FEF - Faculdade de Educação Física
1985
A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp é criada em 1985 com a implantação do Curso de Graduação nas modalidades de Bacharelado em Técnicas Desportivas e de Licenciatura.
Vista atual das quadras da Faculdade de Educação Física
1968-1969
O núcleo inicial do que mais tarde seria a Faculdade de educação Física (FEF) começou a se delinear em 1968/1969, quando os professores João Batista Tojal e Carlos Luiz Mossa davam aulas de treinamento esportivo para as turmas de Medicina no Clube Fonte São Paulo, localizado no Guanabara. Três anos depois, quando é criada a Atrefe, cuja sede funcionava no Colégio Técnico Bento Quirino (Rua Culto à Ciência), as aulas passaram a ser ministradas na então longínqua praça de esportes do bairro São Bernardo. A situação dos alunos e dos professores só não era mais desconfortável porque, na época, algumas unidades funcionavam na região central de Campinas, e a Universidade oferecia ônibus fretados para esse deslocamento.
1971
A obrigatoriedade da educação física para o ensino superior, por meio do Decreto-Lei Federal 705/1969, de 25 de julho de 1969, e do Decreto Federal 69.450/1971, de 01 de novembro de 1971, fez com que fosse implantado na Unicamp a Educação Física Desportiva e Recreativa (Atrefe), como disciplina normal dos currículos de graduação (Portaria GR 32/1972, de 07 de abril de 1972), tendo como órgão responsável a Assessoria Técnica da Reitoria para Educação Física e Esportes (Atrefe), subordinada ao Gabinete do Reitor (GR).
Depoimento concedido ao site da FEF. Disponível em: http://www.fef.unicamp.br/fef/historico/inicio .
Construção das quadras da Atrefe. 1972-1973
Acervo Histórico do Arquivo Central
1972-1974
Atento à crescente demanda, o primeiro coordenador da Atrefe, professor Idílio Alcântara de Oliveira Abate, solicitou a Zeferino um local adequado para a prática esportiva. Em dois anos – 1972 e 1973 – foram construídas 13 quadras, dois vestiários e um prédio para abrigar a sede da unidade, cujo funcionamento teve início em 1974.
Construção das quadras da Atrefe. 1972-1973
Acervo Histórico do Arquivo Central
Três professores foram destacados para auxiliar Tojal e Mossa: Maria Lúcia Guedes Pinto Francischetti, Otávio Nogueira de Camargo – que já atuavam no Colégio Técnico – e Milton Arrivabene, que foi contratado. À medida que novos cursos foram sendo criados, à Atrefe eram incorporados professores para dar conta do grande número de alunos, a tal ponto que o órgão vinculado à Reitoria chegou a ter 33 profissionais para ministrar aulas de Educação Física nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.
Vista geral da Unicamp e quadras da Atrefe. 1973
Acervo Histórico do Arquivo Central
Construção do vestuário da Atrefe. 1975
Acervo Histórico do Arquivo Central
Prof. Ídico Pelegrinotti
Acervo Histórico do Arquivo Central
1980
Paralelamente ao incremento das atividades, Tojal mantinha firme seu propósito de criar uma unidade de nível superior. Uma das ações implementadas por seu grupo, tendo à frente o professor Ídico Luiz Pelegrinotti, serviu de laboratório para essa aspiração. No começo dos anos 80, os professores iniciaram um programa envolvendo alunos de todos os cursos da Universidade – os quais cumpriam quatro semestres obrigatórios de Educação Física. Nessa experiência, o estudante aprendia fundamentos de condicionamento físico aeróbico, de esforço cardiológico, utilização de sobrecarga, entre outros conceitos da atividade física e esportiva. No início e no final do curso, testes de rendimento eram feitos na avenida de entrada do campus, e o aluno recebia um livreto com orientações para se exercitar em casa.
