INOVA - Agência de Inovação da Unicamp
Apresentação
A Agência de Inovação da Unicamp foi criada em 23 de julho de 2003. Inicialmente conhecida como Inovacamp, com o tempo passou a ser denominada Inova Unicamp.
Tem como missão "Identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado."
Atua nas áreas de Propriedade Intelectual da Unicamp; Empreendedorismo; Parque Científico e Tecnológico; Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), e em Parcerias com governo e setor privado.
A Inova Unicamp veio consolidar e ampliar o trabalho de dois outros órgãos que foram criados para gerenciar transferências de tecnologia: o Escritório Técnico de Transferência de Tecnologia (1989) e o Escritório de Difusão e Serviços Tecnológicos (1998).
Unicamp lança agência para difundir inovação
Jornal da Unicamp, 12 a 18 de maio de 2003
Jornal da Unicamp
2003
Unicamp lança a Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp, que na época foi lançada com a sigla Inovacamp), que tem o objetivo de articular parcerias e viabilizar projetos tocados por empresas e pelo poder público.
Brasil desperta para necessidade de promover inovação tecnológica, mas faltam parcerias
Jornal da Unicamp, 5 a 11 de maio de 2003
Jornal da Unicamp
Carlos Américo Pacheco, professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, ex-secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenador da implantação da Agência de Inovação da Unicamp, diz que o Brasil está despertando para a necessidade de promover a inovação tecnológica, mas faltam mecanismos para gerar uma rede de parcerias voltadas para pesquisa e inovação.
Parque tecnológico é o primeiro projeto da Inova Unicamp
Jornal da Unicamp, 19 a 25 de maio de 2003
Jornal da Unicamp
Agência de Inovação da Unicamp anuncia implantação de um parque tecnológico entorno na Universidade. Complexo pode ser implantado no entorno da Universidade, abrigando empresas e centros de pesquisa.
Unicamp quer incrementar licenciamento de patentes
Jornal da Unicamp, 16 a 29 de fevereiro de 2004
Jornal da Unicamp
2004
Inicia-se uma série de ações para incrementar licenciamento de patentes registradas na Universidade. Meta da Agência de Inovação da Unicamp é obter pelo menos dez licenciamentos novos por ano.
Exemplo de produtos inovadores produzidos pela Unicamp
Jornal da Unicamp, 31 de maio a 6 de junho de 2004
Jornal da Unicamp
Colírio para síndrome do olho seco é desenvolvido por Oftalmologista Eduardo Melani Rocha, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Produto vai começar a ser testado e deve chegar ao mercado em aproximadamente dois anos.
Patentes e parcerias ampliam receita
Jornal da Unicamp, 16 a 21 de novembro de 2004
Jornal da Unicamp
Os resultados positivos das parcerias e transferências começam a aparecer e estimular inovações.
Unicamp licencia 22 patentes em apenas seis meses
A Unicamp já tem cerca de 300 patentes registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas a cada ano, segundo Ceron di Giorgio, diretora de Propriedade Intelectual da Inova, são depositadas em média outras 50. A ideia é incrementar cada vez mais o licenciamento de patentes registradas pela Universidade. Essa nova postura, segundo Rosana, é fundamental para o processo de inovação tecnológica do país. Segundo dados do livro “Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, organizado pelo economista Eduardo Viotti e publicado recentemente pela Editora da Unicamp, de 1981 a 2000, o número de artigos científicos publicados por autores nacionais subiu 400%, passando de 1.889 para 9.511. Apesar da evolução numérica na produção científica nacional, em 2000 foram registradas apenas 98 patentes brasileiras nos Estados Unidos, enquanto a Coreia do Sul, que tem uma produção científica equivalente à brasileira, registrou 3,3 mil no mesmo período. Ou seja, o Brasil já sabe fazer ciência, mas ainda não aprendeu a transformá-la em crescimento econômico.
Na década de 90, as universidades brasileiras depositaram 355 pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Unicamp foi a que teve mais registros, 125. Em seguida, aparecem a Universidade de São Paulo (USP), com 76 depósitos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 39, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 31, e Universidade Estadual Paulista (Unesp), 13 pedidos. Essas cinco instituições detêm 80% do total de pedidos de patentes oriundas das universidades, segundo levantamento de dados e as análises organizado pelo economista Eduardo Assumpção, do INPI, no estudo “O Sistema de Patentes e as Universidades Brasileiras nos Anos 90”.
