O Instituto de Estudos da Linguagem é uma unidade de ensino e pesquisa que desenvolve trabalhos em linguística, linguística aplicada, teoria literária e divulgação científica e cultural

1968

O Conselho Diretor aprovou a proposta de criação do Grupo de Lingüística em reunião de 01.10.68, elaborada pelos professores Fausto Castilho e Rubens Murillo Marques, [1968]. Foi criado o Departamento de Linguística vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), voltado para a formação linguístico-literária, em que se propunha investir na qualificação teórica, centrando as atenções no estudo científico das línguas, com atenção específica para a língua portuguesa, o estudo da literatura e para as literaturas de língua portuguesa.

1970

O curso de Bacharelado em Linguística, é reconhecido pelo Conselho Federal de Educação.

1974

Foi elaborado uma justificativa do projeto de constituição do Centro de Lingüística Aplicada, do Departamento de Lingüística do IFCH, encaminhado pelo Prof. Dr. Manoel Tosta Berlinck, Diretor do IFCH a Zeferino Vaz, conforme ofício IFCH nº421/74, 25.06.74 .

1975

Para a implantação Centro de Lingüística Aplicada foi criado um grupo especial de trabalho para elaborar estudos e apresentar projeto de estruturação do Instituto de Letras, objetivando licenciaturas, especializações e pós-graduação, conforme Resolução do Reitor, de 17.02.75 “Por volta de 1975, vários fatores levaram esse Departamento a buscar uma atuação mais autônoma em face do IFCH, ao mesmo tempo em que era criada uma licenciatura em letras. A necessidade de profissionalizar os egressos do bacharelado em linguística como professores de português do segundo grau fez com que às disciplinas do Bacharelado em Linguística fossem acrescentadas, inicialmente como opcionais, as disciplinas de literatura exigidas pelo currículo mínimo de Letras. Para dar conta destas últimas, foi contratado um grupo de renomados especialistas em teoria literária, literatura portuguesa e literatura brasileira. A qualificação e ampliação do próprio corpo docente foram sedimentando uma cultura acadêmica diferente da que prevalecia no IFCH. “

O Conselho Diretor da UNICAMP aprovou a criação do novo Instituto, formalmente criado pelo Decreto Estadual n°. 9597, de 21/03/1977, que resultava, tecnicamente, em separar do IFCH o Departamento de Linguística e o Centro de Linguística Aplicada (criado oficialmente em 1974), antepassado dos atuais Departamento de Linguística Aplicada-DLA (criado em 1982) e Centro de Ensino de Línguas-CEL (criado em 1986).

Constituiu-se um grupo especial de trabalho para elaborar estudos e apresentar um projeto de estruturação do Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística – Mestrado, criado oficialmente em 30.12.1975

1976

O Conselho Diretor aprovou, em princípio, a instalação do Instituto de Letras.

Foi encaminhando projeto de constituição do IEL elaborado sob a coordenação do Prof. Dr. Antonio Cândido de Mello e Souza, de acordo com o Ofício IFCH nº 903/76, 30.11.76 - do Prof. Dr. Wilson Cano, Diretor do IFCH e do Prof. Dr. Carlos Alberto Vogt, Chefe do Departamento de Lingüística a Zeferino Vaz.

Processo de Constituição do Instituto de Estudos da Linguagem

Instituto de Estudos da Linguagem, década de 80.

Jornal de Brasilia – 20 de dezembro de 1977

Correio popular, 27 de maio de 1981.

Gramática do Português Falado

Jornal da Unicamp, fevereiro de 1988, edição 17

Curso de verão “Língua brasileira”

Correio Popular, 27 julho de 1994

Jornal da Unicamp, maio de 1998, edição 131

Aiuruetê

Reitor José Tadeu Jorge durante a inauguração

IEL festeja 30 anos e o seu fundador, Antonio Candido

Alcir Pécora assume direção do Instituto de Estudos da Linguagem

Jornal da Unicamp, nº 419, Dez. 2008.

Luiz Carlos Dantas

Haquira Osakabe

Inauguração de novas salas de aula no IEL

Projeto Web Indígena

Paulo Franchetti

Marcos Siscar

Eni Orlandi

Matilde Scaramucci e Flávio Ribeiro de Oliveira

Leandro Alves Diniz

Homenagem aos professores Carone e Arnoni Prado

Espaço Cultural do IEL é inaugurado e integra um grande conjunto de obras da Unicamp

Posse de Flávio de Oliveira

Rodolfo Ilari recebe o título de professor emérito

“Read in Web”

Acordo de cooperação com o povo indígena Paiter Suruí

Instituto de Estudos da Linguagem - Hoje

O Instituto de Estudos da Linguagem: apresentação, 1985.

Instituto de Estudos da Linguagem - Mostra Unicamp 50 Anos


Outras unidades desta área