HC - Hospital de Clínicas
Apresentação
O Hospital de Clínicas (HC) é um órgão subordinado à Reitoria e associa-se à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para fins de ensino, pesquisa e prestação de serviços médico-hospitalares à comunidade. O Hospital de Clínicas (HC), por meio das unidades que o compõem, tem por finalidade servir de campo para formação de profissionais em Ciências Médicas e correlatas; servir de campo de aperfeiçoamento de médicos, técnicos e alunos, possibilitando a realização de pesquisas, estágios e de cursos de pós-graduação; colaborar e contribuir para a educação médico-sanitária da população; funcionar integrado ao sistema de saúde da comunidade, prestando assistência médico-hospitalar. O Hospital de Clínicas (HC) é a maior das unidades assistenciais ligadas à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e nele se desenvolve grande parte dos programas de ensino e residência médica. Embora sua pedra fundamental tenha sido lançada em 28 de fevereiro de 1975, suas atividades iniciaram-se a partir de 1979. Suas instalações foram gradualmente implantadas: em 01 de fevereiro de 1979, foi inaugurada a ala ambulatorial; em 11 de outubro de 1985, a primeira ala de internação; e em 06 de fevereiro de 1986, após a instalação de toda a sua estrutura, o Hospital de Clínicas (HC) foi oficialmente inaugurado. Daí em diante, diversos serviços, laboratórios e ambulatórios foram também sendo implantados.
Hoje, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp é considerado um dos maiores hospitais gerais do interior do Estado de São Paulo e um centro de excelência médica nacional, que atende cerca de 500 mil pacientes por ano. Ensino, pesquisa e assistência à saúde definem a missão deste hospital universitário, que cada dia contribui com a ciência da vida. São cerca de 3100 profissionais distribuídos pelos mais variados setores, dos quais mais da metade atuam nas áreas de saúde.
1958
O Hospital de Clínicas (HC) foi previsto inicialmente na Lei 4.996/1958, de 25 de novembro 1958, que criou a Faculdade de Medicina de Campinas (atual Faculdade de Ciências Médicas - FCM), como uma entidade autárquica. Posteriormente, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foi incorporada à Unicamp, de acordo com a Lei 7.655/1962, de 28 de dezembro de 1962. Quanto ao Hospital de Clínicas (HC), passou a integrar a Universidade como autarquia complementar, conforme os Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, de 30 de julho de 1969.
Santa Casa de Misericórdia de Campinas
Santa Casa de Misericórdia de Campinas, onde funcionou o Hospital (1966-1985)
Acervo Histórico do Arquivo Central
1963 - 1966
Foi autorizado a funcionar em 1963, assim como a a Faculdade de Medicina, a 5ª faculdade pública do Estado. Provisoriamente, permaneceu instalada nas dependências da Maternidade de Campinas até 1966, quando o primeiro diretor da FCM, o oftalmologista Antônio Augusto de Almeida, acertou a transferência das especialidades médicas para o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Campinas. Na época, eram cerca de 200 médicos, enfermeiros, alunos e residentes que atendiam uma média de 5.000 pessoas/mês. Lá funcionou por quase 20 anos, inclusive no casarão onde hoje fica a choperia Giovanetti V, que abrigava as atividades ambulatoriais de clínica médica e cirurgia.
Antonio Augusto de Almeida
Antonio Augusto de Almeida, primeiro diretor da FCM (1963-1969), acertou a transferência das especialidades médicas para o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, onde também funcionou o hospital escola da faculdade.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Maquete do HC
Maquete do Hospital de Clínicas, elaborada por “Bross dos Santos e Leitner”. Dec. 70
Acervo Histórico do Arquivo Central
1975
Com a expansão da Universidade no início dos anos 70, ficou definido a construção do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e em 1975 é lançada a pedra fundamental do hospital. Através da Concorrência Pública 01/70, foi constituído um consórcio formado pela Siemens S/A (incorporadora da Casa Lohner S/A Médico Técnica), Hospitalia Internacional GmBh, Artur D'little (equipamentos), Companhia de Planejamentos Técnicos Intarco e pelo escritório de Construção e Engenharia Ecel S/A, que começaram as obras em 1980.