Inova lança edital baseado na nova Lei de Inovação
Rosana Ceron Di Giorgio, diretora de Propriedade Intelectual e Desenvolvimento de Parcerias, ocasião em que a Inova lançou o seu primeiro edital. 14 de março de 2006
Neldo Cantani
2006
Inova lança o primeiro edital baseado na nova Lei de Inovação: produção e comercialização de medicamento fitoterápico.
Obedecendo às determinações da Lei de Inovação, promulgada pelo governo federal no final de 2005, a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) lançou na segunda-feira (13), o primeiro edital dentro das novas regras, publicado no Diário Oficial da União. Trata-se do licenciamento de direito de uso e exploração de criação protegida, em caráter exclusivo, para fins de produção e comercialização de medicamento fitoterápico, cuja principal atividade
é o combate a úlceras.
Encontro de Empreendedorismo
Jornal da Unicamp, 20 a 26 de novembro de 2006
Jornal da Unicamp
Em novembro de 2006 cria rede de relacionamentos “Unicamp Ventures”, com "Empresas filhas" e realiza o primeiro Encontro de Empreendedorismo, como parte do encontro com ex-alunos.
IQ desenvolve novo modelo de catalisador automotivo
Jornal da Unicamp, 13 a 19 de outubro de 2008
Jornal da Unicamp
2008
IQ desenvolve novo modelo de catalisador automotivo. Modelo, mais barato que o convencional, teve pedido de patente depositado no INPI.
Criado o prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, que busca valorizar alunos e docentes da Universidade que desenvolvem pesquisas com maior potencial de geração de produtos para a sociedade.
Parque Científico e Tecnológico - Unicamp
Maquete do Parque Científico e Tecnológico na Universidade
2010
Foram estabelecidas na Unicamp as deliberações para a criação e a institucionalização do Parque Científico e Tecnológico na Universidade, além da composição de seu Conselho Superior, instância máxima deliberativa que também define a Agência de Inovação Inova Unicamp como unidade responsável pela gestão do Parque.
Inventor 1000
Jornal da Unicamp, 17 a 23 de maio de 2010
Jornal da Unicamp
A Unicamp comemora o Inventor 1000 e cria o Conselho de Startups visando o aconselhamento de startups, por meio do qual executivos e empreendedores de sucesso auxiliam no desenvolvimento e alavancagem de empresas de base tecnológica em estágio inicial e com alto potencial de crescimento.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)
Jornal da Unicamp, 4 a 10 de abril de 2011
Jornal da Unicamp
2011
Criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), coordenado pela Agência de Inovação – Inova Unicamp e Pro-Reitoria de Pesquisa, com o objetivo de capacitar jovens do ensino superior em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
Inova Unicamp promove a primeira edição do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica para estimular a criação de negócios de base tecnológica a partir de patentes da Unicamp.
Equipes Uai! e Estacione-me vencem workshop do Desafio Unicamp
Membros da equipe “Estacione-me”, uma das vencedoras do primeiro workshop do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, promovido pela Inova. 2011
Felipe Christ
As equipes Estacione-me e Uai! são as duas vencedoras da final do Workshop do Desafio Unicamp de inovação tecnológica 2011, nas categorias internet e não internet, respectivamente. O workshop foi realizado entre os dias 9 e 16 de abril na Unicamp, e promovido pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o Campinas Startups, instituição que representa empresas nascentes de base tecnológica da Região Metropolitana de Campinas.
Equipe Gloriosos vence o Desafio Unicamp 2012
Equipe Gloriosos, vencedores da segunda edição do Desafio Unicamp de inovação tecnológica, competição de modelo de negócios idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. 27 de julho de 2012
Felipe Christ
2012
No dia 27 de julho, na sala do Conselho Universitário (Consu), ocorreu a cerimônia de premiação da segunda edição do Desafio Unicamp de inovação tecnológica. O Desafio Unicamp teve como vencedora a equipe Gloriosos, formada pelos alunos Diego de Araújo, da Faculdade de Engenharia Agronômica, da UFSCar; Thierry Cintra Marcondes, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp; Wellington de Souza Filho, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp; e Willian Humberto de Souza, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.
