IE - Instituto de Economia
1967
Em 12 de setembro o Conselho Diretor aprovou a proposta de Zeferino Vaz para criação do DEPES, núcleo inicial do futuro Instituto de Ciências Humanas, com implantação para o 2º semestre de 1968.
Em 21 setembro o Conselho Diretor aprovou a contratação do Prof. Fausto Castilho como Professor Colaborador para assumir os encargos necessários à implantação do DEPES, com início das atividades em agosto de 1968.
1968
O Programa de Implantação do DEPES, elaborado pelos professores Ferdinando de Oliveira Figueiredo, Roberto Ruiz de Gamboa e Wilson Cano, é encaminhado a Zeferino Vaz em 26 de março de 1968.
O Conselho Diretor aprovou o convênio celebrado entre a Unicamp e a CEPAL/ILPES para a realização de cinco cursos de pós-graduação setorial no DEPES, durante o quinquênio 1968-1972, em 18 de junho de 1968.
1970
O Instituto começa a oferecer o curso de bacharelado em Ciências Econômicas, em nível de Graduação.
1971
A Câmara Curricular opinou favoravelmente à suspensão, por um ano, do Curso de Programação Especializada que o DEPES vinha ministrando há dois anos em convênio com o ILPES, devendo recomeçar em 1972.
1973
É criado, pela Portaria GR nº 44/73, publicada no Diário Oficial em 05 de maio de 1973, o Centro Técnico de Assessoria Empresarial (CTAE) junto ao Departamento de Economia e Planejamento Econômico.
1974
Teve início o curso de Pós-Graduação em Economia, em nível de Mestrado.
1977
Foi inaugurado o curso de Doutorado em Economia. Foram inaugurados também os cursos de Doutorado em História Econômica, Teoria Econômica, Política Econômica (com três subáreas: Política Macroeconômica, Política Industrial e Política Agrícola) e Política Social.
1978
Wilson Cano, autor do livro “Raízes de Concentração Industrial em São Paulo”, e Sérgio Silva, autor do livro “Expansão Cafeeira e Origem da Indústria no Brasil”, recebem o “Prêmio Visconde de Cairu” do Instituto Roberto Simonsen.
Recorte do jornal Correio Popular, do dia 1 Junho de 1978, discorrendo sobre os prêmios recebidos por Wilson Cano e Sérgio Silva.
Correio Popular
É criado o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT).
Matéria de abril de 1989, do Jornal da Unicamp, fala sobre os estudos do CESIT
Jornal da Unicamp
1980
Em 06 de novembro o Conselho Diretor aprovou a implantação definitiva do Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) em substituição ao DEPES.
1983
Em 17 novembro é encaminhado projeto de constituição de um Instituto de Economia a partir do desmembramento do DEPE - Departamento de Economia e Planejamento Econômico/IFCH, de acordo com o ofício IFCH nº 631/1983, do Prof. André Maria Pompeu Villalobos, Diretor do IFCH, ao Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, Reitor da Unicamp.
1984
É emitido o Parecer SG nº 352/1984, do Coordenador Geral da Universidade, Ferdinando de Oliveira Figueiredo, favorável à criação do Instituto de Economia.
São designados Andréa Calabi, Adroaldo Moura da Silva e Fernando Novaes para constituírem a Comissão Especial incumbida de emitir parecer sobre a proposta de criação do Instituto de Economia, de acordo com a Portaria GR nº 60/1984.
A Comissão Especial foi favorável à proposta de criação do Instituto de Economia, de acordo com o Parecer SG nº 411/1984, 19 de março de 1984.
O Conselho Diretor aprovou o Parecer SG nº 411/1984.
O Decreto nº 22.577, de 16 de agosto de 1984, publicado no D.O.E de 17 de agosto de 1984 - acrescentou o Instituto de Economia como item 9 do Artigo 5º dos Estatutos, dentre outras alterações. Processo nº 6685/1983, fl. 58.