A construção do hospital foi fiscalizada por grupos de trabalhos constituídos pela Unicamp e as obras civis fiscalizadas pelo Escritório Técnico de Construções (Estec). Os projetos arquitetônicos foram elaborados pelos profissionais Bross dos Santos e Leitner.
Cerimônia de lançamento da pedra fundamental do HC
Cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Hospital de Clínicas. Presença do governador do Estado, Laudo Natel e do então reitor da Unicamp, Zeferino Vaz. 28 de fevereiro de 1975
Acervo Histórico do Arquivo Central
Público presente no lançamento da pedra fundamental do HC
Público presente no lançamento da pedra fundamental do Hospital de Clínicas da Unicamp. 28 de fevereiro de 1975
Acervo Histórico do Arquivo Central
Convite para lançamento da pedra fundamental do HC
Convite para lançamento da pedra fundamental do HC. 1975
Acervo Histórico do Arquivo Central
Discurso de Laudo Natel no lançamento da pedra fundamental do HC
Discurso de Laudo Natel, governador do Estado, no lançamento da pedra fundamental do HC. 1975
Acervo Histórico do Arquivo Central
HC em construção
Hospital de Clínicas em construção. 1979
Acervo Histórico do Arquivo Central
1979
O consórcio conclui a primeira etapa do hospital, destinada aos ambulatórios. Estava aberta a contratação dos primeiros 195 servidores do Hospital de Clínicas (HC). Em fevereiro de 1979 foram inaugurados os 53 consultórios dos ambulatórios. Em meio a avenidas desertas, com poeira ou lama e cercado por canaviais, foram chegando os primeiros ônibus para o atendimento ambulatorial.
1982
As obras de conclusão do Hospital de Clínicas (HC) foram reiniciadas em 1982, pelo Escritório Técnico de Construções (Estec), após rompimento do contrato com o consórcio, mantendo sempre o mesmo padrão de qualidade construtiva inicial.
1983
Em 1983, um contrato de empréstimo impulsiona o término das obras do Hospital de Clínicas (HC) previstas para o primeiro semestre de 1985.
Portaria GR 14/1985 - transferência do HC
Acervo Histórico do Arquivo Central
1985
Primeiras iniciativas são tomadas para a transferência do hospital para o campus de Barão Geraldo.
Inauguração do HC na Unicamp
Descerramento da placa de inauguração do Hospital de Clínicas por José Aristodemo Pinotti, reitor da Unicamp, André Franco Montoro, governador do Estado, Orestes Quercia, Magalhães Teixeira, Mário Mantovani e Frederico Novaes de Magalhães. 1985
Acervo Histórico do Arquivo Central
Em 10 de outubro de 1985, o convênio mantido com a Santa Casa de Misericórdia foi cancelado. Era o nascimento das atividades no Hospital de Clínicas (HC) com a inauguração do primeiro leito do Hospital de Clínicas na Enfermaria Geral de Adultos.
Enfermeiras durante inauguração do HC
Equipe de enfermeiras durante a inauguração do Hospital de Clínicas. 10 de outubro de 1985
Acervo Histórico do Arquivo Central
Entrada do HC
Entrada do Hospital de Clínicas. 10 de outubro de 1985
Acervo Histórico do Arquivo Central
Primeira cirurgia é realizada
Os médicos Luiz Sérgio Leonardi e Mário Mantovanni, que realizaram a primeira cirurgia do Hospital de Clínicas. Dezembro de 1985
Acervo Histórico do Arquivo Central
Poucos meses depois (dezembro), era realizada a primeira cirurgia Hospital de Clínicas (HC): de úlcera péptica, conduzida pelos professores Luiz Sérgio Leonardi e Mário Mantovanni.