Ao longo da competição, a equipe trabalhou com a tecnologia intitulada “Sensor Ultra Sensível para Detecção de Combustíveis Adulterados”, proveniente do Instituto de Física da Unicamp, desenvolvida pelos pesquisadores Professor Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro, Jonas Henrique Osório e Claudecir Ricardo Biazoli. Durante três meses, a equipe Gloriosos contou com o auxílio do mentor empresarial Alexandre Neves, presidente do grupo Unicamp Ventures. O suporte acadêmico foi concedido pelo doutorando da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Edgar Leonardo Martinez Arias.
Entrega dos Prêmios Inova 2012, Zeferino Vaz, PIBIC
Aluna contemplada com Prêmio Inova de Iniciação à Inovação 2012
Antonio Scarpinetti e Antoninho Perri
Quarenta e quatro pessoas da comunidade da Unicamp foram distinguidas com prêmios pela Universidade no mês de dezembro, no Centro de Convenções, em uma das últimas solenidades do ano destinadas a agraciar professores, alunos e pesquisadores. Numa mesma cerimônia foram premiados pela sua excelência de seus trabalhos os ganhadores do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” e daqueles que foram destaque no XX Congresso Interno de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e no Prêmio Inova de Iniciação à Inovação 2012.
Inovação
O Prêmio Inova homenageou alunos e professores das áreas Biológicas, Exatas e Tecnológicas. Além de serem presenteados com um kit da Agência de Inovação, seis alunos bolsistas dos projetos selecionados receberam certificados e bonificação de R$ 3 mil cada. Os professores orientadores também foram homenageados no evento. “O objetivo era analisar projetos de iniciação científica e identificar os que possuem maior potencial de chegar ao mercado em forma de processos ou serviços. O prêmio vai ao encontro de um dos escopos de atuação da Inova Unicamp, que é justamente auxiliar docentes e pesquisadores que possuem projetos de pesquisa e, assim, atrair empresas para continuar seu desenvolvimento tecnológico e, posteriormente, disponibilizar a tecnologia para a sociedade”, explicou Lotufo.
De acordo com Fernando Costa, a criação da Inova Unicamp fortaleceu ainda mais a cultura de propriedade intelectual da Universidade. “A instituição tradicionalmente possui papel de destaque na área da inovação, sendo a segunda maior depositante de patentes do país. A Inova promove o auxílio à comunidade acadêmica no escopo da inovação, e o prêmio mostra o reconhecimento da Agência de trabalhos com potencial de aplicabilidade e que mantêm a linha acadêmica e de pesquisa”, ressaltou.
Fernando Costa enfatizou que a cada edição desses prêmios verifica-se abundância de talentos jovens na Unicamp e que a Universidade se orgulha muito do esforço que cada um deles faz para obter excelência, fatores notavelmente presentes no ensino, na pesquisa e na extensão à comunidade, refletida em políticas públicas no país e atividades comunitárias. O reitor parabenizou os premiados, salientando o importante papel dos orientadores e da comunidade universitária como um todo. "É um orgulho termos pessoas como vocês", declarou.
De acordo com o professor Pilli, os prêmios reconhecem alunos e docentes com desempenho notável no último ano. “Esta homenagem é uma forma pública de reconhecer esforços de alunos e docentes que tiveram destaque nos âmbitos", disse.
