IEL - Instituto de Estudos da Linguagem
O Instituto de Estudos da Linguagem é uma unidade de ensino e pesquisa que desenvolve trabalhos em linguística, linguística aplicada, teoria literária e divulgação científica e cultural
1968
O Conselho Diretor aprovou a proposta de criação do Grupo de Lingüística em reunião de 01.10.68, elaborada pelos professores Fausto Castilho e Rubens Murillo Marques, [1968].
Foi criado o Departamento de Linguística vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), voltado para a formação linguístico-literária, em que se propunha investir na qualificação teórica, centrando as atenções no estudo científico das línguas, com atenção específica para a língua portuguesa, o estudo da literatura e para as literaturas de língua portuguesa.
1970
O curso de Bacharelado em Linguística, é reconhecido pelo Conselho Federal de Educação.
1974
Foi elaborado uma justificativa do projeto de constituição do Centro de Lingüística Aplicada, do Departamento de Lingüística do IFCH, encaminhado pelo Prof. Dr. Manoel Tosta Berlinck, Diretor do IFCH a Zeferino Vaz, conforme ofício IFCH nº421/74, 25.06.74 .
1975
Para a implantação Centro de Lingüística Aplicada foi criado um grupo especial de trabalho para elaborar estudos e apresentar projeto de estruturação do Instituto de Letras, objetivando licenciaturas, especializações e pós-graduação, conforme Resolução do Reitor, de 17.02.75
“Por volta de 1975, vários fatores levaram esse Departamento a buscar uma atuação mais autônoma em face do IFCH, ao mesmo tempo em que era criada uma licenciatura em letras. A necessidade de profissionalizar os egressos do bacharelado em linguística como professores de português do segundo grau fez com que às disciplinas do Bacharelado em Linguística fossem acrescentadas, inicialmente como opcionais, as disciplinas de literatura exigidas pelo currículo mínimo de Letras. Para dar conta destas últimas, foi contratado um grupo de renomados especialistas em teoria literária, literatura portuguesa e literatura brasileira. A qualificação e ampliação do próprio corpo docente foram sedimentando uma cultura acadêmica diferente da que prevalecia no IFCH. “
O Conselho Diretor da UNICAMP aprovou a criação do novo Instituto, formalmente criado pelo Decreto Estadual n°. 9597, de 21/03/1977, que resultava, tecnicamente, em separar do IFCH o Departamento de Linguística e o Centro de Linguística Aplicada (criado oficialmente em 1974), antepassado dos atuais Departamento de Linguística Aplicada-DLA (criado em 1982) e Centro de Ensino de Línguas-CEL (criado em 1986).
Constituiu-se um grupo especial de trabalho para elaborar estudos e apresentar um projeto de estruturação do Instituto de Letras.
Programa de Pós-Graduação em Linguística – Mestrado, criado oficialmente em 30.12.1975
1976
O Conselho Diretor aprovou, em princípio, a instalação do Instituto de Letras.
Foi encaminhando projeto de constituição do IEL elaborado sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio Cândido de Mello e Souza, de acordo com o Ofício IFCH nº 903/76, 30.11.76 - do Prof. Dr. Wilson Cano, Diretor do IFCH e do Prof. Dr. Carlos Alberto Vogt, Chefe do Departamento de Lingüística a Zeferino Vaz.
Processo de Constituição do Instituto de Estudos da Linguagem
Publicação em 22.03.77 do Decreto nº 9.597 de 21.03.77, que incluiu o IEL nos Estatutos e no Regimento Geral como item 7 do Artigo 5º, dentre outras providências.
O projeto foi apresentado buscando uma “Unidade de ensino e pesquisa, nos níveis de graduação e pós-graduação, destinada a formar docentes e pesquisadores no domínio dos estudos sobre a linguagem humana em suas diversas manifestações. ”. O projeto foi elaborado sob a coordenação do Prof. Dr. Antônio Candido de Mello e Souza.
A nova Unidade - Instituto de Estudos da Linguagem - foi criada sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio Candido de Mello e Souza, seu primeiro Diretor, ao lado do Prof. Dr. Carlos Franchi do Departamento de Linguística. O Instituto traduzia o propósito de abarcar na pesquisa e no ensino o mais amplo leque possível de disciplinas que têm a língua natural como objeto de estudo, promovendo a reflexão crítica sobre todas as manifestações das linguagens.
