CAISM - Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Hospital da Mulher "Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti"
Apresentação
Inaugurado em março de 1986, o Caism consolidou-se como referência para o ensino, a pesquisa e a assistência altamente especializada à saúde da mulher e do recém-nascido, sempre atendendo através do Sistema Único de Saúde, o SUS. A região de abrangência do Caism no estado de São Paulo engloba 42 municípios e quase cinco milhões de pessoas, sem contar as milhares de pacientes de outras regiões que buscam o Hospital todos os anos. Concebido como um hospital universitário, o Caism consolidou-se como campo de ensino para estudantes de cursos dos mais variados níveis, incluindo técnicos, de graduação, pós-graduação, residência, especialização e aprimoramento. O Hospital recebe alunos da Faculdade de Ciências Médicas e da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, mas também de muitas outras instituições de ensino públicas e privadas de toda a Região Metropolitana de Campinas, incluindo Universidades, Faculdades e Escolas Técnicas.
Bussâmara Neme chega à Unicamp
José Aristodemo Pinotti ao lado de Bussâmara Neme, pioneiros da área de área de Ginecologia
Acervo Histórico do Arquivo Central
1965
Em 1965 chega à Campinas o professor Bussâmara Neme, para estruturar o Departamento de Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Traz consigo como docentes efetivos os doutores José Aristodemo Pinotti, Eduardo Lane e Jessé de Paula Neves Jorge.
Início do curso de Ginecologia nas instalações da Santa Casa de Misericórdia de Campinas
Santa Casa de Misericórdia de Campinas, início do curso de Ginecologia. Dec. 60
Acervo Histórico do Arquivo Central
1966
Inicia o curso de Ginecologia nas instalações da Santa Casa de Misericórdia de Campinas. Esse primeiro curso já contou com a participação do professor José Aristodemo Pinotti.
A partir desse momento começa a construção de um conjunto de ideias e práticas em relação à saúde da mulher que rompia com a maneira tradicional, pois enfatizava a necessidade de se considerar a mulher como um ser completo, um ser integral. Com essa nova visão, quase 40 anos depois, é reconhecida como a forma adequada de se tratar a questão da mulher, nasce o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Paism, que ganha foros nacionais através do Ministério da Saúde e torna-se o pilar de um projeto que acabou por influenciar e culminar na ideia de se criar uma instituição que abrigasse todos os programas que vinham sendo desenvolvidos. Premiado pela realidade econômica do País, pelas experiências inovadoras como a do Programa de Tocoginecologia Preventiva, que evidenciava problemas emergentes nos cuidados e na assistência, começa então o embrião do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).
Caism é inaugurado
Correio Popular, 22 de março de 1986
Correio Popular
1986
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) é inaugurado em março de 1986 pela primeira dama do Estado, dona Lucy Montoro.
José Aristodemo Pinotti, primeiro diretor do Caism
José Aristodemo Pinotti, primeiro diretor do Caism
Acervo Histórico do Arquivo Central
José Aristodemo Pinotti assume como primeiro diretor do Caism.
Eduardo Lane assume direção do Caism
Dr. Eduardo Lane, diretor do CAISM (1987-1993)
Acervo Histórico do Arquivo Central
1987
Eduardo Lane assume a direção do Caism - Gestão 1987 a 1993.
Anibal Lathan assume direção do Caism
Anibal Euzébio Faúndes Lathan, diretor do Caism (1993 a 1996)
Acervo Histórico do Arquivo Central
1993
Anibal Euzébio Faúndes Lathan assume a direção do Caism - Gestão 1993 a 1996.
Luiz Carlos Zeferino assume direção do Caism
Luiz Carlos Zeferino, diretor do Caism (1996 a 2003)
Acervo Histórico do Arquivo Central
1996
Luiz Carlos Zeferino assume a direção do Caism - Gestão 1996 a 2003.
Origem da Unidade de Cuidados Paliativos
Jornal da Unicamp, novembro de 2000
Jornal da Unicamp
2000
A origem da Unidade de Cuidados Paliativos Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) - Hospital José Aristodemo Pinotti é tema de reportagem do Jornal da Unicamp.