Confira abaixo os homenageados no Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e suas respectivas linhas de pesquisa:
Óleo essencial de citrus nobilis e citrus aurantifolia: perfil químico por cg-ms, desenvolvimento tecnológico e avaliação in vitro da atividade antimicrobiana e do efeito na dinâmica da formação da placa bacteriana
Aluna: Giovana Signorelli Astolfi Cury
Orientador: Professor Marcos José Salvador
"Influência do tratamento in vivo com nifedipina e coenzima Q10 sobre o processo de degeneração/regeneração muscular em camundongos mdx"
Aluna: Amanda Harduim Valduga
Orientadora: Professora Elaine Minatel
Atribuição de fonte impressora
Aluno: Giuliano Roberto Pinheiro
Orientador: Professor Anderson de Rezende Rocha
Produção de etanol a partir do bagaço de laranja
Aluna: Diana Martiniak Firbida
Orientadora: Professora Ljubica Tasic
Formação de emulsões em microcanais
Aluna: Fernanda Schiavolin Birribilli
Orientador: Professora Rosiane Lopes da Cunha
Preparação de filmes de biopolímeros e efeitos da esterilização térmica na incorporação e liberação do fármaco diclofenaco de sódio
Aluno: Rogério Aparecido Bataglioli
Orientadora: Professora Marisa Masumi Beppu
Entrega dos Prêmios Inova 2012, Zeferino Vaz, PIBIC
Público em evento de entrega dos Prêmios: Inova 2012, Zeferino Vaz, PIBIC no Centro de Convenções
Antonio Scarpinetti e Antoninho Perri
Unicamp como referência nacional na gestão das atividades de inovação no âmbito acadêmico
Jornal da Unicamp, 15 de abril a 21 de abril de 2013
Jornal da Unicamp
2013
Por meio de sua Agência de Inovação, a Unicamp constituiu-se como uma referência nacional na gestão das atividades de inovação no âmbito acadêmico. Entre 2009 e 2012, foi responsável por 243 pedidos de patentes nacionais, com especial destaque para o ano de 2012, quando os 73 pedidos de patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) constituíram um recorde histórico de depósitos para a Universidade. A Unicamp também foi responsável por 50 pedidos internacionais de patente via Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) entre 2009 e 2012. Além disso, entre as melhorias que influenciaram os resultados positivos dos últimos anos, a Inova Unicamp disponibilizou para os pesquisadores da Universidade o novo Sistema de Comunicação de Invenção online em abril de 2011. O sistema permite realizar toda a interação com o pesquisador em uma plataforma web, o que facilita e agiliza o início do processo de pedido de patente na Universidade. O sistema resultou em mais um recorde: o de recebimento de comunicações de invenções pela Agência, que passou de 55, em 2009, para 104 até outubro de 2012.
Inauguração de parte da infraestrutura para instalação do do Parque Tecnológico da Unicamp
Antoninho Perri
É inaugurada parte da infraestrutura para instalação do Parque Tecnológico da Unicamp, coordenado pela Inova Unicamp.
4ª Semana do Ensino Médio e Técnico (SeEMTeC) - Cotuca
Jornal da Unicamp, 29 de agosto a 07 de setembro de 2014
Jornal da Unicamp
2014
Cotuca aproxima alunos da inovação e empreendorismo na 4ª Semana do Ensino Médio e Técnico (SeEMTeC), aberta dia 26 de agosto, no Centro de Convenções da Unicamp.
A Inova da Unicamp cria o Programa Inova Jovem com o objetivo de despertar o empreendedorismo como opção de carreira entre os estudantes de colégios técnicos do Estado de São Paulo.
Inova Unicamp divulga principais indicadores de inovação da Universidade
O professor Milton Mori, diretor executivo da Inova, avalia que as metas estabelecidas ao começar sua gestão em maio de 2013 foram atingidas. 11 de fevereiro de 2014
A Agência de Inovação Inova Unicamp divulgou no dia 11 de fevereiro os principais indicadores de inovação da Universidade em 2013. Entre os resultados qualitativos de maior destaque está a concretização da parceria entre a Unicamp e a empresa Lenovo, que ficará instalada no Parque Científico da Universidade e fará um investimento de 100 milhões de dólares em 5 anos. Entre os indicadores quantitativos, destaque para as 71 patentes nacionais depositadas, que garantem à Unicamp a manutenção entre as universidades brasileiras mais ativas na proteção de sua propriedade intelectual, com um portfólio de 866 patentes vigentes.
Curso de especialização
A experiência da Inova na área de propriedade intelectual e a demanda de parceiros externos, que requisitam oportunidades de capacitação junto à Agência, levou à iniciativa de estruturar em 2013 um curso de especialização em propriedade intelectual, que será ofertado por meio do Departamento de Engenharia de Processos (DEPRO) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. Patrícia afirma que o curso é derivado de uma demanda crescente de empresas com dificuldade de recrutar profissionais capacitados em marcas, patentes, valoração de ativos intangíveis e transferência de tecnologias. “Mesmo quando as empresas terceirizam esta expertise com escritórios de patentes, como muitas usualmente fazem, tem se verificado uma grande demanda por profissionais deste segmento para atuar internamente, pois agregam o olhar estratégico da empresa e acessibilidade entre as diversas áreas da empresa”, coloca a diretora. O curso de 360 horas será lançado no primeiro semestre deste ano e tem em seu corpo de instrutores profissionais da Inova, que acumulam expertise de pelo menos 10 anos na área, professores da Unicamp, bem como convidados externos da rede de relacionamentos da Inova Unicamp. “O curso é inédito na Região Metropolitana de Campinas e vai colaborar enormemente para formação de profissional de alta qualidade nesta área de conhecimento”, coloca Mori.