O IEL foi instalado inicialmente nos dois lances de prédio de construção não modular onde funcionam atualmente a Administração do Instituto e as Salas de Aula; atualmente conta com nove blocos, distribuídos em mais de 9.000m² de área construída.
Instituto de Estudos da Linguagem, década de 80.
Administração do IEL e as Salas de Aula; atualmente conta com nove blocos, distribuídos em mais de 9.000m² de área construída.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1977
Encontro propõe a formação de técnicos linguistas para possibilitar a extensão da pesquisa a dezenas de línguas indígenas não documentadas e descritas cientificamente, base para proposição de diretrizes para um programa nacional
Jornal de Brasilia – 20 de dezembro de 1977
Jornal de Brasilia
1977
Licenciatura em Letras Diurna, reconhecido pelo MEC.
1978
É criado em 13.04.1978 o Programa de Pós-Graduação, Mestrado, em Teoria e História Literária.
1979
É criado o Programa de Pós-Graduação, Doutorado em Linguística em 01.03.1979.
1981
Encontro Mundial de Linguística, promovido pelo IEL e o Centro de Lógica Epistemológica da Unicamp.
Correio popular, 27 de maio de 1981.
Correio Popular
1985
Video com a apresentação do IEL
1986
Em 30.09.1986 é criado o Mestrado em Linguística Aplicada e o Doutorado em Teoria e História Literária.
1988
O Projeto de Gramática do Português Falado teve início na UNICAMP em 1988, envolvendo mais onze universidades brasileiras, num total de 32 pesquisadores altamente qualificados. Os objetivos são preparar uma gramática de consulta com base nos materiais levantados anteriormente pelo Projeto NURC do Brasil. Foram organizados cinco grupos de trabalho, cada um com um coordenador, sob a coordenação geral de Ataliba T. de Castilho: Fonética e Fonologia (Maria Bernadete M. Abaurre), Morfologia (Margarida Basílio e Ângela Rodrigues), Sintaxe das relações gramaticais (Mary Kato), Sintaxe das classes de palavras (Maria Helena Moura Neves) e Organização textual-interativa (Ingedore Koch). Os resultados parciais foram publicados na série "Gramática do Português Falado", 8 volumes, editados pela Editora da Unicamp. Presentemente, as equipes trabalham na consolidação dos resultados, de que resultará a gramática propriamente dita, em 4 volumes.
Gramática do Português Falado
Capa do primeiro volume de Gramática do Português Falado
Jornal da Unicamp, fevereiro de 1988, edição 17
Jornal da Unicamp
1992
É criado em 01.12.1992 o Doutorado em Linguística Aplicada.
1993
Curso de verão “Língua brasileira”
Estudantes sul-coreanos durante a participação do curso de verão “Língua brasileira”, desenvolvido pelo Centro de Ensino de Línguas, do IEL
1994
Professora de Teoria Literária do IEL ganha Prêmio Jabuti, que tem como tema um conjunto de textos sobre a leitura literária na Escola.
Correio Popular, 27 julho de 1994
Correio Popular
1998
Indígenas de 23 etnias participam de curso de extensão do projeto “História e Conhecimento Linguístico dos Povos Indígenas do Parque Xingu”
Jornal da Unicamp, maio de 1998, edição 131
Jornal da Unicamp
1999
É implantado em Licenciatura em Letras-Português, período noturno.
2002
É implantado em 2002 o Bacharelado em Fonoaudiologia, em parceria com a FCM – Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
2003
Um programa capaz de ler em voz alta qualquer texto escrito em português, sem o sotaque inglês característico dos sistemas produzidos fora do país, foi desenvolvido em conjunto por pesquisadores das áreas de linguística e de engenharia elétrica da Unicamp. Batizado com o nome de Aiuruetê (papagaio verdadeiro na língua tupi), o software permitiu que ao longo de seu desenvolvimento fosse também gerada mão de obra qualificada para a pesquisa brasileira em ciência e tecnologia de fala uma área em que o país ainda depende de sistemas importados.
Aiuruetê
Fábio Violare (FEEC), Eleonora Cavalcante (IEL) e Plínio de Almeida Barbosa (engenheiro eletrônico e Linguista). Projeto interdisciplinar.