Acupuntura eficaz para aliviar dor em trabalho de parto
Jornal da Unicamp, 23 a 29 de setembro de 2002
Jornal da Unicamp
2002
A obstetra Roxana Knobel acompanhou, durante um ano e meio, o trabalho de parto de 120 pacientes atendidas no Caism da Unicamp. O seu propósito: comprovar cientificamente a eficácia da acupuntura para aliviar a dor por ocasião do nascimento do bebê. Ao longo de todo o tratamento, Roxana pôde verificar que a “acupuntura contribui de maneira extremamente eficaz para aliviar a dor durante o período de dilatação”.
Mary Angela Parpinelli assume direção do Caism
Mary Angela Parpinelli, diretora do Caism (2003-2007)
Acervo Histórico do Arquivo Central
2003
Mary Angela Parpinelli assume a direção do Caism - Gestão 2003 a 2007.
Caism já é Hospital Amigo da Criança
Presença das mães que se beneficiaram do título Hospital Amigo da Criança concedido pelo Ministério da Saúde ao Caism no ano de 2003
Antoninho Perri
Emoldurado, o Certificado Hospital Amigo da Criança já faz parte da história do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). A certificação foi concedida em reconhecimento aos "valiosos resultados que vêm sendo obtidos pelo Caism em prol do aleitamento materno", de acordo com parecer do Ministério da Saúde brasileiro. O quadro foi descerrado no dia 27 de novembro, no auditório do Caism, pela diretora-executiva do hospital, Mary Angela Parpinelli. Estavam presentes a representante do Ministério da Saúde, Sônia Salviano; o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, professor Paulo Eduardo Rodrigues Moreira da Silva; e Roberto Casari Gomes, da Secretaria Estadual da Saúde. A avaliação global foi realizada em setembro de 2003.
Pesquisa demonstra que violência sexual é, em sua maioria, cometida por desconhecidos
Jornal da Unicamp, 22 de abril a 4 de maio de 2003
Jornal da Unicamp
Dissertação de mestrado revela que o estupro por desconhecidos é a violência sexual mais frequente na região de Campinas, contrastando com a ideia de que , na maioria dos casos, o agressor pertence ao círculo pessoal da vítima. A agressão por desconhecidos foi constatada em 86% de 166 pacientes atendidas pelo Caism de 1999 a 2002.
Parto de cócoras ganha mais adeptos
Jornal da Unicamp, 1 a 15 de novembro de 2004
Jornal da Unicamp
2004
O método do parto de cócoras ganha cada vez mais adeptos entre casais que procuram dar à luz aos filhos por meio de um parto não convencional. O Grupo de Parto Alternativo (GPA) do Caism, que costumava atender, no máximo, a oito casais, passou a atender cerca de trinta casais após 10 anos de existência.
Ácido fólico reduz risco de bebês com Síndrome de Down
Jornal da Unicamp, dezembro de 2004
Jornal da Unicamp
De acordo com estudo feito pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), tomar ácido fólico durante pelo menos três meses ininterruptos, antes e depois de engravidar, pode reduzir o risco de gerar bebês com Síndrome de Down (SD). Dados de pesquisa recente sobre o comportamento da enzima Metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR), responsável pela metabolização do ácido fólico no organismo humano, atestam este fator.
Caism completa 20 anos
A médica Eliana Amaral, o obstetra João Luiz Pinto e Silva, e Mary Ângela Parpinelli, diretora executiva do Caism abrem as atividades comemorativas dos 20 anos do Caism
Neldo Cantanti
2006
Parte das atividades dos 20 anos do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), completados em março, começou dia 06 de agosto no seu anfiteatro, com uma programação especial que prosseguiu até dia 11. Durante a abertura, o obstetra João Luiz Pinto e Silva, presidente da programação, falando sobre um pouco da história do Caism, recordou que ele foi criado através do embrião da Faculdade de Ciências Médicas e que sua perspectiva de atenção integral à saúde da mulher mais tarde trouxe outros programas ao país. Segundo a docente Eliana Amaral, na cerimônia representando a chefia do Departamento de Tocoginecologia, em 1986, quando foi formado o Centro, ela cursava a residência médica: "No momento observei que o Caism foi a configuração da minha ideia do que seria uma médica".