Parque Científico e Tecnológico - Unicamp
Parque Científico
A expectativa do corpo gestor da Inova é nos próximos anos trazer para o Parque Científico mais empresas com projetos de grande importância, tanto para a Unicamp quanto para a região. De acordo com o diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, outra preocupação é ampliar a infraestrutura disponível para o estabelecimento de laboratórios de P&D em parceria com empresas dentro do Parque. Neste sentido, uma primeira conquista em 2013 foi a aprovação junto à Finep de R$ 4.3 milhões na Chamada Pública para Parques Tecnológicos. O recurso será voltado para a construção de um prédio de 1.2 mil m2.
Atualmente quatro prédios já estão construídos na área inicial do Parque Científico da Unicamp, que possui 100 mil m2. Segundo Gurgel, entre os prédios construídos, apenas um ainda não está negociado para a instalação de laboratórios de pesquisa de empresas. Trata-se do Laboratório de Pesquisa em Biocombustíveis (LIB), um prédio de 1.226 m2 voltado para projetos na área de energia. “O prédio será finalizado ainda em março, mas já estamos negociando com duas multinacionais que buscam um local para colocar seu primeiro laboratório de pesquisa no Brasil”, informa o diretor. Além dos quatro prédios construídos, está prevista a construção de mais seis prédios. Gurgel dá ênfase ao papel do Parque como um importante instrumento para ampliar o relacionamento da Unicamp com a indústria e outras instituições. “O Parque Científico fortalece a liderança da Unicamp na indução do desenvolvimento regional baseado em ciência, tecnologia e inovação.”, avalia o diretor.
Sofware Experience
2015
A Inova da Unicamp lança o evento Sofware Experience com o objetivo de divulgar programas de computador desenvolvidos pela Unicamp e buscar parcerias para levar essas tecnologias ao mercado.
Inova realiza o XI Encontro Unicamp Ventures e lança livro
Debate sobre como inovam as empresas filhas da Unicamp, promovido no XI Encontro Unicamp Ventures. 29 de agosto de 2016
Antonio Scarpinetti
2016
Seis mil alunos da Unicamp se tornaram empreendedores
Cerca de 6 mil ex-alunos da Unicamp escolheram o empreendedorismo como opção de carreira e abriram empresas, o que representa 7,7% dos estudantes formados nos cursos regulares de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Atualmente estão cadastradas mais de 400 empresas-filhas da Universidade, que respondem por um faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. Estes e outros dados impactantes, levantados em força-tarefa realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com a Diretoria Acadêmica (DAC), foram apresentados durante o XI Encontro Unicamp Ventures, que aconteceu na tarde de sexta-feira. No mesmo evento foi lançado o livro Uma história de inovação e empreendedorismo, como parte da série de publicações Unicamp 50 Anos.
O Unicamp Ventures é um encontro anual para apresentação de novidades sobre as empresas-filhas da Unicamp e de cases de sucesso, bem como de aproximação entre os empreendedores da região. O levantamento Inova/DAC aponta ainda que a taxa de empreendedorismo é maior entre os alunos de graduação, 11,1%; entre os pós-graduandos, 5,2%. As áreas do conhecimento que mais geram empreendedores são engenharias (38%), ciências exatas (18%) e ciências da saúde (14%). A Inova registrou 127 novas empresas-filhas cadastradas, chegando-se assim a 514 empresas identificadas, com 434 mantendo-se ativas no mercado – estas são responsáveis por empregar 21.995 pessoas, com renda anual superior a R$ 3 bilhões.
O reitor José Tadeu Jorge, ao ressaltar estes números referentes ao empreendedorismo gerado na Unicamp, lembrou uma pergunta corriqueira que costuma ouvir é sobre como os recursos públicos investidos na Universidade são devolvidos à sociedade. “Nossa devolução mais importante é em recursos humanos que formamos aqui, mas entendemos que devemos melhorar esta formação com pesquisa de ponta e fortes relações com a sociedade para saber quais são as necessidades que a população espera ver supridas por nossos profissionais. Tudo o que a Universidade contribui em termos de inovação é extremamente relevante para o bem-estar, renda e qualidade de vida das pessoas. Isso deve ser o tema central desta reunião, que é viabilizar cada vez mais o nascimento de atividades empreendedoras através da Universidade.”
