria no Jornal da Unicamp.
Jornal da Unicamp, setembro de 2001
Jornal da Unicamp
2002
Deliberação CONSU-184/2002, de 26 de março de 2002, aprova a alteração da denominação do Centro de Biotério, que passa a ser: Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib).
O regimento interno do Cemib é aprovado pela Deliberação CONSU-A-14/2002, de 26 de março de 2002.
2003
O regimento interno do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib), aprovado pela Deliberação CONSU-A-14-2002, é alterado pela Deliberação CONSU-A-33/2003, de 25 de novembro de 2003.
2005
Trinta e sete funcionários da Unicamp participam de curso em Técnicas de Bioterismo, oferecido na Universidade através da Agência para Formação Profissional (AFPU) pelo Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib). A carga horária do curso é de 33 horas.
Cemib capacita 37 profissionais em técnicas de bioterismo
Participantes do curso em Técnicas de Bioterismo
Mani Maria
2006
Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib) adquire tecnologia para a Unidade Transgênese “Prof. Dr. Alberto Carvalho da Silva” para realizar pesquisas na área de transgênese com modelo animal. A Unidade está estruturada com equipamentos de última geração para avaliação genética e manipulação de embriões.
Laboratório do CEMIB
Laboratório do CEMIB
Neldo Cantanti
2007
Cemib passa a ser membro científico do Iclas
O Centro Multidisciplinar para a Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib) passa a ocupar a categoria de Membro Cientifico do Conselho Internacional de Ciência em Animal de Laboratório (Iclas). A inclusão foi decidida na Assembleia Geral do Iclas, durante evento da Federação Europeia das Associações de Ciência em Animal de Laboratório (Felasa) que aconteceu em Cernobbio, Itália, de 10 a 14 de junho. O evento contou com a participação da então diretora do Cemib, Delma Pegolo Alves, e dos pesquisadores Rovilson Gilioli e Marcus Alexandre Finzi Corat
Fachada do Cemib
Fachada do Cemib
2008
Cemib recebe elogios do geneticista do Instituto Pasteur Jean-Louis Guénet.
Centro de "Excelência" Multidisciplinar para Investigação Biológica (Cemib). Este deveria ser o nome do Cemib, na opinião do geneticista do Instituto Pasteur Jean-Louis Guénet. O termo "excelência" foi acrescentado por ele em visita à Unicamp, em 13 de março, pela qualidade do trabalho desenvolvido pelo Centro.
CEMIB recebe elogios do geneticista do Instituto Pasteur
O geneticista Jean-Louis Guénet
Antonio Scarpinetti
2008
De 9 a 13 de junho, Armando Ferreira Lima Filho, Rovilson Gilioli e Marcos Zanfolin, do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib) ministraram um curso de capacitação para técnicos e veterinários do Chile.
Encerramento do curso ministrado pelo Cemib no Chile
Curso de capacitação para técnicos e veterinários do Chile
2008
O Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib) realizou no dia 29 março, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o workshop "Cemib: pesquisa e promoção de saúde", em comemoração aos seus 29 anos de fundação. O Cemib não presta serviços diretos à população, porém, produz e oferece modelos de animais de laboratório que são os agentes biológicos para as pesquisas biomédicas.
Workshop "Cemib: pesquisa e promoção de saúde"
Humberto Rangel, fundador do Cemib
Natan Santiago
2008
Docentes do Cemib recebem homenagem
Os docentes Humberto de Araújo Rangel e Ana Maria Aparecida Guaraldo foram homenageados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP) pela imprescindível contribuição na área da ciência em animais de laboratório. Rangel foi fundador do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib) e Guaraldo foi diretora do Cemib na gestão 1996-2004. A cerimônia foi realizada em 30 de agosto, no auditório da Faculdade de Medicina (FMUSP), durante a abertura do Curso de Especialização em Ciências de Animais de Laboratório.
Ana Maria Aparecida Guaraldo
Ana Maria Aparecida Guaraldo, homenageada pela Pró-Reitoria de Pesquisa
Antonio Scarpinetti
Humberto de Araújo Rangel
Humberto de Araújo Rangel, homenageado pela Pró-Reitoria de Pesquisa
Antonio Scarpinetti
2009
A bióloga Cristiane Mendes Vinagre, responsável pela Divisão de Produção de Animais (Specific Pathogen Free) do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib), recebe o prêmio Laboratory Animal Specialist, concedido a especialistas da área da ciência de animais de laboratório pela Federation of South American Societies and Associations of Laboratory Animal Science Specialists (FESSACAL), Americas Regional Committee (ARC) e ICLAS (International Council for Laboratory of Animal Science).
