FCF - Faculdade de Ciências Farmacêuticas
2014
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas – FCF, instituída pela Deliberação CONSU-001/2014 de 25/03/2014, tem sua origem no curso de Farmácia criado pela Deliberação CONSU-586/2002, com o oferecimento de 40 vagas a partir de 2004. Posteriormente, por meio da Deliberação CEPE-491/03, estabeleceu-se a composição da primeira Comissão de Graduação do Curso, aprovando também que sua Coordenação se daria mediante a realização de rodízios anuais entre o Instituto de Biologia, Faculdade de Ciências Médicas e Instituto de Química, Unidades responsáveis pelo oferecimento do Curso naquele momento, juntamente com o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas. Em seguida, a Deliberação CEPE-49/07 estabeleceu que o rodízio entre as Coordenações passaria a ser bienal, ocorrendo dessa forma até a criação da Faculdade, em 2014.
Com a criação da FCF e com a nomeação do Diretor Pró Tempore da Faculdade em 02/07/2014, a Administração da Faculdade passou a funcionar em instalações provisórias específicas em setembro do mesmo ano, sediadas no Pavilhão Básico II, na sala E06, até que suas instalações definitivas sejam concluídas. Essas instalações serão sediadas em prédio próprio, com aproximadamente 3.800 m², que comportarão salas de aula, laboratórios didáticos e de pesquisa, e demais espaços necessários para desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Acervo Histórico do Arquivo Central
Fachada do edifício do Pavilhão Básico II, na sala E06 onde atualmente funcionam a administração e os cursos da Faculdade, até que suas instalações definitivas sejam concluídas. 2015.
Imagem ilustrativa do futuro edifício da Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Acervo Histórico do Arquivo Central
Com aproximadamente 3.800 m², que comportarão salas de aula, laboratórios didáticos e de pesquisa, e demais espaços necessários para desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
2014
O dia 25 de março foi um dia histórico para a Farmácia UNICAMP. Na reunião do CONSU foi aprovada a criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP, conquista atribuída aos alunos, ao DCE que apoiou na reunião do CONSU e defendeu não somente a criação da FCF, mas também a vivência estudantil no prédio e outras infraestruturas necessárias para o Faculdade.
Centro Acadêmico de Farmácia (CAFARMA)
Entidade de representação dos estudantes do curso de farmácia - Unicamp
Acervo Histórico do Arquivo Central
CAFARMA
O Centro Acadêmico de Farmácia (CAFARMA) é a entidade de representação dos estudantes do curso de farmácia - Unicamp.
Suas atividades compreendem a avaliação e discussão do curso, informes e noticias acadêmicas ou relacionadas a profissão, eventos de integração do curso e complementação da formação acadêmica, discussão e debate da saúde, projetos de extensão como campanhas de auxilio social, etc.
Deliberação CONSU-A-001/2014, 25/03/2014
Acervo Histórico do Arquivo Central
Cria-se a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Unicamp realiza colação de grau de turma de Farmácia e Semana Acadêmica
Iniciando suas atividades em instalações provisórias, foram adotadas as providências para funcionamento e institucionalização da Faculdade, como formalização de seu Colegiado Provisório e Comissões e elaboração de seus respectivos Regimentos e demais normas relacionadas ao corpo docente e funcionamento da Unidade, em atendimento às normas vigentes na Universidade.
Em 12 de agosto de 2014 a Universidade Estadual de Campinas realizou a cerimônia de colação de grau de sua primeira turma de Farmácia. A colação aconteceu no anfiteatro do Centro de Investigação em Pediatria. O evento é um marco histórico para a tradicional universidade pública, que formou seus dez primeiros farmacêuticos.