Antoninho Perri
2005
Editora da Unicamp inaugura livraria temática no IEL
A Editora da Unicamp inaugurou em 30 de março a nova livraria no campus, cujo acervo é dedicado a assuntos de artes, literatura e humanidades. De acordo com o diretor da Editora, professor Paulo Franchetti, o novo espaço será muito mais que uma livraria. "Nosso objetivo é que, além de comercial, seja um espaço cultural capaz de promover lançamentos e debates com os autores", afirma Franchetti. O espaço conta também com uma área de leitura em frente à livraria, ideal para a realização de happy hours temáticos. A nova livraria está localizada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), em frente à sala da diretoria.
Reitor José Tadeu Jorge durante a inauguração
A inauguração da livraria fez parte das comemorações dos 28 anos de atividades do IEL.
Naldo Cantanti
2006
Um longo corredor humano se formava no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp para festejar o seu fundador, o professor Antonio Candido de Melo e Souza. E não foi com pouca comoção que ele foi ovacionado, sobretudo por alunos, no dia da celebração do trigésimo aniversário do Instituto, quando Antonio Candido enviou uma carta ao então reitor da Universidade Zeferino Vaz, sugerindo a criação da unidade.
IEL festeja 30 anos e o seu fundador, Antonio Candido
Antonio Candido (à esq.) e Fernando Ferreira Costa.
Antoninho Perri
É implantado em 2006 Bacharelado em Estudos Literários, que teve seus primeiros 20 ingressantes em 2006.
2007
O professor Antonio Alcir Bernardez Pécora foi empossado sexta-feira (20) o novo diretor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, durante solenidade ocorrida no auditório da Unidade.
Alcir Pécora assume direção do Instituto de Estudos da Linguagem
Alcir Pécora (à esq), que é professor do Departamento de Teoria Literária, cumpre mandato de diretor do IEL de 2007 a 2011
Neldo Cantanti
2008
Dissertação de mestrado desenvolvida no IEL mostra que os blogs se tornaram uma ferramenta de otimização do aproveitamento no aprendizado escolar.
Jornal da Unicamp, nº 419, Dez. 2008.
Jornal da Unicamp
2008
Unicamp perde professor Luiz Dantas, ex-diretor do IEL - 13/04/2008
Faleceu na madrugada do domingo (13), no Hospital de Clínicas da Unicamp, Luiz Carlos da Silva Dantas, professor há 22 anos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), unidade de ensino e pesquisa da qual foi diretor entre 1999 e 2003.
Luiz Carlos Dantas
Luiz Carlos Dantas foi diretor do IEL entre 1999 e 2003.
Jorge Coli
2008
No âmbito da pesquisa, foram aprovadas no período novas normas que regulamentam a criação de centros internos de pesquisa, que resultou em 2008 em seis novos Centros: OUTRARTE; Estudos Clássicos (CEC); Estudos Hispano-americanos (CEHISP); Estudos sobre Utopia (U-TOPOS); Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise (FESTA); Laboratório de Fonética e Psicolinguística (LAFAPE).
Falecimento de Haquira Osakabe, um dos fundadores do IEL, em 13 de maio de 2008.
Haquira Osakabe
Haquira Osakabe, intelectual desempenhou papel fundamental no IEL, onde deu aulas
Acervo Histórico do Arquivo Central
2009
Oferecimento a partir de 2009, de dois novos cursos de Especialização lato sensu para professores da rede municipal de ensino, em recente convênio com a Prefeitura.
Aquisição, com recurso da Reitoria, do acervo do artista plástico, dramaturgo e escritor Flávio de Carvalho, uma demanda histórica para o Cedae e o acervo do jornalista e escritor “Aloysio Biondi”.
2010
O período foi marcado por reformas físicas substanciais que resultaram em melhorias na infraestrutura da Unidade. A maior ocorreu no Bloco VI, contemplando as salas de aula e a adequação do espaço para criação de um novo anfiteatro. A reforma foi concluída em agosto de 2010, quando foram retomadas as aulas no novo ambiente, que passou a contar com 15 salas de aula totalmente modernizadas. Além das salas de aula, foi criado no mesmo bloco VI o novo anfiteatro, com 96 lugares, ambiente equipado para projeção e sonorização de alto desempenho. Também durante 2010 foi concluída a reforma da sala dos colegiados, com 35 lugares.
Em cerimônia que contou com a participação do reitor Fernando Ferreira Costa, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp inaugurou na tarde dia 06 de outubro as salas de aula reformadas da graduação e da pós-graduação e o seu novo anfiteatro, com capacidade para 100 pessoas.