Da direita para esquerda: Miriam Ferraresi, Vera Madruga, Prof. José Tojal (5º) e Bráulio Araújo Júnior. outubro de 1983
João Batista Tojal
1981-1982
Em 1981, durante um jantar na casa do cirurgião vascular John Cook Lane, que naquele dia defendera sua tese de doutorado, Tojal revelou ao médico José Aristodemo Pinotti, então diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a intenção de criar uma faculdade. Disse a ele que estava estudando alguns conceitos formulados pelo teórico espanhol José Maria Cagigal, os quais cairiam como uma luva em seu projeto de implantar uma faculdade diferente de todas instaladas no país. Algum tempo depois do jantar, em abril de 1982, Pinotti seria empossado reitor. Logo depois de sua posse, numa visita à Atrefe, Pinotti perguntou a Tojal se seus planos estavam ainda em pé. Diante do entusiasmo do professor, o reitor recomendou que ele estudasse e formulasse um projeto, com justificativa para o curso, pavimentando o pedido para a sua criação.
1984
Durante dois anos, Tojal e os professores Wagner Wey Moreira, Ídico Luiz Pelegrinotti, Bráulio Araújo Júnior e Milton Arrivabene se debruçaram sobre as diretrizes do futuro curso. João Batista Tojal redigiu o texto que foi entregue ao Conselho Universitário em agosto de 1984, propondo a criação da unidade. A proposta teve acolhida favorável do então Conselho Diretor da Universidade, em dezembro do mesmo ano. Pinotti incumbiu o coordenador geral dos institutos, professor Ubiratan D’Ambrosio, de cuidar dos trâmites burocráticos da implantação. D’Ambrosio disse a Tojal que seria difícil transformar o curso em instituto, mas não em faculdade, o que realmente viria a ocorrer.
Primeira página do Relatório enviado ao reitor. 27 de novembro de 1984.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Em 27 de novembro de 1984 o relatório da comissão designada pelo conselho Diretor foi enviado ao parecer do reitor sobre a criação da Faculdade de Educação Física(FEF).
Construção da piscina, fevereiro 1984.
João Batista Tojal
Acervo Histórico do Arquivo Central
Em 1985 foi enviado documento com a prosposta de divisão departamental para o Conselho Diretor.
Primeiro Vestibular
Correi Popular, 17 janeiro de 1985
Acervo Histórico do Arquivo Central
1985
A Faculdade de Educação Física (FEF) é criada pelo Decreto Estadual 23.646/1985, de 10 de julho de 1985 com a implantação do curso de Graduação nas modalidades de Bacharelado em Técnicas Desportivas e de Licenciatura.
As instalações para as aulas teóricas eram precárias. A administração da nova unidade funcionava ainda no prédio da Atrefe. Havia pouco ali: dois vestiários, um ambulatório médico, uma sala onde funcionava a administração e outra para cuidar dos créditos. As aulas teóricas eram ministradas no Ciclo Básico.
Exame de aptidão para o vestibular de Educação de Física, realizada na escola de cadetes. Fevereiro de 1985
João Batista Tojal
Correio Popular, 09 de fevereiro de 1984
Acervo Histórico do Arquivo Central
Lista de convocados para a segunda fase do vestibular.
Grupo de funcionários, agosto de 1985.
João Batista Tojal
Obras de construção da Faculdade de Educação Física (FEF), agosto de 1985.
João Batista Tojal
Construção da pista de atletismo, agosto de 1985.
João Batista Tojal
Prof. José Gomes Tojal, quando diretor da Faculdade de Educação Física (FEF).
Acervo Histórico do Arquivo Central
1986
Prof. José Tojal, indicado como diretor convocou os 33 professores do antigo núcleo e perguntou a todos se pretendiam permanecer como docentes do curso. Do grupo original, cerca de 15 foram envolvidos imediatamente. Alguns docentes foram contratados e outros, pertencentes a outras unidades da Unicamp, passaram a prestar colaboração: Antonia Dalla Pria Bankoff (IB); o historiador e professor de Educação Física Ademir Gebara (IFCH); o médico e matemático Euclides Custódio de Lima Filho (Imecc); e os biólogos Antonio Carlos Boschero e Aníbal Vercesi (IB).