José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp e Jonas Donizette Ferreira, prefeito de Campinas em cerimônia de abertura do XI Encontro Unicamp Ventures. 29 de agosto de 2016
Antonio Scarpinetti
Presente à cerimônia de abertura, Jonas Donizette Ferreira, prefeito de Campinas, afirmou que cumpria uma função de gratidão e reconhecimento pelos 50 Anos da Unicamp. “Poucas cidades têm a sorte de ter uma universidade como esta. Por um bom período as coisas caminharam distantes, mas quando assumimos fizemos um convênio guarda-chuva, permitindo parcerias com a Unicamp em todas as áreas de políticas públicas. Entre os projetos, temos o Primeira Nota, com a Escola de Música, em que alunos da Universidade ensinam nossas crianças – elas darão um concerto para mais de mil pessoas no Teatro Castro Mendes. A Unicamp nos ajudou a pensar um plano estratégico para a cidade, com compromisso de inovação em todos os setores, como na educação, onde iniciamos o cabeamento óptico em todas as unidades de ensino e que permitirá trocar o quadro negro pelo painel digital. Também criamos a melhor legislação para empresas de tecnologia, inovação e startups, assegurando vantagens competitivas.”
Uma história de inovação e empreendedorismo, dentro da série Unicamp 50 Anos, do jornalista e escritor Paulo Cesar Nascimento
O professor Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp, destacou o lançamento do livro "Uma história de inovação e empreendedorismo", do jornalista e escritor Paulo Cesar Nascimento, durante a abertura do XI Encontro Unicamp Ventures
Antonio Scarpinetti
História de inovação
O professor Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp, destacou o lançamento do livro Uma história de inovação e empreendedorismo, dentro da série Unicamp 50 Anos, do jornalista e escritor Paulo Cesar Nascimento, que é autor de várias obras contando a história de outras unidades da Unicamp. “A ideia do livro surgiu há dois anos e meio, durante uma reunião do Conselho Superior da Inova, em que um dos membros, Cesar Gon, observou que a história do empreendedorismo da Unicamp ainda não tinha sido contada. O reitor Tadeu Jorge, que estava na reunião, disse que ‘isso é uma história’ e nos passou o projeto. O livro faz também um apanhado geral do empreendedorismo na cidade. Eu não sabia, por exemplo, que tivemos em Campinas a primeira reunião da SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência], em 1949.”
Em relação às empresas-filhas da Unicamp, Milton Mori adiantou que a Inova está formando um Conselho Consultivo com a participação de empreendedores de cada área do conhecimento, a fim de que mantenham um relacionamento mais próximo com a Unicamp. “Já estamos passando uma lista para quem quer participar do conselho, sendo que ainda vamos estabelecer normas e regras. Uma das propostas é que ex-alunos façam doações para inovação e empreendedorismo. Para se ter uma ideia, a Universidade de Harvard, que possui o maior número de empresas-filhas e também de doações, acumula hoje 37 bilhões de dólares para esse objetivo. Por sermos uma universidade pública, tenho certeza de que nossas empresas-filhas reconhecem o valor da formação e vão colaborar.”
O Unicamp Venture contou com uma mesa de debate sobre “Como inovam as empresas-filhas da Unicamp", da qual participaram Fábio Pagani, presidente do grupo Unicamp Ventures; Cesar Gon, sócio fundador da CI&T; Humberto Salvador, presidente da Alibra; Carlos Netto, ceo da Matera Systems; Leonardo Pagotto, gerente de projetos da Griaule; e Bruno Rondani, diretor da IVP Capital Inteligente. O programa incluiu ainda duas palestras: “As empresas-filhas da Unicamp: novas perspectivas”, com Milton Mori; e “Pessoas criativas, empresas inovadoras”, com Martha Gabriel, ex-aluna da Unicamp e autora do best-seller “Marketing na era digital”.
Inovação é parte da essência das empresas-filhas da Unicamp
Thomaz Marostegan
“A gente vive inovação como um assunto estratégico, de sobrevivência”, afirmou César Gon, CEO da CI&T, na abertura da mesa “Como inovam as empresas-filhas da Unicamp”, durante o XI Encontro Unicamp Ventures, realizado no último dia 26 de agosto na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Gon fala com a propriedade de quem foi presidente do grupo Unicamp Ventures, que reúne os ex-alunos empreendedores, entre os anos 2006 e 2009. O ex-aluno da Engenharia de Computação da Unicamp é destacadamente uma das lideranças no movimento de apoio às iniciativas de fomento ao empreendedorismo na Unicamp, com participação ativa junto à Agência de Inovação Inova Unicamp, promotora do evento e de diversas iniciativas de estímulo ao ecossistema de empreendedorismo inovador.