Homenagem aos 20 anos do Caism: mostra fotográfica
Mostra fotográfica em homenagem aos 20 anos do Caism
Neldo Cantanti
Novo prédio do Caism qualifica atendimento
O ex-diretor Anibal Faundes, o reitor José Tadeu Jorge, e o ex-reitor José Aristodemo Pinotti descerram a placa de inauguração de novo prédio com seis andares. 2006
Neldo Cantanti
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) ganhou mais 2,6 mil metros quadrados em sua estrutura física: o prédio de seis andares, inaugurado dia 11 de agosto, com 70 leitos para internação ginecologia, oncologia clínica, oncologia cirúrgica, patologias obstétricas, além do serviço de nutrição e dietética, rouparia, área de ensino e anfiteatro.
Oswaldo Grassiotto assume como diretor do Caism
Oswaldo da Rocha Grassiotto, diretor do Caism (2007-2013)
Acervo Histórico do Arquivo Central
2007
Oswaldo da Rocha Grassiotto toma posse como diretor do Caism - Gestão 2007-2013.
Projeto OncoRede
Jornal da Unicamp, 28 de maio a 10 de junho de 2007
Jornal da Unicamp
Projeto OncoRede começa a construir uma rede de cooperação entre os serviços de saúde municipais e os serviços especializados, num trabalho solidário e qualificado de atenção aos pacientes oncológicos.
Caism compra novo acelerador linear para tratamento oncológico
Novo acelerador linear americano de última geração adquirido pelo Caism em 2008
Antonio Scarpinetti
2008
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) compra um novo acelerador linear americano de última geração e já planeja a aquisição futura de um outro, com as mesmas especificações. A aquisição permite fazer mais exames que dois equipamentos juntos realizavam. Os antigos eram empregados há 35 anos e deverão ser desativados até que o novo entre totalmente em operação, em nove meses. O anúncio destas novidades foi feito no dia 10 de setembro pelo diretor-executivo do Caism, professor Oswaldo da Rocha Grassiotto. Ele disse que o equipamento dobrará sua capacidade, atendendo pacientes com câncer ginecológico e mamário, ênfases do trabalho desenvolvido no hospital desde que foi criado, em 1986. A tecnologia, acentuou, representa uma evolução de 15 anos no tratamento radioterápico.
Caism é a melhor maternidade pública do Estado de São Paulo
Caism é a melhor maternidade pública do Estado de São Paulo. 2009
2009
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher/Caism, o Hospital da Mulher da Unicamp, conquistou no dia 6 de março o primeiro lugar entre os melhores hospitais-maternidade públicos do Estado de São Paulo na avaliação dos usuários do (Sistema Único de Saúde). A premiação foi entregue pelo governador José Serra ao diretor-executivo do Caism-Hospital da Mulher, professor Oswaldo Grassioto. Para o diretor-executivo o prêmio reflete uma política de qualidade e atenção à saúde da mulher da instituição que permeia todos os serviços prestados pelo hospital. “Temos certeza que o impacto das atividades assistenciais do Caism são extremamente pujantes para a região de Campinas, o interior do Estado e até para outros estados”, comenta Grassioto.
As cinco melhores maternidades
Hospital da Mulher/Caism (Centro Integral de Atendimento à Saúde) Campinas – média geral 8,904
Hospital Universitário: São Paulo – média geral 8,843
Hospital Estadual de Vila Alpina: São Paulo – média geral 8,800
Hospital Santa Marcelina: São Paulo – média geral 8,717
Hospital Geral de Pedreira: São Paulo – média geral 8,714
Caism em primeiro como melhor hospital-maternidade público do Estado de São Paulo
Jornal da Unicamp, 16 a 22 de março de 2009
Jornal da Unicamp
De acordo com pesquisa divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) está em primeiro lugar entre os melhores hospitais-maternidade públicos do Estado de São Paulo. Avaliado positivamente pelos seus próprios usuários, o atestado de satisfação premia os esforços desenvolvidos para a manutenção da excelência das atividades assistenciais do órgão e, sobretudo, aprova as ações para a humanização do parto que começaram a ser adotadas há pelo menos três décadas pelo órgão.