Inauguração da Faculdade de Educação Física (FEF) pelo reitor Jose Aristodemo Pinotti e Tânia Gomes Felipe. 16 de abril de 1986.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
Em 16 de abril de 1986 foi inaugurado o prédio principal da Faculdade de Educação Física(FEF)da Unicamp.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
Acervo Histórico do Arquivo Central
Inauguração do prédio principal da Faculdade de Educação Física, José Aristodemo Pinotti (ao microfone) e João Batista Gomes Tojal, Bráulio Araújo Júnior (atrás), Newton Homem de Mello Prado (atrás), Paulo Ferreira de Araújo (camisa listrada), Edson Carlos Nogueira (uniforme), Tânia Gomes Felipe e Sinval dos Santos Carmo (esquerda).
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (Ascom)
Acervo Histórico do Arquivo Central
Inauguração do prédio principal da Faculdade de Educação Física (FEF), José Aristodemo Pinotti e João Batista Andreotti Gomes Tojal, em primeiro plano. Da esquerda para direita: Bráulio Araújo Júnior (atrás), Newton Homem de Mello Prado (braços cruzados), Paulo Ferreira de Araújo (camisa listrada), Márcia Oliveira e Tânia Gomes Felipe, João Custódio Filho (camisa quadriculada) e Vilma Leni Picollo.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Trecho do discurso proferido pelo Prof. João Gomes Tojal na inauguração do prédio principal da Faculdade de Educação Física (FEF).
Acervo Histórico do Arquivo Central
1986
São criados cursos de extensão universitária na Faculdade de Educação Física (FEF).
Alunos jogando vôlei nas quadras da Faculdade de Educação Física (FEF). Agosto de 1986
João Batista Tojal
Visão geral da Faculdade de Educação Física (FEF), em agosto de 1986
João Batista Tojal
1988
Investiu-se na reformulação do programa curricular. Se houve predomínio nos dois primeiros anos da Técnica Desportiva – devido ao bacharelado – depois desse período grandes inovações seriam introduzidas.
A primeira delas foi a passagem pela Faculdade de Educação Física (FEF) (1986/1997/1998) do filósofo português Manuel Sérgio Vieira e Cunha, cujo trabalho sobre a Ciência da Motricidade Humana influenciaria fortemente as primeiras pesquisas desenvolvidas na faculdade. A preocupação do corpo docente era a de formar um profissional de Educação Física que, antes e além de ser professor escolar e técnico desportivo, conseguisse interagir com o cidadão comum e, consequentemente, com a sociedade, visando resolver as questões de qualidade de vida. O estudante, assim, tinha contato com diferentes áreas do conhecimento – antropologia, biologia, sociologia, história, medicina, educação, nutrição, e claro, com todas as modalidades esportivas.
Essa linha foi mantida pelo sucessor de Tojal, professor Ademir Gebara e pelos diretores subsequentes. O reflexo mais visível desse caráter interdisciplinar foi o grande número de políticas públicas formuladas pela Faculdade de Educação Física (FEF) na área esportiva. Nesse contexto, destacaram-se as pesquisas coordenadas pelo professor Nelson Carvalho Marcelino no campo da política do lazer. Ex-alunos da Faculdade de Educação Física (FEF) comandam hoje instituições universitárias em todo o país. Ao longo de sua história a Faculdade de Educação Física (FEF) destaca-se nacionalmente por abordagens e pesquisas seminais nas áreas de educação física escolar, treinamento desportivo (biomecânica, fisiologia do esforço e metodologia do treinamento), pedagogia do esporte, de portadores de necessidades especiais, atenção a deficientes e de conceitos de lazer e recreação, entre outras.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1990
Em 23 de março foi inaugurada a Biblioteca da Faculdade de Educação Física (FEF).