Inauguração de novas salas de aula no IEL
Alcir Pécora ao microfone ao lado do reitor Fernando Ferreira Costa (à esquerda)
Talita Matias
2010
Docente do
IEL coordena
1º programa
de inclusão
digital para
indígenas
no país
O portal
Kanhgág Jógo
(“Teia Kaingang”),
cujo endereço é
www.kanhgag.org,
é um dos resulta
dos do Projeto Web
Indígena coordenado pelo linguista e professor Wilmar da Rocha
D’Angelis, do Instituto de Estudos
da Linguagem (IEL). É o primeiro
programa brasileiro de inclusão digital desenvolvido para comunidades
indígenas em sua própria língua
materna. Trata-se de uma iniciativa
de inclusão digital pró-ativa primeiramente dirigida ao caingangue, povo
com o qual D’Angelis tem contato
há mais de 30 anos. Mas apresenta
forte vocação para ser abraçado por
outras comunidades indígenas do
país. A página foi construída em
2008 e sua manutenção é quase
exclusivamente feita pelos índios.
Projeto Web Indígena
Caingangues da cidade gaúcha de Iraí durante oficina do Projeto Web Indígena: programa pioneiro
2011
Docentes do IEL, Paulo Franchetti e Marcos Siscar, são finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura.
Paulo Franchetti
Paulo Franchetti, finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura
Antonio Scarpinetti
Marcos Siscar
Marcos Siscar pela segunda vez no Prêmio Portugal Telecom
Antonio Scarpinetti
2011
Precursora da análise do discurso no país, Eni Orlandi é homenageada - 30/06/2011
Após ter trazido há quatro décadas da França para o Brasil a teoria da análise do discurso, a professora Eni Orlandi, do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, recebe homenagem de pesquisadores de todo o país. Com mais de 270 inscritos, o Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso, realizado no IEL até dia (1) é dedicado à docente da Unicamp.
Eni Orlandi
Eni Orlandi, a homenageada do Seminário Interinstitucional de Análise de Discurso.
Antoninho Perri
2011
Matilde Scaramucci toma posse como nova diretora do IEL - 20/01/2011
Foi realizada de fevereiro a outubro, com recursos da CGU/Finep, via Fapesp e do próprio IEL, a reforma completa do Centro de Documentação Cultural ‘Alexandre Eulálio’ (Cedae), incluindo a aquisição de diversos bens permanentes, que melhoraram a qualidade e ergonomia no ambiente de trabalho e de atendimento aos pesquisadores
A professora Matilde Virginia Ricardi Scaramucci é a nova diretora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, tendo como diretor associado o professor Flávio Ribeiro de Oliveira, para o período 2011-2015.
Matilde Scaramucci e Flávio Ribeiro de Oliveira
Matilde Scaramucci e Flávio Ribeiro de Oliveira em cerimônia de posse enquanto diretora e diretor associado do IEL (2001-2015)
Antonio Scarpinetti
2012
Quais as principais ações do Estado brasileiro para a divulgação do português no exterior? De que maneira funciona essa política? Tese de doutorado defendida no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp analisa as ações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, para a promoção internacional do português. O autor, Leandro Rodrigues Alves Diniz, é professor visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, onde ministra disciplinas de linguística e de português para falantes de outras línguas. Sua tese focalizou, especificamente, as iniciativas da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP), que, subordinada ao Itamaraty, atua em mais de 40 países por intermédio da Rede Brasileira de Ensino no Exterior (RBEx), de que fazem parte os Centros Culturais Brasileiros, os Institutos Culturais Bilaterais e os leitorados. Os dois primeiros são instituições encarregadas do ensino do português e da difusão da literatura e de outras expressões artísticas no exterior, enquanto os leitorados são um programa por meio do qual se enviam professores brasileiros para ministrar aulas de português, cultura e literatura brasileiras em universidades estrangeiras.
Leandro Alves Diniz
Leandro Alves Diniz, autor da tese “A promoção de uma língua no exterior não pode ser dissociada de interesses políticos, econômicos e simbólicos”.
2012
Evento no IEL presta homenagem aos professores Carone e Arnoni Prado, fundadores do Departamento de Teoria Literária, pela contribuição que deram a esta área do conhecimento e ao Instituto.
Homenagem aos professores Carone e Arnoni Prado
Mesa do evento, composta pelos professores Francisco Foot Hardman, Carone e Anoni Prado (da esq. para a dir.)