Estudo avalia lesão precursora do câncer do colo do útero
Jornal da Unicamp, 22 a 28 de novembro de 2010
Jornal da Unicamp
2010
Pesquisa de doutorado estudou a evolução de uma lesão precursora do câncer do colo do útero, ligada ao HPV e pacientes pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) tiveram regressão espontânea da lesão sem tratamento cirúrgico.
Homenagem póstuma a José Aristodemo Pinotti
Momento posterior ao descerramento da placa que deu novo nome ao Caism: Hospital da Mulher "Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti". Estavam presentes os netos de Pinotti; a viúva, Suely Pinotti; o ex-reitor Carlos Vogt (a esq.) e Bussâmara Nême. 2010
Antonio Scarpinetti
Uma homenagem póstuma ao professor José Aristodemo Pinotti, falecido em 1º de julho de 2009, lotou o saguão do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que passou a se chamar Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti – Caism/Unicamp. A cerimônia de descerramento da placa no dia 09, comoveu especialmente os familiares de Pinotti e os velhos companheiros que o ajudaram a idealizar e concretizar o sonho de um hospital da mulher. Pioneira em projetos audaciosos em torno de um novo conceito de assistência à mulher e ao recém-nascido, a unidade é hoje uma referência no Brasil e no exterior, tendo sido premiada como melhor hospital maternidade do Estado de São Paulo em 2008, na avaliação do próprio usuário SUS.
A professora Suely Pinotti, viúva do homenageado, disse que toda a família estava bastante comovida com a homenagem. “A Unicamp sempre foi muito especial na vida da gente, pois nos casamos e viemos para cá, por trinta anos, ele atuando em todas as áreas e eu nas artes plásticas. Ele era um humanista, que se preocupava com a profundidade e a diversidade do conhecimento, tanto que criou estas áreas interdisciplinares onde os conhecimentos se encontram. Entretanto, o grande projeto que sobreviveu e mantém o mesmo espírito e vigor é do Caism. Acredito é que o maior resultado da vida dele”.
Caism é a terceira melhor maternidade do Estado
Pelo terceiro ano consecutivo o Caism - Hospital da Mulher conquistou uma posição entre as três melhores maternidades públicas do Estado. A pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apresentou o ranking dos 10 melhores hospitais públicos, das cinco melhores maternidades públicas e das cinco melhores farmácias públicas de medicamentos especializados do Estado. A avaliação, realizada entre julho e dezembro de 2010, ouviu 204,4 mil pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A premiação ocorreu no dia 30 de maio, no Museu de Arte de São Paulo - MASP.
Hospital da Mulher/Caism inaugura bloco operatório
Autoridades descerram a placa de inauguração do novo bloco operatório do CAISM. 29 de março de 2012
2012
O Hospital da Mulher Prof. José A Pinotti/Caism, uma das unidades que compõem o complexo de saúde da Unicamp, inaugurou dia 29 de março o seu novo bloco operatório. No espaço, que tem 1.100 m2, serão realizados todos os procedimentos cirúrgicos e anestésicos nas áreas de neonatologia, obstetrícia, ginecologia e oncologia ginecológica e mamária. O investimento total foi de R$ 3 milhões. Os recursos vieram do Ministério da Saúde, do orçamento da Universidade e de emendas parlamentares estaduais. "O novo bloco operatório praticamente conclui o esforço para dotar o Caism do que há de melhor em termos de estrutura. O hospital está pronto para colaborar para o resgate do atendimento de qualidade aos usuários SUS", afirmou o diretor executivo da unidade, Oswaldo Grassioto.
Angela Bacha assume direção do Caism
Angela Maria Bacha, diretora do Caism (2013-2015)
Acervo Histórico do Arquivo Central
2013
Angela Maria Bacha assume a direção do Caism - Gestão 2013 a 2015.
