SBU - SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNICAMP
1983
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (SBU), foi criado em 1983 (Portaria GR n° 358/83 15/12/83) e institucionalizado pelo Conselho Universitário em em 11 de junho de 1989, por meio do ato do Conselho Universitário - Deliberação CONSU A-38/89.
Integram o SBU a Biblioteca Central Cesar Lattes e as Bibliotecas Seccionais (24) localizadas nos Institutos, Faculdades e Centros e Núcleos, um órgão colegiado e comissões de bibliotecas.
O SBU atua como fonte de referência e provimento de informação para os cursos de graduação, pós-graduação e de extensão da Universidade, atendendo diretamente a toda a comunidade interna da Universidade e pesquisadores no Brasil e exterior.
1963
A trajetória histórica do Sistema de Bibliotecas da Unicamp tem início apenas alguns meses após a criação da Unicamp, por intermédio da Lei Estadual nº 7.655 de 28 de dezembro de 1962. Mais precisamente, em 20 de maio de 1963, quando a Biblioteca da Faculdade de Medicina inicia suas atividades na Maternidade de Campinas, ainda com instalação provisória, recebendo os primeiros pedidos de compra de livros, revistas técnicas e de títulos das áreas básicas do curso de medicina, que começam a chegar no final daquele ano e início de 1964.
É contratada a primeira bibliotecária da Faculdade de Medicina
Contratação da primeira bibliotecaria
Reitoria - Unicamp
1969
Logo após a instalação da Universidade, final de 1966 e início de 1967, e com a implantação das Faculdades e dos Institutos, que se agregaram a Faculdade de Medicina, houve a necessidade de se organizar a estrutura das bibliotecas destas novas unidades, já numa visão sistêmica, e para tanto foi nomeado, em 1969 um Grupo de Trabalho.
Ernesto Manoel Zink, foi designado primeiro diretor da Biblioteca Central da Universidade.
Ernesto Manoel Zink
Ernesto Manoel Zink, designado primeiro diretor da Biblioteca Central da Universidade em 1969.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1969
Lançado um manual de como usar a biblioteca Central da Universidade.
Como usar a Biblioteca Central
1970
A década de 1970 é marcada pela implantação da Biblioteca Central e das demais bibliotecas das recém instaladas faculdades e institutos, e da formação do acervo bibliográfico da Universidade.
Foi comprada, em 1974 a Biblioteca de Paulo Duarte e mais tarde, a biblioteca de Sérgio Buarque de Holanda.
Nomeação de Paula Ravachio para direção da Biblioteca Central
1982
Foi a partir de 1982, que novos esforços foram implementados visando à melhoria da infraestrutura das bibliotecas e a consolidação de rotinas para a aquisição de obras e assinatura de periódicos.
Em 29 de julho de 1982, a Portaria GR nº 54/82 formaliza a primeira comissão com a finalidade de estudar e diagnosticar a problemática da Biblioteca Central da UNICAMP, propondo soluções consideradas necessárias.
Integravam a comissão: Ataliba Teixeira de Castilho (presidente), Mario Jino (professor da Faculdade de Engenharia Elétrica), Eduardo Lane (professor da Faculdade de Ciências Médicas), Maria Alves de Paula Ravaschio (diretora da Biblioteca Central) e Leila Zerlote Mercadante (bibliotecária da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília – esta, convidada e contratada como comissionada para atuar no projeto)
Portaria GR-054/82
1983
Para implementar as medidas sugeridas pela primeira comissão, foi nomeada a Comissão Executiva do Projeto Biblioteca, por intermédio da Portaria GR nº 13/1983, de 13 de janeiro de 1983. Esta comissão elabora um plano de atividades prioritárias. Além dos Professores Ataliba, Eduardo Lane e das bibliotecárias Leila Mercadante e Paula Ravaschio (da primeira comissão), integraram a Comissão Executiva, o professor Dicesar Lass Fernandez, do Instituto de Matemática, as bibliotecárias Gisela Vicente Azevedo, do Instituto de Física, Marisabel Regina R. do Amaral, da Faculdade de Ciências Médicas, Sonia Terezinha D. G. da Silva, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Em outubro de 1983, foi instalado o Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC), por meio da Portaria GR nº 290/1983, de 04 de outubro, como órgão complementar subordinado à Reitoria, conforme previsto nos Estatutos da Universidade.
