SIARQ - Arquivo Central do Sistema de Arquivos
1983
Em outubro de 1983, foi instalado o Centro de Informação e Difusão Cultural - CIDIC, por meio da Portaria GR nº 290/1983, de 04 de outubro, como órgão complementar subordinado à Reitoria, conforme previsto nos Estatutos da Universidade. O professor Ataliba Teixeira de Castilho foi designado coordenador, em 27 de outubro, com a responsabilidade de implementá-lo e definir suas estruturas e funcionamento.
O Centro funcionou no prédio da Biblioteca Central e também no antigo prédio do CLE.
Prof. Ataliba Teixeira de Castilho, coordenador do CIDIC.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1983
Professor Ataliba Teixeira de Castilho designado como coordenador do Centro de Informação e Difusão Cultural.
Portaria GR - Nº 290/1983, que dispõe sobre a instalação do CIDIC.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1984
Deu iniciou ao tratamento dos documentos que estavam reunidos na Biblioteca Central, que acompanhavam as bibliotecas pessoais adquiridas pela Unicamp: Paulo Duarte - que mais tarde foi incorporado ao CEDAE – Centro de Documentação Alexandre Eulálio do IEL.
No prédio da Biblioteca Central – atual prédio do SIARQ – foi liberado uma área para o tratamento técnico dos documentos.
Neste período foram contratados funcionários e estagiários para o tratamento de documentos da Unicamp, bem como para promover capacitação de agentes nas unidades e órgãos.
Funcionários Maurício e Sílvia descrevendo documento do arquivo Sérgio Buarque de Holanda, dez. 1985
Acervo Histórico do Arquivo Central
Processamento técnico de processos do Tribubal de Justiça de Campinas, 1985.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Funcionário durante processamento técnico de processos do Tribunal de Justiça de Campinas.
Funcionários do CIDIC recolhendo material do arquivo Zeferino Vaz, 1986.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Entrega do Arquivo Prof. Zeferino Vaz, ex-reitor e fundador da Unicamp. Vendo-se os funcionários do CIDIC - Divisão de Documentação recolhendo o material.
Portaria GR 313/87, dispondo sobre a criação da Comissão Executiva para a implementação do SIARQ.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1986
A Divisão de Documentação do CIDIC se transforma no Arquivo Central e cria o Sistema de Arquivos.
Neste período iniciou-se um diagnóstico dos arquivos das unidades e órgãos. Acervos começaram a ser recolhidos para a preservação: Arquivo de Zeferino Vaz, Arquivo do Gabinete do Reitor (1962-1980); Arquivo da Secretaria Geral e assim por diante.
Um dos acervos que foram tratados inicialmente foi do Tribunal de Justiça de Campinas, fruto de convênio com a Unicamp. Mais tarde foi transferido para o Centro de Memória, criado com o apoio do Prof. Ataliba Teixeira de Castilho.
Portaria GR Nº 339/88, que cria a Comissão Central de Avaliação de Documentos, 1988.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1988
Criação da Comissão Central de Avaliação de Documentos e Comissões Setoriais de Arquivos, que iniciou os trabalhos nas unidades e órgãos, para identificar os arquivos acumulados e propor destinação e preservação. Foram criadas mais de 40 comissões setoriais de arquivos para esta análise e para capacitação. Este trabalho culminou com a estruturação do Sistema de Arquivos da Unicamp.
Jornal da Unicamp, junho de 1988.
Jornal da Unicamp
1988
Política de gestão documental é adotada pela Universidade, sob a coordenação do prof. Ataliba Teixeira de Castilho, coordenador do centro de Informação e Difusão Cultural e Neire do Rossio Martins, nomeada em 1983, para ajudar a instalar a Divisão de Documentação, que se transformou no Arquivo Central e no Sistema de Arquivos.
Criação do SIARQ/UNICAMP
Prof. Ataliba Teixeira de Castilho, pioneiro e coordenador do centro de Informação e Difusão Cultural.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1989
Em 1989, o Conselho Universitário – estruturou o Sistema de Arquivos da Unicamp – SIARQ, independente do Sistema de Bibliotecas.
A concepção do SIARQ teve como foco principal de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento. Neste período já ocupava uma área do prédio do Ciclo Básico, onde está atualmente o CMU.
Jornal da Unicamp, fev. 1990.