Diário do Povo, 17 de agosto de 1984
Diário do Povo
1985
É criado, em 8 de maio, o Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais – CERI. É um Centro Interdisciplinar de Pesquisas do Instituto de Economia (IE) da Unicamp.
Paulo Renato (reitor) cumprimentando o então presidente Jose Sarney, após descerramento da placa de inauguração do Instituto de Economia.
Antoninho Perri
1986
Instituto de economia cria o curso de Doutorado em Economia do Setor Público.
Jornal da Unicamp, setembro de 1986
Jornal da Unicamp
1990
Economista vence prêmio Brasil de Economia, versão 1989.
Jornal da Unicamp, fevereiro de 1990
Jornal da Unicamp
José Carlos Miranda, economista e docente do IE, vencedor do Prêmio Brasil de Economia
Jornal da Unicamp
1991
A partir de 1991 foram introduzidas áreas de concentração no curso de Doutorado: História Econômica, Teoria Econômica, Política Econômica (com três subáreas: Política Macroeconômica, Política Industrial e Política Agrícola) e Política Social. Além desses, o Instituto mantém um curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo e cursos de Extensão nas áreas de Economia e Administração.
1992
Economista e professor da Unicamp, Walter Barelli, coordenou curso sobre Técnicas de Governo.
Jornal da Unicamp, junho de 1992. Walter Barelli coordena cursos sobre Técnicas de Governo.
Jornal da Unicamp
Economista Walter Barelli fala para o Jornal da Unicamp sobre a década de 90. Junho de 1992
Jornal da Unicamp
1993
O Parecer CEPE nº 177/1993 é favorável à criação do Departamento de Teoria Econômica.
O Parecer CEPE nº 178/1993 é favorável à criação do Departamento de Política e História Econômica.
2002
O professor de economia agrícola da Unicamp, José Graziano da Silva, autor do programa Fome Zero, expõe plano social de governo.
Professor do Instituto de Economia (IE), José Graziano da Silva. Novembro de 2002
Antoninho Perri
Da política de ciência e tecnologia à cultura de inovação. Livro Branco da Ciência, Tecnologia e Inovação propõe diretrizes para os próximos dez anos.
Jornal da Unicamp, setembro de 2002
Jornal da Unicamp
Antonio Marcio Buanain foi um dos redatores do Livro Branco da Ciência, Tecnologia e Inovação (LB). Setembro de 2002
Jornal da Unicamp
Márcio Percival assume direção do IE
Mesa da cerimônia de posse. Da esq. para a dir.: O reitor Carlos Henrique de Brito Cruz, o vice-reitor José Tadeu Jorge, o presidente da Fapesp Carlos Vogt, o ex-diretor do IE Paulo Baltar e o novo diretor do instituto, Márcio Percival. Dez., 2003.
Antoninho Perri
2003
O professor Márcio Percival Alves Pinto assume a direção do Instituto de Economia (IE).
Trabalho do IE objetiva gerar instrumento voltado para políticas públicas
Jornal da Unicamp, 19 de julho a 01 de agosto de 2004
Jornal da Unicamp
2004
Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, coordenada pelo professor Wilson Suzigan, desenvolveu uma metodologia que permite mapear estatisticamente e caracterizar estruturalmente os chamados sistemas ou arranjos produtivos locais, mais conhecidos pela sigla APLs.
Prof. Wilson Suzigan fala sobre o trabalho da equipe em relação às APLs. Jullho de 2004.
Jornal da Unicamp
2006
A safra de economistas que prosperou na Unicamp a partir dos anos 1970, consolidou uma das principais escolas do pensamento econômico no Brasil, acirrando o debate sobre várias questões, entre as quais o papel do Estado na economia e as possibilidades de desenvolvimento das economias periféricas, especialmente a brasileira. (Jornal da Unicamp, mai., 2006. Ed. 324).