Acervo Histórico do Arquivo Central (SIARQ)
Antônio Perri
João Batista Tojal, Diretor da Faculdade de Educação Física (FEF); Paulo Renato, Reitor da Unicamp e Carlos Vogt, Coordenador geral da universidade em Solenidade de Inauguração da Biblioteca.
1990
Admeir Gebara inicia sua gestão como diretor da Faculdade de Educação Física (FEF).
Antônio Perri
1993
Instaurado o programa de doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF).
Alunas disputam partida de futebol nas quadras da Faculdade de Educação Física (FEF) 1993
Antônio Perri
1990
Edison Duarte assume a diretoria da Faculdade de Educação Física (FEF).
Antônio Perri
Cotidiano dos alunos na Faculdade de Educação Física (FEF).
1998
Pedro José Winterstein assume como diretor da Faculdade de Educação Física (FEF).
Maurício Teodoro de Souza em defesa de tese.
Antônio Perri
2002
Maurício Teodoro de Souza defende tese de doutorado Educação Física: o comportamento corporal como uma possibilidade de manifestação da inteligência humana, em que aborda os movimentos corporais como manifestação da inteligência.
Ainda em 2002, Roberto Rodrigues Paes assume cargo de diretor da Faculdade de Educação Física (FEF).
Neldo Cantani
2003
Eriberto Lessa, elabora tese de mestrado, relacionando o futebol feminino no Brasil com movimentos higienista, eugenista e feminista. Abaixo, edição do Jornal da Unicamp em que a pesquisa foi divulgada.
Jornal da Unicamp, maio de 2003
Acervo Histórico do Arquivo Central
Jurandir de Oliveira, a esquerda, recebendo o certificado do vice-diretor da unidade, prof. José Júlio Gavião de Almeida.
Neldo Cantanti
2004
Em 15 de dezembro, solenidade na sala da congregação da Faculdade de Educação Física (FEF) marca oficialização da sua nova logomarca.
O artista gráfico Jurandir de Oliveira, artista gráfico funcionário do Serviço de Apoio ao Estudante foi o vencedor (SAE). Jurandir procurou sintetizar no trabalho ideias de movimento, ludicidade, energia e força. Essas ideias, correspondem a aspectos comuns das áreas de interesse da Faculdade de Educação Física (FEF): "Sob esta ótica eu procurei distinguir as áreas de atuação da unidade, com a utilização de quatro cores", diz.
Jornal da Unicamp, novembro de 2004
Acervo Histórico do Arquivo Central
2004
Professores da Faculdade de Educação Física (FEF)tiveram papel importante na preparação de atletas nas Paraolimpíadas de Atenas – o país terminou na 14ª posição no quadro geral de medalhas, conquistando 14 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze.
Profa. Mara Patrícia durante aula prática com seus alunos. 28 de novembro de 2004.
Luís Paulo Silva/ Portal da Unicamp
Cerca de quarenta alunos da Disciplina de Introdução ao Treinamento em Esporte , da Faculdade de Educação Física (FEF), equipados com medidores de frequência cardíaca, participaram de uma aula prática, ministrada pela professora Mara Patrícia.
O método utilizado para a atividade, com 20 minutos de duração, foi o Flartek, que em sueco significa "brincar de velocidade" - descoberto empiricamente pelo corredor tcheco Emil Zatopek na década de 1960. De acordo com Patrícia, a grande vantagem de utilizar o Fartlek é que, além de desenvolver uma grande resistência ao praticante, propicia liberdade e atua como um importante fator psicológico, tornando-o bastante motivante.
É uma atividade completa que desenvolve igualmente os sistemas aeróbico e anaeróbico. A dosagem do esforço fica a critério do atleta e desta forma envolve muita autodisciplina, para que a sobrecarga aplicada seja adequada e atinja um nível de intensidade capaz de proporcionar uma adaptação do organismo.