Jornal da Unicamp
1990
Reportagem do Jornal da Unicamp sobre o futuro das instalações físicas que o acervo da Universidade recolhido pelo Siarq e o panorama da sistematização de arquivos aprovado pelo CONSU em 1989.
Novas Instalações.
Funcionárias tranferindo o acervo do SIARQ para sua nova instalação. 1991
Acervo Histórico do Arquivo Central
1991
Com a mudança da Biblioteca Central para uma nova sede, o Arquivo Central do Sistema de Arquivos foi transferido para as antigas instalações da Biblioteca Central, que fora totalmente reformada para esta finalidade.
Desmonte de estante durante a transferência para o prédio atual, 1991.
Acervo Histórico do Arquivo Central
A Coordenadoria do Sistema de Arquivos promove I Seminário Nacional de Arquivos Universitários, um marco na arquivística brasileira, durante a inauguração do prédio do SIARQ. A partir de então, muitos outros eventos foram realizados anualmente, tais como fóruns permanentes e seminários.
Inauguração do novo prédio do SIARQ, com Prof. Ataliba de Castilho, coordenador do Sistema de Arquivos; Neire Martins, diretora do SIARQ e o reitor Carlos Vogt. 1991
Acervo Histórico do Arquivo Central
Inauguração das instalações físicas do AC/SIARQ, com a presença do coordenador do Sistema de Arquivos, Prof. Ataliba Teixeira de Castilho, o reitor Carlos Vogt e Neire do Rossio Martins, diretora do Arquivo Central.
Ata do I Seminário Nacional de Arquivos Universitários, evento organizado pelo SIARQ.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1992
Ata do I Seminário Nacional de Arquivos Universitários, evento organizado pelo SIARQ.
Prédio da Arquivo Central. Década de 90.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Vista lateral do prédio do SIARQ na década de 1990.
Jornal da Unicamp, nov. 1991
Acervo Histórico do Arquivo Central
Jornal da Unicamp publica reportagem sobre o SIARQ.
1993
Arquivo Central ajuda a instalar o primeiro sistema eletrônico de gestão de documentos, o Sistema Protocolo.
1995
Uma nova reformulação da estrutura do SIARQ foi feita pelo Conselho Universitário criando o Conselho Conselho Consultivo (Del. CONSU A-8/95), formado por docentes e técnicos.O órgão dá apoio ao SIARQ, na formulação de políticas documentais para a Unicamp e solicitação de recursos de agências de fomento.
Unicamp Notícias, jun. 1996.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
Reportagem no Jornal da Unicamp sobre a nova política de preservação do SIARQ, preocupada em preservar a história da Universidade.
Unicamp notícias, set. 1996.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unicamp (ASCOM)
1996
Projeto Memórias da Unicamp, promovido pela coordenação do Sistema de Arquivos da Unicamp, reúne funcionários pioneiros da Unicamp para um descontraído encontro, com objetivo de registrar as memórias de experiências e vivências na Unicamp.
O projeto tem como objetivo o resgate da memória da universidade por intermédio de depoimentos orais de docentes, funcionários e alunos.
Jornal da Unicamp, dezem. 1999.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1999
Pioneiro na estruturação formal de um sistema de arquivos universitários e considerado modelo para instituições brasileiras, coordenadora do Sistema de arquivos faz um balanço em seu décimo ano de criação.
Jornal da Unicamp, jul de 2002.
Jornal da Unicamp
2002
SIARQ participa da comemoração do Centenário de Sérgio Buarque de Holanda, uma vez que é detentor de seu arquivo.
Jornal da Unicamp. nov. 2003
Jornal da Unicamp
2003
A gestão, o acesso e a preservação de documentos eletrônicos começam a ser discutidos na Unicamp. Um grupo de trabalho designado pela Reitoria tem realizado reuniões periódicas, com o objetivo de propor uma padronização de procedimentos técnicos para a gestão, preservação e acesso de documentos arquivísticos eletrônicos.
Jornal da Unicamp, abril de 2004.
Jornal da Unicamp
2004
Unicamp exibe o filme Raízes do Brasil, em pré-estréia concorrida, no Centro de Convenções.
