CCS - Centro de Componentes Semicondutores
1981
O Centro de Componentes Semicondutores, CCS, é um centro multidisciplinar, com ênfase em nanoeletrônica, microeletrônica e nanofotônica. Atua em ensino de nano e microfabricação, por meio de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, além de realizar pesquisa em técnicas de nano e microfabricação. O CCS oferece suas instalações e seus processos de nano e microfabricação a alunos de pós-graduação, de graduação e de nível técnico para trabalhos de tese, de iniciação científica e estágio, além de prestar serviços para a comunidade externa.
Criação
Portaria GR 19/81, publicada em Diário Oficial do Estado.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1981
O Centro de Componentes Semicondutores é criado pela Portaria GR-19/1981, de 13 de março de 1981, cuja origem foi o Laboratório de Eletrônica e Dispositivos (LED).
1998
O CCS torna-se subordinado à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Cocen, pela Deliberação CONSU-A-17/1998, de 29 de setembro de 1998.
2002
O regimento interno do Centro de Componentes Semicondutores é aprovado pela Deliberação CONSU-A-13/2002, de 26 de março de 2002.
Jornal da Unicamp, Fevereiro de 2004
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
2004
Para a formulação de uma política industrial capaz de levar o Brasil a recuperar-se do atraso de 20 anos na área de microeletrônica é necessário criar um cenário capaz de atrair investimentos externos, conceder incentivos a empresas menores que possam crescer a partir de nichos de mercado e formar mão-de-obra capacitada. Esta é a receita do professor Jacobus W. Swart, coordenador do Centro de Componentes Semicondutores (CCS).
Jornal da Unicamp, Novembro de 2004
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
Em 9 de novembro, o projeto Telescópio Solar Submilimétrico (TSS), desenvolvido conjuntamente por instituições de pesquisas argentinas e brasileiras, entre elas a Unicamp, recebe o prêmio Destaque à Integração, concedido pela Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo. O Prof. Pierre Kaufmann é coordenador do projeto e pesquisador sênior do Centro de Componentes Semicondutores (CCS) da Unicamp e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Jornal da Unicamp, março de
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
2013
Pesquisadores do CSS desenvolveram pela primeira vez no Brasil, com apoio de colegas da USP e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, um Transistor FinFET. O dispositivo, que ainda está em fase de protótipo, proporciona maior capacidade de processamento e de memória para equipamentos eletrônicos, como tablets, notebooks, televisores, etc.
Jornal da Unicamp, dezembro de 2014
Acervo Histórico do Arquivo Central
2014
O desenvolvimento de um dispositivo denominado transistor de efeito de campo
sensível a íon (Isfet, na sigla em inglês), específico para detectar chumbo em água, foi o foco da dissertação de mestrado de Rodrigo Reigota César, apresentada na Faculdade
de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. A pesquisa teve orientação do professor Jacobus W. Swart e coorientação da pós-doutoranda Angélica Denardi de Barros, no âmbito do Centro de Componentes Semicondutores (CCS).
O Centro de Componentes Semicondutores, 2010.
Fórum Permanente: Perspectivas brasileiras de tecnologias para comunicação, 2015.