O professor Ataliba Teixeira de Castilho foi designado coordenador, em 27 de outubro, com a responsabilidade de implementá-lo e definir suas estruturas e funcionamento. (Processo 01 P-6150/83, fl.17)
Ataliba Teixeira de Castilho
Professor Ataliba Teixeira de Castilho foi designado coordenador do Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC), órgão de coordenação da Biblioteca Central. 1983 e Divisão de Documentação (futuro Sistema de Arquivos da Unicamp)
Acervo Histórico do Arquivo Central
1983
Em 15/12/83, através da Portaria GR n° 358/83, foi aprovada a criação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, elaborado pela Comissão Executiva do Projeto Biblioteca
Portaria GR-358 / 1983
Procuradoria Geral
1984
Acertados e acomodados os interesses a estruturação do CIDIC foi finalmente aprovada em 16 de janeiro de 1984, pela Portaria GR nº11/84 e se limitou a dois órgãos: Departamento de Informação e Divisão de Documentação.
1985
Em 08 de agosto de 1985, foi oficialmente instalado o Órgão Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, que tinha em sua composição membros docentes, discentes e bibliotecários. A presidência do Órgão Colegiado era exercida pela Diretoria da Biblioteca Central, conforme estabelecia o documento de criação do Sistema de Bibliotecas.
Biblioteca Central
Biblioteca Central - Reunião para divulgação do sistema de Bibliotecas a ser criado na Unicamp. Campinas,SP. 1985 (no prédio, onde está o atual Arquivo Central/SIARQ)
Acervo Histórico do Arquivo Central
Leila Mercadante
Leila Mercadante, professora de Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marilia, foi designada Diretora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, em 1985. (sala do prédio onde está o Arquivo Central/SIARQ)
Acervo Histórico do Arquivo Central
1986
Esforços foram envidados para a construção de um prédio definitivo para a Biblioteca Central, como havia sido previsto no Relatório da Comissão Organizadora que delineava o plano diretor do campus da Unicamp, em 1966, que contemplava um lugar de destaque para este órgão:
Com apoio de instituições de fomento, solicitados por Ataliba Teixeira de Castilho e Leila Mercadante, foi possível desenvolver o projeto e a construção do prédio da Biblioteca Central.
Jornal da Unicamp, setembro de 1986
Jornal da Unicamp
Início das obras do edifício da atual Biblioteca Central. 1986
Início das obras do edifício da atual Biblioteca Central. 1986
1988
Novo prédio da Biblioteca Central da Unicamp. Campinas, abr. 1988
Novo prédio da Biblioteca Central da Unicamp. Campinas, abr. 1988
Acervo Histórico do Arquivo Central
1989
Em 05/07/1989 foi inaugurado o atual prédio da Biblioteca Central da Unicamp. A sede anterior da BC situava-se no chamado Barracão, prédio em que funciona, desde 1990, o SIARQ, ao lado do Restaurante Universitário e no entorno do Ciclo Básico da Unicamp
Convite para inauguração da BC
Inauguração da BC
Descerramento da placa quando da Inauguração do novo prédio da BC Unicamp. Estavam presentes José Pinotti, Antônio Cândido, Leila Mercadante, Carlos Vogt e Paulo Renato Costa Souza
Acervo Histórico do Arquivo Central
Atendimento na BC
Balcão de atendimento da Biblioteca Central. Jul. 1989
Antoninho Perri
Área de consulta da Biblioteca Central
Visão geral da área de consulta da Biblioteca Central, logo após a sua inauguração. 1989
Antoninho Perri
Ainda em 1989, foi extinto o CIDIC e instalado em definitivo o Sistema de Bibliotecas (Deliberação CONSU-A-038/1989, de 11/06/1989) e o Sistema de Arquivos da Unicamp.
1991
Cápsula do tempo é instalada no saguão da Biblioteca Central em comemoração aos 25 anos da Unicamp. 1991.
Cápsula do Tempo
Placa que indica a localização da Capsula do Tempo depositada próxima ás instalações do prédio da Biblioteca Central. Out.1991.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1992
A Biblioteca de Sérgio Buarque de Holanda foi adquirida pela Unicamp e incorporada ao setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central. A biblioteca ganhou um espaço próprio, com a reprodução do escritório do historiador.
Jornal da Unicamp, Junho de 1992
Jornal da Unicamp
1993
Catálogo bibliográfico em disco laser denominado Unibibli, responsável pela unificação dos acervos bibliográficos da USP, UNESP, UNICAMP.
Divulgação do catálogo bibliográfico
Leila Mercadante (coordenadora do SBU) e Ada Martinelli (bibliotecária de coordenadora adjunta do SBU)
Acervo Histórico do Arquivo Central
2003
O meio digital nas bibliotecas começou a se fortalecer na Unicamp, que implantou a Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações da Unicamp.
