Depoimentos


"O que me impressionou, durante o convívio com/no IEL, foi o respeito e a atenção que os professores, os funcionários e os dirigentes deste Instituto têm pelos alunos e alunas de diferentes culturas e condições de aprendizagem. A Unicamp e o IEL, posso assegurar, deram-me, nas condições possíveis, os instrumentos de que eu precisava para entender de outra forma os diversos cen?rios sociais que constituem o meu e outros tantos mundos."

Cosme Batista dos Santos - Aluno, IEL - turma de 1999

1999
"Dos 40 anos que a Unicamp vai completar eu tenho 31 anos de serviço completados no dia 13 de março de 2006. Ainda estou trabalhando e desde o primeiro dia sou funcionária da Faculdade de Ciências Médicas. Iniciei minhas atividades administrativas na Santa Casa e tenho muita saudade de lá. Tenho muito orgulho de fazer parte da comunidade da UNICAMP. (UNICAMP ANO 40)"

Eliana Aparecida Stefanini Jorge - Funcionária desde 1975

2006
"Pesquisar a obra da escritora brasileira Hilda Hilst e seus manuscritos conservados no Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio" (CEDAE-IEL), num projeto de pós-doutorado, me permitiu estreitar ainda mais os laços com a UNICAMP. Freqüento o CEDAE desde 1996, quando iniciei um mestrado sobre a poesia hilstiana na USP. Enriquecedor conhecer o trabalho de grandes mestres das Artes e das Letras como Jorge Coli, Márcio Seligmann, Márcia Abreu, Eustáquio Gomes, Alcir Pécora, entre muitos; os eventos de extensão cultural da Casa do Lago e da Galeria do IA. Agradecimentos especiais ao reitor José Tadeu Jorge, pelo apoio na publicação do catálogo O CADERNO ROSA DE HILDA HILST (2005)."

Profa. Dra. Cristiane Grando - Pesquisadora

2006
"Tenho na UNICAMP a grande formadora de minha capacidade profissional, a qual adquiri durante os seis anos de Curso Médico e mais dois anos de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. Além da qualificação profissional, que nos coloca em um nível social melhor, a convivência com colegas, professores e funcionários, perpetua-se através de laços de amizade que desafiam o tempo. Em suma, sentimos uma imensa alegria quando ingressamos na UNICAMP pelo vestibular concorridíssimo da FUVEST; e hoje, vinte e dois anos após nossa formatura em Medicina, sentimos uma alegria ainda maior ao constatarmos que a UNICAMP entrou em nossa alma, deixando marcas profundas e perenes, fruto do conhecimento e de valores morais e éticos que nos passaram nossos professores. Mais uma vez, obrigado UNICAMP."

João Cid Godoy Pereira - Aluno, Medicina - turma de 1979

2006
"A participação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba na minha formação pessoal foi muito grande. O convívio com os amigos dura até hoje, 19 anos, comprovando a intensidade desde período nas nossas vidas."

João Gustavo L. Carvalho - Aluno, Odontologia - turma de 1984

2006
"Existe uma frase que ouvi de um docente aqui da Unicamp, a qual faço minha também: "Meu amor pela Universidade (Unicamp), vai muito além da minha vaidade". Nesses 20 anos trabalhando para a Unicamp, posso me sentir parte da história, pois toda a minha formação tem a ver com Universidade. Falo de gerações, meu pai, mãe, irmão, eu e agora meu filhinho. Lanço votos de Prosperidade!"

Dário Mendes Crispim - Funcionário, Reitoria

2006
"Não foi possível resistir ao desejo de dizer algo,neste espa?o do evento dos 40 anos da UEC. Por outro lado, fica difícil expressar toda emoção,diante de tanta importância que tem a Universidade para a sociedade, nas áreas da cultura, ciência e saúde. Estou aposentada há 8 anos e trabalhei por 24 anos na área administrativa da DGA e tenho imenso orgulho de ter feito parte dessa comunidade. Possuo duas paixões: a família e a Unicamp. Quase todos os dias, eu abro o portal da Unicamp, porque continuo me sentindo parte desse Universo. Meu fato marcante foi a convivência com as pessoas, com quem aprendi o valor do trabalho e a quem devo muito pelo aprendizado como pessoa. Congratulo-me com todos que fizeram e fazem parte da Unicamp e dedico este singelo depoimento ao pessoal da DGA."