Portaria GR 228/1986
Portaria GR 228/86 cria a Coordenadoria de Administração Geral do Hospital de Clínicas. Diário Oficial do Estado, 02 de agosto de 1986
Acervo Histórico do Arquivo Central
1986
Ocorre a transferência das enfermarias ao longo dos primeiros meses de 1986, terminando com a inauguração do Pronto Socorro em 6 de junho de 1986.
É criada a Coordenadoria de Administração Geral do Hospital das Clínicas (HC).
Com o passar dos anos, a estrutura proposta adquiriu uma forma mais complexa. A planta do Hospital, que tem uma área de 56 mil metros quadrados, sofreu uma série de modificações, no sentido de adequar-se às novas necessidades originadas por uma demanda crescente, e à própria diversificação de atividades de ensino e pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
Projeto combate cegueira provocada por catarata
Jornal da Unicamp, fevereiro de 1990
Jornal da Unicamp
1990
Projeto do professor Newton Kara José faz história por combater a cegueira provocada pela catarata e conquista prêmio Conselho Brasileiro de Oftalmologia versão 1989. O Centro Cirúrgico do Ambulatório de Oftalmologia do Departamento de Oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) realiza mais de 300 procedimentos ao mês, ou seja, realiza mais procedimentos do que todos os hospitais universitários do Estado.
HC informativa procedimentos e serviços
Jornal da Unicamp, setembro de 1990
Jornal da Unicamp
Informatização dos serviços e dos procedimentos administrativos do Hospital de Clínicas é adotada no Hospital de Clínicas (HC).
HC faz 300º transplante de rim
Jornal da Unicamp, novembro de 1992
Jornal da Unicamp
1992
Hospital de Clínicas (HC) realiza o 300º transplante de rim.
Serviço de Cirurgia Cardíaca comemora a realização de mais de mil cirurgias cardíacas
Jornal da Unicamp, fevereiro de 1998
Jornal da Unicamp
1998
Serviço de Cirurgia Cardíaca comemora a realização de mais de mil cirurgias cardíacas.
Atendimento no pronto-socorro e nos ambulatórios serão reorganizados
Jornal da Unicamp, 8 a 23 de dezembro de 2003
Jornal da Unicamp
2003
A implantação de um plano para readequar o Hospital de Clínicas (HC) à sua verdadeira vocação, que é a de hospital terciário e quaternário, vem sendo discutido com a Divisão Regional de Saúde (DIR12), ligada à Secretaria de Estado da Saúde, e com os conselhos municipais de saúde na região. O plano prevê, entre outras medidas, a reorganização do atendimento no pronto-socorro e nos ambulatórios, que passarão a dar prioridade aos casos referenciados de maior complexidade. Para isso, o antigo setor de pronto socorro passará a ser chamado de Unidade de Emergência Referência (UER), cujo principal objetivo será atender pacientes graves.
Hospitalhaços
Grupo Hospitalhaços no Hospital de Clínicas da Unicamp
Antoninho Perri
O trabalho voluntário dos Hospitalhaços no Hospital de Clínicas (HC) é citado em reportagem do Jornal da Unicamp sobre os trabalhos sociais desenvolvidos por alunos da Unicamp.
Catarata é a maior causa de cegueira em Campinas
Jornal da Unicamp, 25 a 31 de outubro de 2004
Jornal da Unicamp
2004
Um levantamento feito pelo Setor de Oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) revela que catarata é a maior causa de cegueira em Campinas e que falta de informação e de oportunidade estão entre as principais causas da cegueira decorrente da catarata. A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi recomendada pela Agência Internacional de Prevenção à Cegueira e pela Organização Mundial de Saúde e o estudo pode orientar políticas públicas na área da saúde.