Primeira turma de Farmácia vinculada à Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Acervo Histórico do Arquivo Central
Primeira turma de Farmácia vinculada à Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Acervo Histórico do Arquivo Central
Deliberação Colegiado FCF-24/2015
Acervo Histórico do Arquivo Central
Composição Colegiado Provisório
Acervo Histórico do Arquivo Central
Faculdade de Ciências Farmacêuticas lança site
Acervo Histórico do Arquivo Central
2015
É lançado o primeiro site institucional da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) em 29 de abril, após um ano de institucionalização, 11 anos de oferecimento do curso, atendimento a 440 alunos de graduação e formação de sete turmas. O objetivo do site é potencializar e divulgar informações e notícias sobre a faculdade, apresentando: seu histórico, docentes e funcionários,cursos oferecidos, eventos e ainda sistema interno.
Logotipo
Acervo Histórico do Arquivo Central
Logotipo da Faculdade é aprovado pelo Conselho Universitário em 26 de maio, a partir de propostas selecionadas em concursos realizados pelos alunos, em 2012 e 2015. A identidade visual idealizada pela aluna de graduação em Farmácia, Alessandra Faria, foi a escolhida, sendo referendada na 10ª Sessão do Colegiado da Faculdade e em seguida encaminhada ao Conselho Universitário para formalização institucional.
O logotipo teve sua construção baseada na Lenda do Centauro. Segundo a Lenda, o deus da Saúde Asclépio ensinou ao centauro Chiron os segredos das ervas medicinais, uma vez que o centauro se dedicava aos conhecimentos da cura. Asclépio tinha como símbolo duas serpentes enroladas em um cetro e sua filha, Hígia, tinha como símbolo uma taça. Com a morte de seu pai, Hígia se tornou a deusa da saúde e uma serpente enrolada foi adicionada ao seu símbolo, como forma de representar o legado de seu pai. No logotipo da FCF, a taça com a serpente enrolada representa o símbolo de Asclépio e Hígia como deuses da saúde, com a taça também representando a cura e a serpente, o poder e a ciência. As circunferências em vermelho fazem referência ao logotipo da Universidade Estadual de Campinas.
III Workshop Internacional Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos Anticâncer: do produto natural até a clínica
Antonio Scarpinetti
2015
O Workshop foi promovido pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e pela Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer – da genômica ao controle (RIBECÂNCER). Oferecido de 15 a 19 de junho, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem, o evento é uma das iniciativas do projeto de parceira entre as instituições, cujo objetivo principal é a busca por substâncias que possam compor novas drogas de combate ao câncer.
Professor João Ernesto de Carvalho, diretor da FCF: "busca por substâncias que possam compor novas drogas de combate ao câncer"
Prof. João Ernesto de Carvalho
Antonio Scarpinetti
De acordo com o diretor da FCF, o professor João Ernesto de Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas comenta a iniciativa: “Trabalhamos de forma integrada com instituições da Espanha, Costa Rica, Panamá, Chile e Guatemala. A grande maioria das substâncias que temos investigado vem de plantas, algumas delas muito promissoras”.
Prof. José Luis López-Pérez
Antonio Scarpinetti
De acordo com o professor José Luis López-Pérez, da Universidade de Salamanca, o Brasil tem participação importante no projeto, tanto por causa da excelência de seus pesquisadores, quanto pela sua vasta biodiversidade, que oferece inúmeras fontes para a identificação de substâncias anticancerígenas.
Fórum Permanente de Vida e Saúde: “Doenças negligenciadas: do diagnósticos ao tratamento
Reportagem publicada no site da Unicamp.
Acervo Histórico do Arquivo Central
No dia 05 de agosto foi realizado o Fórum Permanente de Vida e Saúde: “Doenças negligenciadas: do diagnósticos ao tratamento” responsabilidade do professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Algumas das doenças classificadas como negligenciadas (esquistossomose, doença de chagas, leishmaniose e malária, hanseníase, dengue e filariose) fazem parte de um grupo de enfermidades que é alvo de pouca, ou quase nenhuma, inovação tecnológica e científica. Uma possibilidade factível do fórum permanente é possibilitar a convergência de estudos e pesquisas que possam ser utilizados para o desenvolvimento de novos métodos de diagnósticos e para o tratamento das doenças.