Maria Cristina Padilha Bonfante - Funcionária de 1974 a 1998, DGA

2006
"Hoje me sinto feliz e realizada por poder estudar e me formar uma pesquisadora de uma das maiores Universidades desse país que tanto admiro. Aqui, convivo com grandes mestres e doutores que acima de tudo são grandes pessoas que se dedicam de corpo e alma por essa Universidade. Aprendi a admirar a UNICAMP com o meu tio (em memória) CARLOS RODRIGUES DE SOUZA que se formou na graduação, se tornou mestre e doutor na Faculdade de Engenharia Elétrica. Durante toda a minha vida vi o carinho e paixão que ele tinha por essa Universidade e até os últimos minutos de lucidez ele se dedicou 100% a seus alunos, pesquisas e principalmente pela sua Casa, a UNICAMP! Acredito que tudo o que ele fez pela Unicamp servirá de apoio e incentivo para muitos jovens pesquisadores e esse é meu maior orgulho! Quem sabe um dia ainda poderei construir uma carreira acadêmica como a dele, seria outro sonho a ser realizado."

Aline Rodrigues de Sousa - Aluna, Pedagogia - turma de 2005

2006
"Orgulho-me imensamente de ter presenciado os últimos 10 anos dos 40 que a UNICAMP completa. E não poderia perder a chance de manifestar a alegria de fazer parte dessa comunidade... Apesar de estar no terceiro ano do doutorado, ainda hoje sinto o mesmo entusiasmo que vivenciei em 1997, quando aqui cheguei para fazer a Graduação em Ciências Biológicas. Desde então, essa universidade vem me fazendo cada dia melhor. E isso acontece porque a UNICAMP, pra mim, não é apenas uma academia onde o conhecimento é exaltado e brilhantemente compartilhado. Trata-se de uma casa onde venho aprendendo a me libertar de preconceitos, a compreender as diferenças, a valorizar cada vez mais o ser humano. Agradeço a oportunidade de fazer parte de uma instituição que atingiu a excelência em tão pouco tempo. Envaideço-me sempre desta excelência, pois acredito que ela se origina no prazer que cada aluno, funcion?rio e professor tem em compor esses 40 anos. Parabéns, UNICAMP! E, para finalizar, relembro os agradecimentos da minha dissertação de mestrado: Agradeço àUniversidade Estadual de Campinas, onde encontrei a infra-estrutura necessária para estudar, e o ambiente apropriado para sentir o conforto de uma casa. Obrigada por se tornar um referencial tão forte na minha jornada."

Prianda Rios Laborda - Aluna, Ciências Biológicas - turma de 1997

2006
"A gente leva muito tempo pra entender o sentido da palavra FORMAÇÃO...mas entende! Meu depoimento é mais agradecimento pela formação que recebi durante os anos que fiquei na universidade e acredito que este foi o fato mais marcante durante os cinco anos que aí vivi: a formação UNIVERSITÁRIA, geral, ampla, atualizada e progressista. Destacar algo a vivência no movimento estudantil, as bolsas de pesquisa, as festas (risos), os campeonatos na FEF, as amizades pra vida inteira, professores que se tornam amigos, funcionários inesquecíveis, morar na moradia, a formatura no ginásio... Virei gente grande na UNICAMP, gente de verdade e não posso esquecer isso!! Parabéns UNICAMP pelos seus 40 anos de existência!!!!!"

Luciana Vitor Cury - Aluna, Pedagogia - turma de 1990

2006
"Parabéns pela iniciativa da Unicamp, sobretudo à Presidente da Comissão Organizadora, na figura da Professora Ítala e sua competente equipe. Comemorar os 50 anos de um projeto exitoso que hoje está concretizado e é considerado de excelência nos meios acadêmicos nacional e internacional é absolutamente necessário e oportuno. Não obstante a este momento de comemoração, é importante que haja uma profunda reflexão acadêmico-social-institucional para os próximos passos dessa linda história."

Marcelo Phaiffer

2015
"A minha relação com a Universidade vem desde a adolescência (15 anos de idade). Aprendi e aprendo muito por aqui. São 28 anos participando ativamente do seu crescimento. Assim sendo, não poderia deixar de parabenizar tanto a Unicamp como as pessoas que passaram ou ainda estão por aqui. Congratulations!"

Dário Mendes

2015
"Quando fui concluir meu TCC, fui respaldada pela magnífica biblioteca. Meu muito obrigada!"

Cristina Domingues De Souza

2015
"Parabéns ao comemorar os 50 anos da Unicamp. Uma das melhores universidades da América do Sul. Sejam bem-vindas todas as atividades para manifestar nosso afeto a esta alma mater."