HC comemora 20 anos
Jornal da Unicamp, 11 a 24 de julho de 2005
Jornal da Unicamp
2005
O Hospital de Clínicas (HC) comemora 20 anos
Centro Acadêmico Adolfo Lutz leva alegria a pacientes do HC
Centro Acadêmico Adolfo Lutz leva alegria a pacientes da Pediatria do Hospital de Clínicas (HC). 2008
Acervo Histórico do Arquivo Central
2008
Centro Acadêmico Adolfo Lutz leva alegria a pacientes da Pediatria do Hospital de Clínicas (HC).
Hospital de Clínicas (HC) e a Rede Universitária de Telemedicina
Solenidade da constituição de um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). na sala de telessaúde do Hospital de Clínicas (HC), um importante aliado do ensino, da pesquisa e da assistência
Antonio Scarpinetti
2009
O Hospital de Clínicas (HC) constitui um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O intuito da nova ferramenta para a Universidade é se tornar um importante aliado do ensino, da pesquisa e da assistência. A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) trabalha a favor do diagnóstico a distância, pedidos de segunda opinião, avaliação do atendimento médico, promoção de debates com outras instituições e discussão de casos.
Hospital de Clínicas (HC) e a Rede Universitária de Telemedicina
Solenidade da constituição de um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). na sala de telessaúde do Hospital de Clínicas (HC), um importante aliado do ensino, da pesquisa e da assistência
Antonio Scarpinetti
Luiz Carlos Zeferino, superintendente do HC
Luiz Carlos Zeferino, superintendente do Hospital de Clínicas (HC). 2009
Antonio Scarpinetti
Cirurgia feita no HC proporciona ao paciente recuperação mais rápida
Jornal da Unicamp, 19 a 25 de abril de 2010
Jornal da Unicamp
2010
O Centro de Referência em Cirurgia Endovascular do Hospital de Clínicas (HC) vem realizando procedimentos cirúrgicos de colocação de endopróteses em pacientes com aneurisma da aorta abdominal. A técnica, apesar de ser considerada invasiva, é menos agressiva que a cirurgia tradicional. Além disso é feita em 1h30 contra 4 horas em média no método tradicional e a recuperação do doente é muito mais rápida.
HC comemora marca de 500 transplantes hepáticos em 19 anos
Profa. Ilka Boin, responsável pela Unidade de Transplante Hepático, comemora marca de 500 transplantes hepáticos realizados pelo HC
Talita Matias
“A esperança de uma nova vida”, com esse tema o Hospital de Clínicas (HC) comemora a marca de 500 transplantes hepáticos. Os procedimentos são realizados pela equipe da disciplina de Gastrocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), mas o sucesso depende de inúmeros departamentos e serviços da área médica, como do Hemocentro da Unicamp, que vem cumprindo papel essencial numa cirurgia que utiliza muito mais sangue do que as outras. A média no Hospital de Clínicas (HC) tem sido de 50 transplantes de fígado por ano.
HC comemora marca de 500 transplantes hepáticos em 19 anos
Ilka Boin, Rosana Nothen, Paulo Eduardo Silva, Manuel Bértolo e Luiz Sergio Leonardi em solenidade de comemoração da marca de 500 transplantes hepáticos
Talita Matias
Pesquisas apontam novos caminhos para o tratamento de problemas cardíacos
Jornal da Unicamp, 7 a 20 de novembro de 2011
Jornal da Unicamp
2011
Pesquisas apontam novos caminhos para o tratamento de problemas cardíacos.
HC foi o hospital do Estado de São Paulo que mais realizou transplantes cardíacos em 2011
2012
Transplantes de coração em adultos "[...] É um motivo de orgulho e de comemoração para o HC", afirma o superintendente Manoel Barros Bértolo. O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi o hospital do Estado de São Paulo que mais realizou transplantes cardíacos em adultos em 2011, totalizando 13 procedimentos contra seis do ano anterior, e superando o HC de São Paulo e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, ambos da Capital.