Economistas oriundos da Unicamp a partir da década de 1970
Economista Wilson Cano, parte do grupo de economistas que prosperaram na Unicamp a partir dos anos 1970.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Economista João Manuel Cardoso de Mello, parte do grupo de economistas que prosperaram na Unicamp a partir dos anos 1970.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Economista Maria da Conceição Tavares, parte do grupo de economistas que prosperaram na Unicamp a partir dos anos 1970.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Economista Luciano Coutinho, parte do grupo de economistas que prosperaram na Unicamp a partir dos anos 1970.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Economista Luiz Gonzaga Belluzzo, parte do grupo de economistas que prosperaram na Unicamp a partir dos anos 1970.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Economista José Serra
Acervo Histórico do Arquivo Central
2007
Participação feminina cresce em todos os segmentos do mercado de trabalho.
Autora de pesquisa desenvolvida no IE atribui maior inserção da mulher à abertura do leque de ocupações.
Jornal da Unicamp
A professora Eugenia Troncoso Leone: “Vale destacar que o desempenho das mulheres deu-se num período em que a atividade econômica do país foi bastante modesta”. Nov., 2007.
Antoninho Perri
2008
Em 2008, o curso de Economia comemorou 40 anos de existência com a realização dos seguintes seminários: "Globalização Financeira e Padrão Monetário Internacional”; “Padrões Produtivos e Tecnológicos: tendências mundiais e o Brasil”; “A Crise Internacional e o Brasil”; “Uma Estratégia de Desenvolvimento para o Brasil”. Além do Seminário “A Luta pelos Direitos Sociais: conquistas e novos desafios – 20 anos da Constituição cidadã 1988-2008”. Ocorreram, ainda, outros dois eventos internacionais, o I Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira e a conferência “Desenvolvimento Global: desafios as estratégicas sindicais”, esta em parceira com a Global Labour University. (relatório da gestao2005_2009)
Para participação do ciclo de seminários, o Instituto de Economia trouxe, entre outras pessoas, Dilma Rousseff.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é uma entre os ex-alunos do Instituto de Economia (IE) da Unicamp a participar do Ciclo de Seminários “Transformações Estruturais, Crise Mundial e o Brasil”. Na palestra inaugural “Um projeto para o Brasil”, Dilma falou sobre os problemas do desenvolvimento econômico brasileiro, bem como os projetos e as perspectivas do desenvolvimento nos próximos anos. “Convidamos a Dilma porque, além de ter sido aluna de mestrado e doutorado do IE, ela é gestora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, disse o professor Luiz Gonzaga de Mello Beluzzo, coordenador do evento.
Mesa coordenadora do Seminário “Transformações Estruturais, Crise Mundial e o Brasil”., que contou com a participação de Dilma Rousseff. Novembro de 2008.
Portal da Unicamp
2008
O Professor Wilson Cano, do Instituto de Economia, recebe do CNPq o prêmio de Pesquisador Emérito 2008.
Prof. Wilson Cano, do IE, recebe prêmio do CNPq
Jornal da Unicamp, 26 de maio a 01 de junho de 2008
Jornal da Unicamp
Professor Wilson Cano, ganhador do Prêmio de Pesquisador Emérito 2008.
Jornal da Unicamp
2009
Comunidade acadêmica despede-se de Jorge Tapia
Dirigentes, professores, estudantes e funcionários da Unicamp acompanharam, no dia 17 de dezembro deste ano, o sepultamento do professor Jorge Ruben Biton Tapia, ocorrido no Cemitério Parque das Aléias, em Campinas. O docente, que era vinculado ao Instituto de Economia (IE) e ocupava o cargo de assessor especial do Gabinete do Reitor, faleceu na madrugada do próprio dia 17.
Portal da Unicamp
“Entre 2005 e 2009 houve a concretização de convênios importantes. Um deles é o convênio com a FAO , que oferecerá a Cátedra FAO de Segurança Alimentar e Nutricional – após concorrência com instituições latino-americanas –, a qual propiciará um novo espaço de pesquisa e docência interdisciplinar. O convênio internacional firmado com a Organização Internacional do Trabalho – OIT possibilitou o oferecimento do curso de mestrado internacional em Economia Social e do Trabalho, no âmbito da rede da Universidade Global do Trabalho. O convênio com a Southwestern University of Finance and Economics , da China, possibilitou intercâmbio de alunos, além da cooperação em outros assuntos.” (Relatório da gestão 2005-2009)
Cátedra Ipea para o Desenvolvimento - Patrono Ignácio Rangel – Professor. Dr. Carlos Antonio Brandão, do Instituto de Economia.
