Os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp são criados, a partir de 1977, com o objetivo de propiciar investigações culturais, científicas, tecnológicas e prestação de serviços, com características interdisciplinares, que não poderiam ser conduzidas em departamentos convencionais.
As áreas específicas de atuação dos Centros e Núcleos abrigam pesquisas sobre Lógica e Teoria da Ciência, Pensamento e História, População e Ambiente, Pesquisas de Opinião, Saber Urbano e Linguagem, Música e Teatro, Neurociências, Metereologia, Climatologia, Geoprocessamento, Planejamento Energético e Petróleo, Engenharia Genética, Engenharia Biomédica, Divulgação Científica, dentre outras.
Colaboram com os cursos de graduação, de extensão, especialização e pós-graduação da Unicamp, com responsabilidade por pós-doutoramentos, o que dinamiza de forma muito especial os projetos de pesquisa neles desenvolvidos.
Organizam, sediam e participam de importantes eventos científicos nacionais e internacionais e mantêm colaboração com instituições do Brasil e exterior em suas áreas de atuação.
São responsáveis pela publicação de periódicos e coleções de circulação nacional e internacional, inclusive eletrônicos, e pela publicação de trabalhos em periódicos de relevância nas suas áreas de atuação. Mantêm acervo bibliográfico e documental, em alguns casos únicos no país. Recebem entre seus visitantes e convidados, pesquisadores renomados do Brasil e exterior. Atuam nos Centros e Núcleos pesquisadores neles lotados, docentes lotados em Departamentos vários da Universidade e pesquisadores de outras instituições brasileiras e estrangeiras.



A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), é criada em 1998 como órgão da Reitoria vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e cuja autoridade executiva superior é um Coordenador designado pelo reitor. Tem como objetivo fundamental coordenar as atividades dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade.
Entre as atribuições da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), destacam-se:
I - Propor a política da Administração para o desenvolvimento dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade e coordenar a execução dessa política;
II - Propor diretrizes gerais, requisitos e critérios para a criação, extinção e remodelação de Centros e Núcleos, bem como para a avaliação bienal de suas atividades;
III - Zelar, acadêmica e administrativamente, pelo fiel cumprimento dos objetivos e regimentos dos Centros e Núcleos e pela conformidade de seus atos com as normas legais e as normas internas da Universidade;
IV – Analisar:
a) propostas relativas ao quadro de pessoal dos Centros e Núcleos;
b) propostas relativas às Carreiras de Técnico Especializado de Apoio à Pesquisa Cultural, Científica e Tecnológica (TPCT) dos Centros e Núcleos;
c) relatórios de atividades e prestação de contas.
V – Incentivar, com outros órgãos da Unicamp, o desenvolvimento de projetos temáticos multidisciplinares ou de prestação de serviços a instituições públicas e privadas, envolvendo a participação de Núcleos e Centros.
VI - Apoiar docentes, pesquisadores e estudantes no exercício de suas pesquisas e atividades junto aos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Universidade.
VII – Alocar e responsabilizar-se pela execução da parcela de recursos, especificados na peça orçamentária à Reitoria/Cocen, dos Centros e Núcleos.
Atualmente, são subordinados ao Cocen 21 Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, com características e especificidades administrativas e acadêmicas bastante distintas.

10 Anos da Cocen

Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa - Hoje

Palavras Cruzadas: Os centros e núcleos da Unicamp, 2008.

Coordenadoria de Centros e Núcleos - Mostra Unicamp 50 Anos


Outras unidades desta área