HC foi o hospital do Estado de São Paulo que mais realizou transplantes cardíacos em 2011
Otávio Rizzi Coelho, chefe da Área de Cardiologia, em coletiva de imprensa promovida em função do recorde de transplantes cardíacos no ano de 2011
Antoninho Perri
HC foi o hospital do Estado de São Paulo que mais realizou transplantes cardíacos em 2011
Coletiva de imprensa da equipe de médicos da área de transplantes cardíacos do Hospital de Clínicas, que em 2011 bateu o recorde
Antoninho Perri
Pedagoga acolhe e ajuda pacientes e familiares na pediatria do HC
Jornal da Unicamp, 29 de outubro a 4 de novembro de 2012
Jornal da Unicamp
Maura, pedagoga da pediatria do HC, acolhe e e ajuda pacientes e seus familiares.
Novas áreas de Broncoscopia e Radiofármaco
Uma das salas da Radiofarmácia, ligada ao Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas (HC). 04 de março de 2013
Antonio Scarpinetti
2013
O Hospital de Clínicas (HC) recebe as novas instalações das áreas de Broncoscopia e de Radiofarmácia, ligada ao Serviço de Medicina Nuclear. O reitor da instituição Fernando Costa inaugurou os dois novos espaços juntamente com o superintendente do hospital Manoel Bértolo, com o ex-pró-reitor Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, com o professor da Disciplina de Pneumologia Ivan Toro e com o diretor do Serviço de Medicina Nuclear Celso Dario Ramos.
Novas áreas de Broncoscopia e Radiofármaco
Descerramento da placa na Broncoscopia, ligada ao Serviço de Medicina Nuclear do Hospital de Clínicas (HC). 04 de março de 2013
Antonio Scarpinetti
HC incorpora dois equipamentos de útlima geração para microcirurgias com laser
Hospital de Clínicas (HC) é o primeiro do Interior a incorporar dois equipamentos de última geração para microcirurgias com laser. 2014
2014
O Hospital de Clínicas da Unicamp (HC) é o primeiro do Interior a incorporar dois equipamentos de última geração para microcirurgias com laser. Só existem quatro equipamentos semelhantes disponíveis no Brasil, todos eles instalados em capitais. A tecnologia permite cirurgias minimamente invasivas. O feixe é aplicado através de fibra ótica por endoscopia. O Laser de CO2, fornecido por uma fabricante italiana - a Deka - custou ao hospital o equivalente a R$ 694 mil. Já a partir da próxima semana, um dos aparelhos entrará em operações no centro cirúrgico. O outro estará disponível na Unidade de Medicina Laser, para atender procedimentos de complexidade menor. De acordo com o professor Agrício Crespo, chefe da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o equipamento já permite, por exemplo, intervenções de alta precisão no combate ao câncer na laringe ou nas cordas vocais. Mas o leque de possibilidades é imenso: vai permitir aplicações em áreas como dermatologia, cirurgia plástica, cirurgia toráxica, urologia, odontologia.
Inauguração de novo espaço na oncologia do HC
Readequação do ambulatório de Oncologia Clínica e Quimioterapia do Hospital de Clínicas. 16 de maio de 2014
Caroline Roque
A readequação do ambulatório de Oncologia Clínica e Quimioterapia do Hospital de Clínicas (HC) poderá ampliar o atendimento em até 20%, ou cerca de oitenta casos novos por mês. O espaço foi reformado, climatizado e adequado ao atendimento dos pacientes, que agora contam com 14 poltronas especiais de quimioterapia. No local serão realizadas cerca de 1000 quimioterapias e 1500 consultas por mês, realizadas por uma equipe multiprofissional.
HC comemora 30 anos
"Cápsula do tempo" contendo cerca de 500 mensagens do público que esteve na solenidade da FCM, que serão abertas no ano de 2035, quando o Hospital de Clínicas comemorará o seu Jubileu de Ouro. 26 de outubro de 2015
Antoninho Perri
2015
Hospital de Clínicas (HC): três décadas de vida e de serviços ao SUS
A comunidade da Unicamp comemora os 30 anos de existência do Hospital de Clínicas (HC) em solenidade que reuniu autoridades institucionais, parlamentares, professores, funcionários, alunos e convidados. O Hospital de Clínicas (HC) é o segundo maior hospital público do Estado e realiza 2,6 milhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, mais de 3,3 milhões de exames, 15 mil internações eletivas e de urgência e quase 15 mil cirurgias, o que equivale, em média, a 40 cirurgias diárias.