A funcionária do SIARQ, Marcia Silveira, o arquiteto João Carlos Bross e o endocrinologista Radamés Beni Filho, testemunhas oculares do lançamento da pedra fundamental da Unicamp. 2006
Naldo Cantanti
2006
O arquiteto João Carlos Bross, responsável pelo projeto urbanístico da Unicamp, e o endocrinologista Radamés Beni Filho, testemunhas oculares do lançamento da pedra fundamental da Unicamp prestam depoimento e identificam fotos do início da história da Universidade.
Tássia e Márcia, funcionárias do SIARQ; Lúcia Martini e sua mãe Jacira Martini, identificando fotos antigas da Unicamp. 2006.
Neldo Cantani
Por ocasião dos 40 anos da Unicamp, durante o projeto Testemunhas Oculares, desenvolvido pelo SIARQ e RTV, foi possível entrevistar pessoas que participaram do lançamento da pedra fundamental do campus da Unicamp. Entre elas, Lúcia Helena Souto Martini, que aparece na tradicional fotografia da cerimônia, vestida como rainha da Festa das Nações.
Jornal da Unicamp, jun. de 2007.
Jornal da Unicamp
2007
Em parceria com o Arquivo Nacional a Unicamp participa do Projeto InterPares, por meio de iniciativa do SIARQ e do seu Conselho Consultivo. Criado em 1997 pela Universidade de British Columbia (UBC), no Canadá, o trabalho tem como objetivo determinar modelos e padrões que permitam a gestão e a preservação de documentos digitais por longo prazo.
Depoimento de Ataliba Castilho ao Projeto Memória Científica da Unicamp
Prof. Atalabia Teixeira de Castilho, 2009
Antonio Scarpinetti
2009
Ataliba Teixeira de Castilho doa seu acervo documental ao SIARQ, como parte do Projeto Memória Científica da Unicamp, presidido pela professora Sílvia Figueiroa, cujo objetivo principal é preservar a memória científica, tecnológica e artística da universidade.
Jornal da Unicamp, out. 2011.
Jornal da Unicamp
2011
Em 24 de outubro ocorreu, o 9º Encontro Plenário do Team Brasil do Projeto InterPares 3 – projeto de pesquisa internacional que tem como objetivo determinar modelos e padrões que permitam a gestão e a preservação de documentos digitais por longo prazo. A Unicamp participa do projeto por meio de convênio de cooperação com o Arquivo Nacional, sendo que também fazem parte do Team Brasil a Câmara dos Deputados, o Ministério da Saúde, o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (Saesp) e o Portal da Prefeitura de Porto Alegre.
Demonstração dos diversos suportes documentais pela Profa. Silvia Figueiroa e Telma Murari , durante a divulgação do projeto de digitalização do acervo documental que apoia a constituição da memória da Universidade
Antonio Scarpinetti
O Siarq vai digitalizar o acervo documental que apoia a constituição da memória da Universidade. Os documentos, como textos, fotografias, filmes, mapas, cartazes, entre outros, integram 270 fundos ou grupos documentais, que perfazem cerca de 400 mil dossiês ou maços. Os recursos necessários ao trabalho, da ordem de R$ 775,5 mil, foram obtidos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio da submissão de projeto a edital de financiamento na área de infraestrutura.
Jornal da Unicamp, abril de 2002.
Jornal da Unicamp
2012
Dissertação de mestrado da coordenadora do SIARQ intitulada “Memória Universitária: o Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas (1980 - 1995)”, mostra a trajetória do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp pelas mãos de quem o coordena desde sua instalação.
Apresentação do novo Sistema para gestão de documentos
Neire Martins, diretora do SIARQ, durante apresentação do novo Sistema para gestão de documentos.
Antoninho Perri
2015
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD-UNICAMP) substitui o chamado Sistema de Protocolo, em operação desde 1993. Com o Sigad espera-se otimizar e facilitar o trabalho de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos de natureza administrativa e acadêmica, para mais de mil usuários cadastrados.
Visitante em Exposição dos 50 anos da Unicamp, organizada pelo SIARQ.
Antoninho Perri
2016
Em comemoração aos 50 anos da Unicamp, exposições contam a trajetória da universidade através de sete núcleos expositivos com textos narrativos e livros com as atas das reuniões e das páginas de jornais e revistas. Também compõem a exposição diversas imagens dos desenhos iniciais sobre como deveria ser a instituição, além de mapas, desenhos e fotografias aéreas das transformações e construções dos prédios.
Fique por Dentro do SIARQ, 2015