2010
Em 2010, o Professor Dr. Davi Dequech Filho, do Instituto de Economia, recebe o Prêmio de Pesquisa Thyssen-Humboldt Short-Term Fellowship, da Humboldt Foundation.
2011
Fernando Sarti assumiu, no dia 05 de outubro, a direção do Instituto de Economia (IE) da Unicamp.
Fernando Sarti assinando termo de compromisso para ser empossado como diretor do IE. Out., 2011.
Antonio Scarpinetti
Alunos do Instituto de Economia são premiados por seus trabalhos
Prêmio da AFIT - Association for Institutional Thought – de melhor trabalho doutoral para Ramon de Souza Luz, escrito em coautoria com Professor Dr. Paulo Sérgio Fracalanza;
Prêmio Capes de Tese, concedido à melhor tese intitulada: “Instituições e Desenvolvimento: críticas e alternativas à abordagem de variedades de capitalismo”, desenvolvida pelo aluno Claudio Roberto Amitrano, sob a orientação do Professor Dr. Antonio Carlos Macedo e Silva.
2012
Alunos de graduação do IE vencem a II Gincana Nacional de Economia.
Diego (esq.) e Rodolfo(dir.), durante etapa estadual da gincana. Set., 2012.
Álbum particular
Pedro Biffi, o funcionário que povoou o IE de árvores. Com 27 anos de carreira no Instituto de Economia, o secretário da pós-graduação povoou o Instituto de Economia de árvores.
Jornal da Unicamp
Pedro Antonio Biffi caminha entre as árvores do instituto: “A pessoa faz seu ambiente”. Mai., 2012.
Antonio Scarpinetti
Pesquisadores do Instituto de Economia da Unicamp são premiados
Prêmio Edson Potsch Magalhães – SOBER foi concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural, intitulada de “O sistema logístico e os impactos da segregação dos grãos diferenciados: desafios para agronegócio brasileiro”, da aluna Andrea Leda Ramos de Oliveira, sob a orientação do Professor Dr. José Maria Ferreira Jardim da Silveira;
Prêmio Capes de Tese, concedido a melhor tese: “Instituições e desenvolvimento: críticas e alternativas à abordagem de variedades de capitalismo”, da aluna Mariana de Azevedo Barretto Fix, sob a orientação do Professor Wilson Cano.
2013
Empreendimentos solidários têm papel na inserção social de grupos marginalizados, ajudando pessoas pouco qualificadas a obter renda, aponta estudo realizado no Instituto de Economia.
Jornal da Unicamp
Seminário Macroeconomics and Policy Interventiondeve marca o início da cooperação entre a Universidade de Leeds e a Unicamp.
À esq., professor da área de economia da Universidade de Leeds, Giuseppe Fontana. Segundo ele, é importante ter campo de pesquisa e intercâmbio acadêmico mundial diante dos desafios da economia e sociedade são mundiais. Mar., 2013.
Antonio Scarpinetti
Instituto de Economia da Unicamp promove seminários sobre aspectos do desenvolvimento brasileiro, com ênfase nas questões econômicas sociais.
Professor André Biancareli, coordenador do primeiro seminário realizado: “Vamos discutir, sob uma perspectiva desenvolvimentista, quais foram os avanços e insuficiências gerados por essa forma de condução da economia brasileira”. Mar., 2013.
Antoninho Perri
O Instituto de Economia (IE) da Unicamp inaugurou um novo auditório, batizado com o nome do professor Jorge Ruben Biton Tapia, que foi docente e diretor da unidade.
Da esq., para a dir., o Reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge; a viúva de Tapia, a professora Silvia Figueirôa; e o diretor do IE, Fernando Sarti. Ago., 2013.