Além de Gon, participaram da mesa, mediada pelo atual presidente do grupo Unicamp Ventures Fábio Pagani, representantes das empresas: Alibra, Matera Systems, Movimento 100 Open Startups e Griaule Biometrics, abordando as características e os métodos que permitem às empresas-filhas da Unicamp se manterem inovadoras, em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Thomaz Marostegan
Carlos Netto, CEO da Matera, defendeu que a inovação é ponto crucial para que uma empresa de Tecnologia da Informação sobreviva: “O estímulo à inovação vai muito da história da empresa. Se uma empresa de TI não inova, morre”, pondera. Netto também considera a conexão com o cliente como ponto basilar na inovação. Ele argumenta que o princípio da inovação é a resolução de problemas que o cliente possui. A Matera foi criada em 1987 e já no início de suas atividades se demonstrou uma empresa inovadora. “Num encontro de final de ano, para atualizações tecnológicas, nós mostramos que havia um negócio chamado browser, que falava com banco de dados, e o cliente teve a ideia de fazer um comércio eletrônico”, completa. O interessante é que na época o projeto só não vingou pois não havia internet disponível no país.
Para Bruno Rondani, fundador do Movimento 100 Open Startups, o estabelecimento de parcerias para inovar é estratégico. Ele comenta que inovação aberta com base na cooperação entre grandes empresas e startups se tornou a essência de seu trabalho com o Movimento. “Lançamos desafios tendo em vista demandas de 120 empresas, para inovar em parceria com startups”. Para Rondani esta é uma tendência global, referenciada pela internacionalização do Movimento 100 Open Startups, que é aberto para startups provenientes de qualquer parte do mundo e conta com a participação de oito Capitais da inovação fora do Brasil. “Identificamos parceiros internacionais com objetivos comuns aos nossos”, afirma o empreendedor, que também é diretor-presidente da Inova Ventures Participações (IVP), sociedade de participações com o objetivo de investir em empresas de base tecnológica e alto potencial de crescimento.
Thomaz Marostegan
Humberto Afonso, diretor-presidente da Alibra Ingredientes, contou sobre sua experiência de inovar em parceria com instituições de pesquisa no Brasil e no Exterior. Ele menciona que uma das empresas do grupo Alibra teve um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o desenvolvimento de um produto inovador. A parceria envolve também uma universidade dinamarquesa e a própria Unicamp. “Com relação à inovação aberta, a gente teve, há pouco tempo, um projeto aprovado pela Fapesp, onde participam a Unicamp, a Universidade de Copenhague e uma empresa nossa, para o desenvolvimento de uma bebida à base de um fitoterápico, proveniente da Amazônia”, revela.
Nível de risco que as empresas estão dispostas a correr
Leonardo Pagotto, gerente de projetos da Griaule, conta que o nicho da biometria é bastante competitivo e cita como exemplo o fornecimento de um sistema desenvolvido pela empresa, para a Polícia Federal, que auxilia na localização de pessoas procuradas pela justiça, a partir do cadastro biométrico. Mais uma vez, o investimento em inovação se mostra primordial para que a empresa não morra. “Se a gente não inovar e investir em algoritmo, ficamos para trás”, comenta.
Thomaz Marostegan
Sobre a internacionalização dos serviços oferecidos pela Griaule, Pagotto comenta que é necessário que as empresas conheçam os mercados nos quais pretendem se inserir. “É importante enxergar as características e particularidades daquele mercado específico e se adaptar a ele”, complementa comentando a diferença entre os mercados no Brasil e nos Estados Unidos.
Sobre o Unicamp Ventures
O Unicamp Ventures é uma rede de relacionamento e colaboração entre empreendedores ligados à Unicamp (alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários, incubados e graduados da Incamp – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp). A missão do Unicamp Ventures é fomentar o empreendedorismo baseado no conhecimento científico ou tecnológico adquirido ou gerado através de pesquisa na universidade. São patrocinadores do Encontro Unicamp Ventures 2016 Griaule Biometrics, Baita Aceleradora, 3M, Movile, Matera Systems, IVP e CI&T.