Jornal da Unicamp, abril/maio de 2005
Acervo Histórico do Arquivo Central
2005
Pesquisas multidisciplinares sobre jogos e esportes praticados por indígenas reúnem educação física e antropologia.
Partida de Futsal feminino durante as Caloríadas
Portal da Unicamp
Em maio, a Faculdade de Educação Física (FEF) vence a Calouríadas 2005. A competição esportiva que envolveu os novos alunos da Universidade teve ainda Engenharia Química como vice e Medicina e a Química empatadas na terceira posição.
Participaram dos jogos por equipe e individuais 19 atléticas, representando os cursos de Arquitetura, Biologia, Engenharia Civil, Computação, Economia, Engenharia Química, Estatística, Farmácia/Enfermagem (Liga formada pelos dois cursos), Alimentos, Engenharia Agrícola, Física/Matemática (Cursão), Educação Física, Estudos da Linguagem/Pedagogia/Artes (Liga formada pelas três faculdades), Filosofia e Ciências Humanas, Geociências, Mecânica, Medicina, Química e Elétrica.
Aula aberta de hidroginástica como estímulo para a hidrocopa. Junho de 2006
Naldo Cantanti
2006
Os monitores de hidroginástica e natação da Faculdade de Educação Física (FEF)da Unicamp ofereceram uma aula aberta de hidroginástica à comunidade da Unicamp. Com minibandeiras, bonés, aqueceram a torcida da Hidrocopa. O objetivo, segundo o professor Orival Andries Júnior, coordenador do evento, foi despertar o interesse das pessoas pela Copa do Mundo, por meio de outra atividade esportiva. A Hidrocopa, segundo Andries, terá outras edições, a fim de fortalecer a torcida para o mundial. Se o Brasil passar para a próxima fase, o professor releva que a torcida aquática será reforçada pelo time de alunos do Projeto de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Paulo Montagner a direita e o reitor José Tadeu durante cerimônia de posse da Diretoria da Faculdade de Educação Física (FEF). 17 de maio de 2006.
Antoninho Perri
2006
Paulo Cesar Montagner assumiu em 17 de maio, em cerimônia realizada no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" a direção da Faculdade de Educação Física (FEF) para o quadriênio 2006-2010. Montagner substitui o professor Roberto Paes, que esteve à frente da unidade nos últimos quatro anos. Paulo Ferreira de Araújo também assumiu a diretoria associada em substituição a José Júlio Gavião de Almeida.
Jornal da Unicamp, agosto de 2006.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Em agosto, o Jornal da Unicamp publica reportagem especial sobre a Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp.
2007
A Faculdade de Educação Física (FEF) passa a integrar a Rede de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte (Rede Cenesp) e a Rede do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (Rede Cedes). Esses credenciamentos constituem, dentre outras relações acadêmicas, a expressão formal de sua competência técnica nessas áreas.
Jornal da Unicamp, fevereiro de 2008
Acervo Histórico do Arquivo Central
2008
Estudo desenvolvido pela psicóloga Renata Lobo Catusso, na Faculdade de Educação Física (FEF), propõe mudanças no tratamento de crianças e adolescentes com mielomeningocele, enfermidade decorrente de uma falha no fechamento do tubo neural durante a gravidez. A doença provoca sérias complicações motoras e cognitivas. Na opinião de Renata, o foco das atividades terapêuticas nesta população deveria contemplar as potencialidades do portador da doença e não apenas suas incapacidades.
Para embasar a sua proposta e orientada pela professora Maria da Consolação Gomes C. F. Tavares, Renata trabalhou com um grupo de 12 adolescentes e adultos, de 15 a 34 anos, todos portadores da doença, que foram submetidos a tratamento na Casa da Criança Paralítica, em Campinas, onde a psicóloga prestou serviços por mais de 12 anos. Os índices de resiliência, adaptação positiva frente às adversidades, foram acima da média. A presença da mãe, o relacionamento com irmãos e outros parentes, a possibilidade de atendimento especializado, a fé e o alto índice de escolaridade, segundo Renata, foram fatores importantes nesse contexto.