Jornal da Unicamp, 25 a 31 de agosto de 2003
Jornal da Unicamp
2004
SBU disponibiliza 9 mil revistas de histórias em quadrinhos doadas à universidade e quando o ritmo aperta, como em época de provas, muitos veteranos refugiam-se no terceiro piso da Biblioteca Central (BC) e pedem gibis para aliviar o estresse.
No II Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, os participantes estarão discutindo a difusão de propostas e projetos na área de sistemas informacionais para gerenciamento de conteúdos digitais, e também o compartilhamento de soluções técnicas de acessibilidade a fontes eletrônicas de informação e serviços visuais.
Jornal da Unicamp, 25 de setembro a 1º de outubro de 2006
Jornal da Unicamp
2010
Além de todo o trabalho consolidado e reconhecido do SBU na Unicamp, 2010 é marcado pela agregação de uma Biblioteca de Obras Raras, para incorporar o serviço já existente na Biblioteca Central e, que se inicia com a construção de um prédio financiado pela FINEP – Financiadora de Projetos.
Jornal da Unicamp, 12 de julho a 1º de agosto de 2010
Jornal da Unicamp
2012
O bibliotecário Roberto Orlando Pereira, admitido na Unicamp em 1968, com suas memórias pode contar a trajetória de 44 anos da Biblioteca Central. (ainda na ativa, em 2016)
Jornal da Unicamp, de 6 a 12 de agosto de 2012
Jornal da Unicamp
2014
Nova incorporação de biblioteca particular ao acervo da Unicamp – agora do linguista e professor emérito pela USP, Ataliba Teixeira de Castilho - fundador do SBU e do SIARQ-UNICAMP, aconteceu em março de 2014
Criador do SBU doa seu acervo pessoal à Unicamp
Prof. Ataliba Teixeira de Castilho, responsável pela sistematização e integração do (SBU), e pelo (Siarq) doou parte do seu acervo pessoal à instituição, que soma 1.200 livros e pastas de documentos do Projeto Brasileiro do Português Brasileiro
Antonio Scarpinetti
2015
O SBU lançou o Programa de Recepção aos Calouros, distribuindo 50 voluntários em tendas montadas nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba para explicar como funcionam as 29 bibliotecas do sistema e oferecer informações sobre toda a rotina da instituição. Em parceria com o Programa Campus Tranquilo visa promover uma Unicamp mais viva e mais segura, sob a responsabilidade da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).
SBU vai aos calouros para mostrar que biblioteca é lugar de acolhimento
Álvaro Crosta, coordenador Geral da Unicamp em Programa de Recepção aos Calouros que mostra que a Biblioteca é o lugar de acolhimento. 25 fev. 2015.
Antoninho Perri
2015
O Projeto “Programa de desenvolvimento de competência em informação”, de autoria de Regiane Alcântara Eliel, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU); Valéria dos Santos Gouveia Martins, coordenadora associada do SBU, e de Maria Helena Segnorelli, diretora da Área de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), recebeu menção honrosa em concurso organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Projeto do Sistema de Bibliotecas recebe menção honrosa em concurso da Capes
Da esq. para a dir: Valéria dos Santos Gouveia Martins, Regiane Alcântara Eliel e Maria Helena Segnorelli - Projeto “Programa de desenvolvimento de competência em informação. 19 nov. 2015
2016
Destaca-se pela organização de Repositório digital para a publicação cientifica da universidade, tendo organizado fóruns e grupos de trabalho para sua instalação. Congrega recursos informacionais digitais do mundo todo e participa com acervos produzidos na universidade e participa e apoia grupos de pesquisa na organização e disposição em plataformas de materiais bibliográficos de interesse a estudos científicos.
O SBU está lançando a “Biblioteca Digital Zika” (BDZ), plataforma aberta que disponibiliza publicações do mundo todo relacionadas às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt.
O foco principal, que originou o desenvolvimento da plataforma, é o zika vírus. Mas também estão lá informações sobre os estudos da chikungunya e da dengue.
A biblioteca digital foi criada, a princípio, com o objetivo de atender aos pesquisadores da Rede Zika Unicamp, uma ideia inicial da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). O desenvolvimento teve a participação das bibliotecas do Instituto de Química (IQ), Instituto de Biologia (IB) e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
Unicamp lança "Biblioteca Digital Zika"
A coordenadora da SBU Regiane Alcântara Bracchi, esclarece o conteúdo disponível na rede sobre o tema na BDZ. 23 março 2016
Antonio Scarpinetti