Caism ajuda a salvar vidas maternas e reduz abortos provocados
Jornal da Unicamp, 22 a 28 de setembro de 2014
Jornal da Unicamp
2014
Artigo publicado em periódico inglês Human Reproduction apresenta vários aspectos da evolução da mulher brasileira nos últimos 30 anos e mostra como o trabalho desenvolvido no Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) tem ajudado a salvar vidas maternas e infantis e contribuído para a redução de abortos provocados.
Luís Otávio Sarian assume diretoria do Caism
Luís Otávio Sarian toma posse como diretor executivo do Caism. 01 de abril de 2015
Antonio Scarpinetti
2015
Luís Otávio Sarian assume a direção executiva do Caism.
Caism será o novo polo de pesquisas em câncer de mama
Cássio Cardoso Filho, docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), explica o que será o Meeting of Minds 2015 sediado no CAISM
Antoninho Perri
O Hospital da Mulher "Prof. Dr. José A. Pinotti" - Caism da Unicamp será o polo agregador das pesquisas em câncer de mama no Brasil. Mas mais que isso: ele integrará uma rede colaborativa com outros parceiros internacionais de peso. A formalização dessa atividade aconteceu no dia 11 de junho, a partir das 9 horas, no anfiteatro do Caism, durante a assinatura de um acordo envolvendo a área de Oncologia do Caism, o Baylor College of Medicine (BCM), localizado no Texas-EUA, e o Susan G. Komen Foundation, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri).
Caism comemora 30 anos
Luis Otávio Sarian, superintendente do Hospital da Mulher, abre a agenda comemorativa dos 30 anos do Caism
Antonio Scarpinetti
2016
O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism-Unicamp) deu início na manhã do dia 30 de março a uma série de comemorações pelos seus 30 anos. Durante solenidade realizada num dos saguões do Caism, foi apresentado o calendário de eventos festivos, culturais e científicos que será executado até dezembro. Na oportunidade, integrantes da comunidade do hospital, pacientes e convidados cantaram “Parabéns a você” e provaram um pedaço do bolo de aniversário. Estiveram presentes à cerimônia o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta; a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Teresa Atvars; e o pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna.
Caism homenageia docentes e funcionários em comemoração aos seus 30 anos
Secretário municipal de Saúde, Cármino Antonio de Souza, durante as comemorações dos 30 anos do Caism. 19 de agosto de 2016
Antoninho Perri
Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) comemora 30 anos com música e homenagens a docentes e funcionários.
Dona Nelly, esposa de Eduardo Lane Diretor, do Caism no período de 1987 a 1993, marcou presença nas comemorações dos 30 anos do Caism. 19 de agosto de 2016
Antoninho Perri
Grupo de trompetistas do curso de Música da Unicamp fizeram parte das comemorações dos 30 anos do Caism. 19 de agosto de 2016
Antoninho Perri
Mesa de autoridades durante as homenagens dos 30 anos do Caism. 19 de agosto de 2016
Antoninho Perri
Pesquisadora desenvolve dispositivos para transporte de recém-nascidos de baixo peso
Jornal da Unicamp, 7 a 13 de março de 2016
Jornal da Unicamp
Pesquisadora colombiana desenvolveu dois dispositivos para o transporte de recém-nascidos de baixo peso e contou com a colaboração do pessoal de enfermagem e, particularmente, do pediatra Sérgio Marva, do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), para o desenvolvimento de um protocolo a ser submetido ao comitê de ética em pesquisa da Unicamp que, aprovado, lhe permitiu realizar o acompanhamento efetivo do transporte particular e público dessas crianças.
Penumbra favorece humanização do parto
Jornal da Unicamp, 15 a 21 de agosto de 2016
Jornal da Unicamp
Estudos recentes comprovam que a penumbra favorece a humanização do parto. “O ambiente com baixa luminosidade traz uma fisiologia melhor ao parto. Não precisa intervir tanto e não ocorre interferência de outras emoções. A mãe consegue desencadear surpresa, raiva e alegria muito mais naturalmente”, notou a enfermeira obstetra Michelle Gonçalves da Silva.
Aos 30 anos, Caism projeta ampliação de atendimentos
Correio Popular, 25 de agosto de 2016
Correio Popular
Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Mostra Unicamp 50 Anos