Professores da Faculdade de Educação Física (FEF).
Acervo Histórico do Arquivo Central
2008
A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp realizou dia 25 de junho uma homenagem a 78 professores, em reconhecimento à contribuição que deram ao desenvolvimento da Faculdade de Educação Física (FEF) e dedicação prestada. Todos eles foram docentes que atuaram na Faculdade nestes últimos 23 anos. Também foram homenageados os professores que encerraram suas atividades lá.
Jornal da Unicamp, março de 2009
Acervo Histórico do Arquivo Central
2009
Em dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação Física (FEF), o técnico desportivo Júlio Cesar Soares defende que o desempenho competitivo da modalidade deveria apresentar o mesmo processo evolutivo dos países de destaque. Para ele, deveria existir a orientação de talentos para um sistematizado processo de preparação das atletas.
Jornal da Unicamp, julho de 2009
Acervo Histórico do Arquivo Central
Em pesquisa de doutorado, a Profa. Teumaris Regina Buono Luiz deselvolveu dois softwares visando o desenvolvimento do senso rítimico dos surdos. Essas ferramentas podem podem auxiliar educadores, terapeutas corporais, fonoaudiólogos e crianças com surdez.
Portal da Unicamp
Em 30 de junho atletas da Faculdade de Educação Física (FEF)conquistaram dez medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Paulista de Kungfu-Wushu. O evento foi realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Ginásio Poliesportivo Nelson Ruegger, em Araras-SP.
Prof. Paulo Montagner durante reunião com os árbitros que participaram do testes. Outubro de 2010
Antonio Scarpinetti
2010
Em 01 de outubro um estudo coordenado pelo professor Paulo César Montagner, da Faculdade de Educação Física (FEF) em colaboração com especialistas de outras universidades, avaliaram as condições físicas dos 50 melhores árbitros de basquetebol do Brasil. O objetivo da iniciativa visava entender melhor a necessidade de preparação específica para esses profissionais. Os resultados preliminares da pesquisa, que analisou aspectos dos sistemas neuromuscular e metabólico do grupo, foram apresentados em reunião na Faculdade de Educação Física (FEF). Na sequência, os árbitros participaram de novos testes.
Paulo Montagner, ex-diretor da Faculdade de Educação Física (FEF); Fernando Costa, reitor da Universidade; Paulo Araújo, diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) e Miguel Arruda durante cerimônia de posse.
Antonio Scarpinetti
2010
Em 17 de outubro Paulo Ferreira Araújo assume a diretoria da Faculdade de Educação Física(FEF)da Unicamp.
Jornal da Unicamp, abril de 2011.
Acervo Histórico do Arquivo Central
2011
Professores da Faculdade de Educação Física (FEF) estudam a qualidade de vida de idosos que praticam atividade física.
Jornal da Unicamp, junho de 2011
Acervo Histórico do Arquivo Central
Mestranda Flávia Santos questiona o lazer como direito social no Brasil, já que muitos estudos indicam que ele ocupava na nação um lugar secundário. O lazer como direito social foi incluído em uma Constituição pela primeira vez no Brasil em 1988, durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, iniciados em 1987.
Jornal da Unicamp, outubro de 2011
Acervo Histórico do Arquivo Central
Jerusa Lara, pesquisadora da Faculdade de Educação Física (FEF), utiliza tecnologia 3D para analisar a performance de atletas de alto nível.
FEF promove atividades para marcar o Dia da Pessoa Idosa
Antonio Scarpinetti
2012
O Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex) da Faculdade de Educação Física (FEF) promoveu, na dia 29 de outubro, atividades em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa. O objetivo da iniciativa, além de festejar a data, foi informar à sociedade em geral e aos idosos em particular que a Faculdade de Educação Física (FEF) mantém uma disciplina na graduação e uma linha de pesquisa na pós-graduação ligadas à questão do envelhecimento.