Bióloga do Cemib recebe prêmio internacional
Bióloga Cristiane Mendes Vinagre
Antonio Scarpinetti
2009
Em 18 de março, o Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib) completou 30 anos. Para comemorar essa data, o Cemib realizou, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o seminário "Cemib - 30 anos de desenvolvimento científico e tecnológico em ciência de animais de laboratório”. O Cemib foi criado em 1978 e iniciou suas atividades em 1979. Hoje é reconhecido como um dos mais importantes centros voltados à produção de modelos animais utilizados em pesquisa científica e é o único representante do International Council for Laboratory Animal Science (Iclas) na América Latina.
Plateia do evento na FCM
Seminário "Cemib - 30 anos de desenvolvimento científico e tecnológico em ciência de animais de laboratório”
Antonio Scarpinetti
2010
Pesquisa associa polpa do açaí à transmissão da Doença de Chagas
Pesquisas multidisciplinares coordenadas pelos professores Luiz Augusto Corrêa Passos, do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib), e Ana Maria Aparecida Guaraldo, do Instituto de Biologia (IB), comprovaram que o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, sobrevive em diferentes condições na polpa de açaí. Segundo as investigações, cujos resultados são inéditos, isto pode ocorrer em temperatura ambiente, a 4°C na geladeira e quando congelado por algumas horas a -20º C. Segundo Ana Maria Guaraldo, a probabilidade de infecção é maior para aqueles que consomem a polpa fresca. O risco é quase nulo quando o fruto passa pelo processo de pasteurização.
Jornal da Unicamp, maio de 2010
Jornal da Unicamp
2010
Evento do Cemib discute modelos animais e criopreservação
O Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área de Ciência em Animais de Laboratório (Cemib) organizou o simpósio sobre "Criopreservação de Embriões Murinos e Modelos Animais", que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Humberto de Araújo Rangel, que fundou o Cemib em 1979 com apoio da Fapesp, da Finep e do CNPq, esteve entre os participantes do evento.
Humberto de Araújo Rangel
Humberto de Araújo Rangel, que fundou o Cemib em 1979
Antonio Scarpinetti
Rovilson Gilioli
Rovilson Gilioli, diretor do Cemib (mandato 2010-2013)
Antonio Scarpinetti
2012
Unicamp debate em fórum permanente a ética na utilização de animais em pesquisas
Polêmica, a ética envolvendo a utilização de modelos animais para pesquisas científicas permeou discussão na Unicamp, que ocorreu no dia 19 de abril durante Fórum Permanente realizado no Centro de Convenções. O evento foi organizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib) e Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). Participaram cientistas, pesquisadores, integrantes de comissões de ética animal e representantes do poder judiciário.
Unicamp debate em fórum permanente a ética na utilização de animais em pesquisas
Rovilson Gilioli, coordenador do Cemib, Carmen Zink Bolonhini, a coordenadora da Cocen, Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano e Ana Maria Aparecida Guaraldo, docente e presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais do IB da Unicamp
2014
O Regimento Interno do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência de Animais de Laboratório (Cemib) é alterado pela Deliberação CONSU-A-07/2014, de 25 de março de 2014. O Regimento já havia sido alterado anteriormente pela Deliberação CONSU-A-33/2003.
2015
Unicamp perde a professora Ana Maria Aparecida Guaraldo
Faleceu no dia 9 de novembro a professora Ana Maria Aparecida Guaraldo, 63 anos, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. Foi diretora do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib) entre os anos de 1996 a 2004.
Professora Ana Maria Aparecida Guaraldo
Faleceu no dia 9 de novembro de 2015 a professora Ana Maria Aparecida Guaraldo, 63 anos, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp.
Antonio Scarpinetti
2016
Morre o professor Humberto de Araújo Rangel, um dos pioneiros da Unicamp
Faleceu no dia 24 de março o professor Humberto de Araújo Rangel, um dos pioneiros da fundação da Unicamp e que trabalhou na primeira unidade a ganhar espaço na Cidade Universitária: o Instituto de Biologia (IB).
Iniciou suas atividades em 1968. Dirigiu o Departamento de Microbiologia e Imunologia, que funcionava no barracão onde atualmente está instalada a Diretoria Geral de Administração (DGA). Fundador do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (Cemib), Humberto de Araújo Rangel estabeleceu programas de pesquisa em convênios internacionais com países que possuíam a tecnologia em criação de animais de experimentação de qualidade. Iniciado em 1979 com o apoio da Fapesp, Finep e CNPq, o Cemib hoje tem reconhecimento internacional e é o único representante do Iclas (International Council for Laboratory Animal Science) na América Latina.
Humberto Rangel, fundador do Cemib
Faleceu no dia 24 de março o professor Humberto de Araújo Rangel, um dos pioneiros da fundação da Unicamp
Antonio Scarpinetti
Gnotobiologia, 1991.