HC comemora 30 anos
Os médicos João Batista, Antonia Teresinha Tresoldi e Mariana Zambom descerraram, com o reitor José Tadeu Jorge, uma placa alusiva a uma ala da Pediatria do HC que foi reformada nos últimos três meses. 26 de outubro de 2015
Antoninho Perri
HC comemora 30 anos
Alvaro Crósta deposita mensagem em "cápsula do tempo", que será aberta no ano de 2035, quando o Hospital de Clínicas comemorará o seu Jubileu de Ouro. 26 de outubro de 2015
Antoninho Perri
Servidor mais idoso do HC é homenageado
A Reitoria e o Hospital de Clínicas (HC) homenagearam o funcionário mais idoso em exercício profissional no HC, Onofre Matheus, que é técnico em radiologia, conferindo-lhe uma placa honrosa pelos serviços prestados
Antoninho Perri
HC faz primeira cirurgia de crânio com titânio impresso em 3D
Jéssica Cussioli se tornou a primeira pessoa no país a receber, simultaneamente, três placas de titânio para reconstrução craniofacial no HC. 02 de junho de 2015
Caius Lucilius com Caroline Roque
Hospital de Clínicas (HC) faz 1ª cirurgia de crânio com titânio impresso em 3D. Jéssica Cussioli se tornou a primeira pessoa no país a receber, simultaneamente, três placas de titânio para reconstrução craniofacial.
HC realiza dois transplantes cardíacos em 18 horas
Chefe da cirurgia cardíaca no Hospital de Clínicas (HC), Pedro Paulo Martins de Oliveira
2016
Um feito inédito na história da cirurgia cardíaca do Hospital de Clínicas da Unicamp: duas captações de corações e dois transplantes cardíacos em 18 horas. A primeira captação ocorreu ontem (03/02) pela manhã, em São Paulo e a segunda captação aconteceu em Campinas. Os pacientes de 56 e 57 anos passam bem e devem sair da UTI Coronariana para a enfermaria em poucos dias. Em 2015 foram realizados seis transplantes cardíacos.
HC faz primeiro transplante cardíaco em criança
Correio Popular, 06 de agosto de 2016
Correio Popular
Hospital de Clínicas (HC) faz primeiro transplante cardíaco em uma criança.
Campanha de Identificação Segura do Paciente
Campanha de Identificação Segura do Paciente na rampa de acesso ao Hospital. 01 de setembro de 2016
Antoninho Perri
Hospital de Clínicas (HC) realiza a primeira Campanha de Identificação Segura do Paciente na rampa de acesso ao hospital. A campanha é parte de um esforço mundial de aumentar a segurança do paciente tratado nos hospitais e nas clínicas.
Estudo para elaborar e validar protocolo para reutilização de cateteres
Jornal da Unicamp, 8 a 14 de agosto de 2016
Jornal da Unicamp
Com o objetivo de elaborar e validar um protocolo para reutilização de cateteres de eletrofisiologia, não tunelados, estudo foi desenvolvido no Hospital de Clinicas (HC) da Unicamp pela enfermeira Mirtes Loeschner Leichsenring, responsável pelo grupo de reúso do hospital, orientado e coorientado, respectivamente, pelos médicos Plínio Trabasso e Maria Luiza Moretti, docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp na disciplina de Infectologia. A pesquisa, que deu origem à dissertação de mestrado, levou ao estabelecimento de um protocolo de limpeza e esterilização, validado na prática clínica, e constitui a primeira publicação do gênero no Brasil.