Prof. Paulo Montagner (3º a partir da esquerda), Paulo Araújo, diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) e Prof. Fernando Costa descerrando a placa de inauguração do Laboratório Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Abril de 2012.
Antônio Perri
Em 11 de abril a Faculdade de Educação Física (FEF)inaugurou o Laboratório Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. O empreendimento possui infraestrutura esportiva que deve ser referência no país. Segundo o diretor da Faculdade Paulo Araújo, o Laboratório está preparado para oferecer suporte a delegações internacionais que virão ao Brasil disputar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.
Jornal da Unicamp, outubro de 2013.
Acervo Histórico do Arquivo Central
2013
Reportagem do Jornal da Unicamp divulga pesquisa realizada na Faculdade de Educação Física (FEF), que resultou em um novo método para realização de teste de desempenho aeróbio.
Teresa Atvars, Pró-reitora de Desenvolvimento Universitário; Miguel de Arruda, novo diretor; José Tadeu, Reitor e Álvaro Crósta, coordenador geral da Universidade em solenidade de posse. Maio de 2014
Antonio Scarpinetti
2014
Em maio, Miguel de Arruda tomou posse como novo diretor da Faculdade de Educação Física (FEF), substituindo Paulo Araújo.
Jasula Storch e Luis Cardoso a direita. Agosto de 2014.
Portal da Unicamp
Jalusa Storch, doutoranda pelo Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada da Faculdade de Educação Física (FEF) e Luiz Gustavo dos Santos, ex-aluno de mestrado atuaram na delegação de Paracanoagem que participou do Mundial Canoagem de Velocidade e de Paracanoagem na Rússia, entre 6 e 10 de agosto. Os atletas brasileiros conquistaram duas medalhas: Luis Cardoso com o ouro e Fernando de Paulo com a prata.
Banner do evento
Portal da Unicamp
Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação Física promoveram no dia 12 de outubro, às 9 horas, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física (FEF), o evento “Corrindo". Tratava-se de uma corrida voltada ao público infantil que objetivava estimular e criar uma situação lúdica e prazerosa para que as crianças se movimentassem e despertassem para a atividade física.
Da esq. para a dir.: Daniel Gama, da FEF; João Paulo Medina, preparador físico e professor da FEF; César Del Roy, preparador de goleiros da base do Paulista de Jundiaí; Sérgio Augusto Cunha, da FEF; e Danacir Maia (Cilinho), técnico de futebol. Mai.
Isaías Teixeira
Faculdade de Educação Física (FEF) promove palestra Unicamp na Copa: Ciência aplicada nas categorias de base no futebol , participaram do evento João Medina, Daniel Gama e Sérgio Augusto Cunha, da FEF; Danacir Maia (Cilinho), técnico de futebol; e César Del Roy, preparador de goleiros da base do Paulista de Jundiaí.
Grupo Meandros durante apresentação. Outubro de 2014.
Antônio Perri
O grupo de dança da Faculdade de Educação Física (FEF), Meandros, apresentou na praça central do Ciclo Básico no dia 23 de outubro. A apresentação fazia parte da programação do Projeto Conexão Cultural e teve direção e coreografia de Odilon Roble.
Da esq. para a dir. os organizadores da exposição: Diretora da biblioteca Dulce Inês Leocadio, os pós graduandos André Dalben e Evelize Quitzau, e Profa. Dra. Carmen Soares. Março de 2014.
Antônio Perri
Exposição “Vida ao ar livre e ordem urbana: práticas corporais e divertimentos junto à natureza (1900-1940)” foi a quinta exposição promovida pela Biblioteca Asdrúbal Ferreira Batista, da Faculdade de Educação Física (FEF), aberta de 14 de março até 6 de junho, sob a organização da Profa. Carmen Soares, da diretora da Biblioteca Dulce Leocadio e dos pós-graduandos André Dalben, Evelize Quitzau, Fernanda Roveri, Rachel Souza e Daniel Medeiros. A mostra teve o objetivo de chamar a atenção de pesquisadores, estudantes e público em geral para parte do acervo sobre o tema sob a guarda da Biblioteca da Faculdade.