Campo Elías Flórez Pabón

2015
"Experiências no Prodecad... Gostaria de fazer um breve relato e ressaltar a importância da Unicamp na minha vida profissional e acadêmica. Meu primeiro contato com a Unicamp foi em 1996, período no qual trabalhei como monitora do Prodecad até 1998. O Programa de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) me ensinou muito. Tempos de aprendizagem, vivência educativa e troca de experiência. Em 2005, cursei especialização em Pedagogia do Movimento, na Faculdade de Educação Física (FEF), cuja ementa abriu novos horizontes para minha formação acadêmica e definiu novos rumos como educadora. Enfatizo que sempre participo da programação da Unicamp. Participar desses eventos acrescenta na minha forma de ver a educação "Educar não é só mostrar caminhos, é caminhar junto". Parabéns, Unicamp, por esse processo de semeadura, no qual tenho certeza que a colheita diária."

Carla Magalhães de Souza

2015
"Ingressei na UNICAMP, através de concurso público, no dia 2 de fevereiro de 1970, e iniciei minhas atividades na Diretoria de Contabilidade. Em 1975, fui promovido a Chefe de Seção, depois a Assessor Jurídico, e me aposentei, em 1995, na função de Diretor. Durante 20 anos, fui membro e presidente da Comissão Julgadora de Licitações. Elaborei os contratos, e acompanhei a execução das obras da maioria dos seus prédios. Presidi quase duas centenas de Comissões Sindicantes, durante os anos em que estive lá. Também atuei, a pedido do Dr. Pinotti, como Advogado Dativo, na defesa de servidores administrativos, em, aproximadamente, cem processos internos, instaurados contra eles. Era responsável pelo preparo das cópias dos processos a serem remetidas ao Tribunal de Contas e pelo atendimento das exigências daquela corte de contas, etc.etc. Tudo isso, claro, com a colaboração da minha equipe. Adoro a UNICAMP, e não consigo ficar mais do que uma semana sem visitá-la!!!"

José Salomão Fernandes

2016
"Ingressei na Universidade em 1983 através dos Patrulheiros de Campinas, entidade muito bem conceituada em Campinas. Fui estudando ao longo destes anos e passei por algumas Unidades, como: DGRH-Diretoria, DGRH-Protocolo (Jayro), DGRH-3 (Maria José-Frequência), Prefeitura, P.G.. Hoje, estou na Coordenadoria de Projetos e Obras, na área de informática. Bons momentos vividos na Universidade, parabéns para todos nós que participamos no desenvolvimento desta GRANDE Universidade e minha vida dentro da mesma. PARABÉNS UNICAMP! Obrigado!"

Antonio Dias Junior

2016
"Meu nome é Marcia de Moraes Zago Rodrigues Lucas. Trabalhei na Unicamp no período de 1977 a 1980. Fui secretária do Projeto Telebrás/Fibras ópticas, cujos laboratórios e salas se encontravam no Instituto de Física. Havia dois projetos conjuntos com a Telebrás (Fibras Ópticas e Laser) e muitos professores do Instituto de Física faziam parte deles. O Dr. James Moore era chefe do "Projeto FO" e os profs. Ramakant Srivastava, Colin House, Willy Meyer, Harish Sunak, Wolfgang May, Eric Bochove entre outros trabalhavam nesta pesquisa inédita no Brasil. Devo salientar que na ocasião o único professor brasileiro na equipe era o Dr. José Mauro Leal Costa, que veio a se tornar pioneiro na confecção da fibra óptica no país - já nos laboratórios do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento da Telebrás, em Campinas, inaugurado em 1980. Segui com eles na mudança e permaneci no CPqD até 2009, quando me aposentei. Atualmente estou de volta à Unicamp, muito feliz, na condição de aluna no Programa UniversIDADE (fantástico por sinal). Muito linda a iniciativa de vocês e espero estar contribuindo um pouco que seja com as memórias deste período tão marcante na minha vida... Abraços"

Marcia de Moraes Zago Rodrigues Lucas

2016
"Ingressei na Unicamp menina, aos 21 anos, em 05 de maio de 1986. Lembro-me com muita clareza da minha chegada à Universidade. Fui à DGRH e, após os procedimentos de ingresso, a servidora me disse que, antes de me dirigir ao meu local de trabalho - a Biblioteca Central - eu deveria almoçar. Para chegar até o restaurante, seria necessário pegar um ônibus circular. Como aquele era o meu primeiro contato com a Unicamp, ao invés de pegar o circular - que, para ser bem sincera, não tinha a menor ideia do que era - subi no primeiro ônibus que apareceu. Paguei a passagem, sim, peguei um ônibus de linha, e desci no Restaurante Universitário. Eu me vejo com nitidez carregando a bandeja, com muito orgulho de estar trabalhando na Unicamp. Bife a pizzaiolo era o prato principal e estava uma delícia. Passados 30 anos, ainda carrego comigo o orgulho de trabalhar em uma das melhores instituições de ensino superior do país. A Unicamp sempre fará parte de mim."

Ademilde Félix Gomes

2016