Antonio Scarpinetti
2012
Espaço Cultural do IEL é inaugurado e integra um grande conjunto de obras da Unicamp 03/12/2012
O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) acaba de ganhar um espaço de confluência da comunidade em um ponto central da Unicamp, localizado onde ficava o antigo restaurante Carpe Diem. Trata-se do Espaço Cultural do IEL. A solenidade de inauguração ocorreu na tarde desta segunda-feira. Segundo o reitor Fernando Costa, esta estrutura, que sofreu uma reforma antes de se tornar o Espaço Cultural, é de primeira linha e está sendo colocada à disposição da Universidade como um todo, principalmente como referência no campo da Linguagem, Humanidades e Artes.
Espaço Cultural do IEL é inaugurado e integra um grande conjunto de obras da Unicamp
Inauguração do Espaço Cultural do IEL pelo reitor, Fernando Costa, e a diretora do IEL, Matilde Scaramucci
Antoninho Perri
2012
Foi concluído, em dezembro , o Centro Cultural do IEL, como um novo ambiente para atividades acadêmicas e culturais no Bloco IX. Com área de 415m², divide-se em três espaços: sala de videoconferências; auditório especial e uma área livre de Exposições.
O Projeto FAP-Livros, que resultou na aquisição para a Biblioteca do IEL de 8.863 livros, dentre autores nacionais e estrangeiros, com um aporte investido de R$ 875,3 mil. No âmbito do ensino, a graduação manteve o tradicional padrão de qualidade nos seus três cursos regulares – Letras, Linguística e Estudos Literários –, além do curso de Fonoaudiologia em corresponsabilidade com a FCM. Ao mesmo tempo buscou-se melhorar a grade curricular, o catálogo e ações didáticas ou de suporte geral
2015
O docente Flávio Ribeiro de Oliveira tomou posse nesta terça-feira (20) como diretor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) durante cerimônia presidida pelo reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.
Posse de Flávio de Oliveira
Tadeu Jorge empossa o novo diretor, o docente Flávio Ribeiro de Oliveira
Antonio Scarpinetti
2015
O semanticista Rodolfo Ilari recebeu na tarde desta quarta-feira (17) o título de professor emérito da Unicamp, em solenidade realizada na sala do Conselho Universitário (Consu). A assembleia universitária foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge e contou com a presença de autoridades da Universidade, familiares do homenageado, professores, estudantes e funcionários. Ilari foi apadrinhado pelo amigo e também professor emérito Ataliba Teixeira de Castilho.
Rodolfo Ilari recebe o título de professor emérito
Da esq. Para a dir. Ilari, Tadeu Jorge, e Carlos Vogt., em homenagem à Ilari
Antonio Scarpinetti
2016
Grupo lança curso de português para estudantes estrangeiros
Pioneiro no ensino de línguas em meio digital no Brasil, o Grupo de Pesquisa E-Lang, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, está lançando um curso de português avançado para estudantes estrangeiros através do Coursera – plataforma educacional gratuita que oferece os chamados Moocs (Massive Open Online Courses), em parceria com importantes instituições de ensino e que possui mais de 12 milhões de usuários em todo o mundo.
“Read in Web”
Aluna do “Read in Web”, curso oferecido aos alunos de pós-graduação e implantado em 2000: Conteúdo formulado por professores do IEL e do CEL
Antonio Scarpinetti
2016
A Unicamp firmou na Casa do Professor Visitante (CPV), um acordo de cooperação com o povo indígena Paiter Suruí, localizado no município de Cacoal, estado de Rondônia. Com a cooperação será possível o estabelecimento das bases de trabalho conjunto para a realização de cursos de educação superior no território Paiter Suruí, voltados para as sociedades indígenas. O acordo foi assinado pelo reitor da Unicamp José Tadeu Jorge e pelo cacique Almir Narayamoga Suruí, líder maior do povo Paiter Suruí e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Rondônia.
Acordo de cooperação com o povo indígena Paiter Suruí
O Reitor Tadeu Jorge e o líder maior do povo Paiter Suruí, Almir Narayamoga Suruí
Antonio Scarpinetti
Instituto de Estudos da Linguagem - Hoje
Reitoria - Unicamp
Reitoria - Unicamp
O Instituto de Estudos da Linguagem: apresentação, 1985.
Instituto de Estudos da Linguagem - Mostra Unicamp 50 Anos