Faculdade de Educação Física completa 30 anos.
João Gomes Tojal, juntamente com os outros ex-diretores da Faculdade de Educação Física (FEF), descerra placa em homenagem aos docentes. Ago. 2015.
Antônio Perri
2015
Em 26 de junho iniciaram as comemorações dos 30 anos da Faculdade. “Criamos uma comissão para tratar das atividades comemorativas dos 30 anos da Faculdade de Educação Física (FEF), que começa neste evento. Nesta solenidade estamos reconhecendo os trabalhos de todos os ex-diretores e por sua extensão das pessoas que trabalharam neste período. Foi um trabalho que conseguiu levar a Faculdade de Educação Física (FEF) a ser uma das melhores faculdades de educação física do país e estar, atualmente, entre as melhores do mundo. Portanto, parabenizo a todos que ajudaram a construir este sonho”, declarou o atual diretor, Miguel de Arruda.
Foram homenageados os ex-diretores Ademir Gebara (1990 a 1994), Edison Duarte (1994 a 1998), Pedro José Winterstein (1998 a 2002), Roberto Rodrigues Paes (2002 a 2006), Paulo Cesar Montagner (2006 a 2010) e Paulo Ferreira de Araújo (2010 a 2014). O evento também reconheceu as contribuições de todos os docentes que já atuaram na Unidade, com uma placa com o nome "Professores de todos os tempos".
Alunos durante Festival. Maio de 2015
Antônio Perri
Estudantes de três escolas municipais de Campinas participaram dia 26 de maio da segunda edição do Festival de Educação Física Escolar na Faculdade de Educação Física (FEF). O evento foi organizado pelos alunos do 4º (diurno) e 5º ano (noturno) do curso de Licenciatura da Faculdade de Educação Física (FEF), sob a coordenação da professora Helena Altmann, do Departamento de Educação Física e Humanidades.
O objetivo do festival, conforme a professora Helena, é proporcionar aos estudantes de Educação Física uma experiência prática de organização de evento esportivo e também de contato com alunos de escolas públicas.
Equipe brasileira de Wushu. Julho de 2015.
Portal da Unicamp
Cinco atletas do Centro de Estudos de Artes Marciais Chinesas (CEAMC), que atua no curso de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF)desde 1996, conquistaram 11 das 16 medalhas de ouro, além de uma de prata e uma de bronze do I Campeonato Pan-Americano de Wushu Tradicional e Taijiquan. A competição realizada entre 8 e 12 de julho, em Santo André (SP), reuniu mais de 300 atletas vindos de países dos três subcontinentes americanos.
Participantes do evento, reunidos na Faculdade de Educação Física (FEF). Junho de 2016.
Portal da Unicamp
2016
De 24 a 29 de maio, quarenta e seis técnicos, representantes de cinco países da América do Sul e da China, se reuniram na Unicamp para ministrar palestras e cursos como parte do 2° Seminário Sul-Americano de Qigong-Saúde, na Faculdade de Educação Física (FEF). O objetivo foi popularizar a prática de Qigong-Saúde e melhorar o nível técnico dos praticantes e treinadores.
Jornal da Unicamp, maio de 2016.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Reportagem do Jornal da Unicamp destaca a importância das pesquisas da Faculdade de Educação Física (FEF)no aprimoramento e desenvolvimento de modalidades olímpicas e paralímpicas.
Faculdade de Educação Física - Hoje
Reitoria - Unicamp
Reitoria - Unicamp
Inauguração da Faculdade de Educação Física, 1986.
Trabalho pioneiro entre alunos da FEF e a Ponte Preta, 2000.
O Curso de Educação Física, 2005.
Faculdade de Educação Física - Mostra Unicamp 50 Anos