Antoninho Perri
2014
Unicamp e Wilson Cano são premiados pelo Conselho Federal de Economia
O Conselho Federal de Economia (Confecon) premiou a Unicamp e o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), respectivamente como Destaque Econômico do Ano (modalidade Academia) e Personalidade Econômica do Ano 2013, em solenidade em Goiânia. A premiação ocorreu na abertura do 24º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), que vai até 6 de setembro e tem como tema central “Por um projeto de nação: política econômica, pacto federativo e desenvolvimento regional”.
Professor Wilson Cano, premiado pelo Confecon.
Antoninho Perri
Pesquisadora obtém prêmio com estudo sobre impactos econômicos do novo Código Florestal
Um estudo sobre os impactos econômicos do novo Código Florestal rendeu à pesquisadora Paula Bernasconi, do Instituto de Economia da Unicamp (IE), o Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. A distinção foi concedida pela Escola de Administração Fazendária, vinculada ao Ministério da Fazenda, do governo federal. Paula Bernasconi desenvolveu a pesquisa como parte de sua dissertação de mestrado defendida recentemente no IE. Ela obteve a 3ª colocação, na categoria profissionais.
2015
Professor Paulo Sérgio Fracalanza assume direção do Instituto de Economia.
Professor Fracalanza assina o termo de posse. Out., 2015.
Antonio Scarpinetti
Dissertação de mestrado do economista Rodrigo de Oliveira Taufic, defendida no Instituto de Economia (IE) da Unicamp, foi contemplada com a menção honrosa do IX Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).
Orientado pelo professor Humberto Miranda do Nascimento, o trabalho de Taufic tenta articular teórica e empiricamente o processo de expansão urbana e as relações campo-cidade por meio da análise de um caso concreto: a constituição do acampamento rural Elizabeth Teixeira, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado no Horto Florestal Tatu, na cidade de Limeira (SP).
Tese analisa impactos regionais da desindustrialização no país e aponta que São Paulo é o Estado mais afetado por ter parque produtivo diversificado.
Foto retirada do Jornal da Unicamp, ed., 634 de 2015, p. 6 e 7.
Jornal da Unicamp
Instituto de Economia (IE) lança associação de alunos e ex-alunos.
Gabriel G. Cyrilo, um dos idealizadores da Ex-AECO e organizador do evento de lançamento: “a constituição de uma associação que pudesse promover a integração entre atuais e ex-alunos do IE era uma antiga aspiração da comunidade acadêmica do IE."
Portal da Unicamp
2016
Evento no Instituto de Economia debate inovação na agricultura. Ocorre lançamento do livro O Instituto de Propriedade Intelectual e Inovação na Agricultura (Ideia, 384 páginas), que reúne uma série de estudos e contribuições do ponto de vista estratégico sobre o papel da agricultura para o país.
Da esq. para a dir., Maria Beatriz M. Bonacelli, do Instituto de Geociências (IG); ex-pesquisadora da Unicamp, Cássia C. Mendes; e Antônio M. Buainain, do IE; orgs. do livro O Instituto de Propriedade Intelectual e Inovação na Agricultura. Jun/2016
Portal da Unicamp
Instituto de Economia - Hoje
Reitoria - Unicamp
Reitoria - Unicamp
Professores do IE falam sobre o Instituto, 1986.
Depoimentos do Diretor e dos Professores do IE, 1989.
Debate sobre a constituinte, 1987.
Celso Furtado recebe o título "Honoris Causa", 1990.
Professor Otaviano Canuto fala sobre o Pacote de Ajuste Fiscal no Jornal da EPTV, 1998.
Professor Luiz Gonzaga Beluzzo participa de Programa da TV Gazeta e fala sobre as Eleições, 1998.
Ciclo de Debates do Instituto de Economia faz balanço dos 20 anos da constituição, 2008.
Projeto Memória Científica com o Prof. Wilson Cano, 2014.
III Escola de Interpretes do Brasil, 2015.
Inauguração da Associação de alunos e ex-alunos do IE, 2015.
Instituto de Economia - Mostra Unicamp 50 Anos