Trabalho premiado em Congresso Internacional
Profa. Dra. Patrícia Moriel e da aluna de Iniciação Científica Anna Paula Costa E Prof. Dr. Eder de C. Pincinato, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Prêmio é concedido a trabalho que tem participação de docente e aluna da FCF no 3rd International Conference on Clinical Pharmacy, realizado de 07 a 09 de dezembro de 2015, em Atlanta, EUA. O trabalho, Glutathione-S-transferase (GST) polymorphisms influence cisplatin elimination and toxicity to treatment in patients with scamous cell carcinoma of head and neck , contou com a participação da Profa. Dra. Patrícia Moriel e da aluna de Iniciação Científica Anna Paula Costa, foi premiado como melhor trabalho oral apresentado.
A apresentação oral foi realizada pelo Prof. Dr. Eder de C. Pincinato, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que atua em parceria com grupos de pesquisa da Unicamp em estudos voltados à farmácia clínica, farmacogentética e estresse oxidativo em câncer
Unicamp premia docentes e alunos
Assembleia Universitária Extraordinária do Conselho Universitário: Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz 2015
Antonio Scarpinetti
Os professores da FCF: Rodrigo Ramos Catharino e Wanda Pereira Almeida, receberam respectivamente os prêmios institucionais de: Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” e Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação do Esino de Graduação, em 11 de dezembro. Os prêmios foram concedidos a professores e alunos da Universidade que se destacaram pelas contribuições na pesquisa, ensino, inovação e iniciação científica.
Plantas serão aliadas no controle do Aedes
Mary Ann Foglio, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e integrante da Rede Zika Unicamp.
Antonio Scarpinetti
2016
Prof. Mary Ann Foglio, participa da Rede Zika Unicamp e integra grupo de pesquisadores que buscam na natureza soluções que contribuam para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Uma das estratégias a serem utilizadas é identificar substâncias presentes nas plantas que possam ser utilizadas futuramente em repelentes, larvicidas, ovicidas e inibidores de vírus. A Rede Zika Unicamp é formada por grupos que se dedicam a estudos em áreas estratégicas de combate ao Aedes aegypti e às doenças por ele transmitidas.
Pesquisa alerta para adição de sucralose em alimentos quentes
Acervo Histórico do Arquivo Central
O professor Rodrigo Ramos Catharino, que atua junto ao curso de Farmácia da FCF e coordena o Laboratório Innovare de Biomarcadores da Unicamp , participa de grupo de pesquisadores da Unicamp que publicou um artigo científico num periódico online pertencente ao grupo Nature e alerta para os riscos do uso do adoçante sucralose, especificamente, em alimentos e sobremesas quentes, como chás, cafés, bolos e tortas. Os principais resultados do estudo indicam que, quando aquecido, o adoçante torna-se quimicamente instável, liberando compostos potencialmente tóxicos e cumulativos ao organismo humano. Professor Rodrigo Ramos Catharino, e atua junto ao curso de Farmácia da FCF.
Semana de tecnologia Farmacêutica
Carta do evento
Acervo Histórico do Arquivo Central
2016
De 09 a 13 de maio foi realizada a Semana de Tecnologia Farmacêutica, uma parceria entre a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e o Instituto de Biologia.
FCF escolhe seu Diretor
Acervo Histórico do Arquivo Central
FCF escolhe seu Diretor
Acervo Histórico do Arquivo Central
Em consulta realizada nos dias 20 e 21/06, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas escolheu, com 94,68% de votos, os Profs. Drs. João Ernesto de Carvalho e Rodrigo Ramos Catharino como Diretor e Diretor Associado, respectivamente, para o quadriênio 2016-2020. A votação contou, com a participação de 87,5% de docentes, 85,71% de funcionários e 27,23% de alunos.
FCF escolhe seu Diretor
Acervo Histórico do Arquivo Central
Edital de abertura das inscrições para o cargo de Diretor da FCF
Acervo Histórico do Arquivo Central
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Hoje
Reitoria - Unicamp
Reitoria - Unicamp
Bichos 2011 - Farmácia - Unicamp
Foco Eletrônico: Entrevista com a Professora Gun Birgitta Mendes, 2003.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Mostra Unicamp 50 Anos