IC - Instituto de Computação
1969
Foi criado na UNICAMP um curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Esse curso foi o primeiro do gênero no Brasil, e serviu de modelo para inúmeros outros programas de graduação em todo país. Ainda naquele ano, foi criado o Departamento de Ciência da Computação dentro do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação.
Folha de São Paulo, 28 setembro 1967.
Folha de São Paulo
1967
Em setembro, a Unicamp recebe o IBM 30, para fins acadêmicos dos alunos do curso básico de Ciências.
Claudio Leonardo Lucchesi
Cláudio Lucchesi, um dos pioneiros na implementação do Departamento de Computação.
Acervo Histórico do Arquivo Central
Claúdio Leonardo Lucchesi, um dos responsáveis pela implementação do Departamento de Computação no IMECC, juntamente com Tomasz Kowaltowski, Imre Simon e Valdemar Setzer.
Ofício de contratação de Cláudio Lucchesi, 1969.
Acervo Histórico do Arquivo Central
1969
Ofício do diretor do IMECC ao reitor Zeferino Vaz solicitando a contratação de Claúdio Lucchesi como instrutor do Instituto.
1977
O Programa de Pós-Graduação do IC teve início em 1977, com o curso Mestrado em Ciência da Computação.
Tomasz Kowaltowski, diretor do IC de 1996 a 2001
Acervo Histórico do Arquivo Central
1996
O Departamento de Computação deixou de fazer parte do IMECC, e tornou-se a 20ª Unidade de ensino e pesquisa da UNICAMP.
Deliberação de criação do Instituto de Computação.
Procuradoria Geral
O Instituto de Computação foi criado pela UNICAMP em 1996, de acordo com a Deliberação CONSU-A-001/1996 de 26/03/1996, para cumprir sua missão de ensino, pesquisa, e outros serviços à sociedade nas áreas de Ciência e Tecnologia da Computação
Congregação oficializa adoção do logotipo do Instituto de Computação
Instituto de Computação
1997
“O logotipo do Instituto é o ábaco chinês, um antigo instrumento de cálculo formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos. A ideia surgiu informalmente, nos anos 1980, quando o atual Instituto de Computação ainda era o Departamento de Ciência da Computação (DCC), pertencente ao Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC). Em vez de usar um artefato tecnológico característico da época, a adoção do ábaco procurava remeter a um objeto que representasse de modo atemporal o ato de calcular. O uso se consolidou depois que o Prof. Hans Liesenberg, atual Diretor do Instituto, desenvolveu um código que inseria o logotipo ilustrado acima nos documentos do processador de texto LaTeX.”
O número representado pelo ábaco é 1969, o ano de criação do Departamento de Ciência da Computação e também o ano de início do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.”
Posteriormene o Prof. Jorge Stolfi, ex-Diretor do Instituto, criou versões tridimensionais da representação, rendendo-lhe feições de como é hoje.
1999
O professore da Unicamp Claudio Leonardo Luchesi, do Instituto de Computação, recebe o Prêmio Moinho Santista de Ciência, por desenvolver pesquisa na área de informática e de telecomunicações. (Relatório de Gestão – 1998/2002)
Ricardo Anido, diretor do IC de 2001 a 2005.
Antoninho Perri
2001
Ricardo de Oliveira Anido assume como diretor do IC, de 14 de março de 2001 a 13 de março de 2005.
Jornal da Unicamp, abril de 2001.
Jornal da Unicamp
Curso inédito da Unicamp vai ajudar a suprir carência de profissionais na área criando disciplinas de especialização em biologia computacional, por meio de uma parceria entre os Instituto de Biologia e o IC.
É oferecido o curso de mestrado profissional, o primeiro oferecimento em pós-graduação. O curso tem quatro áreas de concentração: Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Gerência de Sistemas de Informação e Redes de Computadores.
Laboratório do Instituto de Computação.
Antoninho Perri
2002
Inovação gerada no campus. Empresa fundada por cinco pesquisadores
vai criar ampla plataforma genômica
Paulo Arruda, diretor científico da Alellyx Applied Genomic
Naldo Cantanti
2003
O Instituto de Computação (IC) da Unicamp passa a contar com um Laboratório de Informática (foto abaixo), com 80 computadores e um total de 140 processadores, todos conectados em uma rede, formando um supercomputador distribuído. Trata-se de um novo cluster (conjunto de computadores interligados por uma rede de alta velocidade) distribuído em duas novas salas.
Em 04 de dezembro de 2003 Cláudio Leonardo Lucchesi recebe o título de professor emérito da Unicamp. Em seu discurso, em solenidade realizada na sala do Conselho Universitário (Consu), dividiu a distinção conferida a ele com os professores do Instituto de Computação (IC) Tomasz Kowaltowski, Célio Guimarães e Nelson Machado.
Jorge Stolfi - Diretor do IC de 14/03/2005 a 13/03/2009
Acervo Histórico do Arquivo Central
2007
Programa de pós-graduação é promovido ao nível 6 na avaliação Capes do triênio 2007-2009 (Relatório 2009-2013)
Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) deste ano será do professor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, Cláudio Leonardo Lucchesi. A entrega do prêmio acontece no dia 3 de julho, na abertura do Congresso da SBC, no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro.
Cláudio Luchesi, professor colaborador do Instituto de Computação
Acervo Histórico do Arquivo Central
2008
Dois projetos do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos (GPDJ) da Unicamp foram classificados entre os cinco finalistas do "II XNA Challenge", competição de jogos eletrônicos organizada pela Microsoft, com apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).
Da esq. para a dir.: Zhenlei Ji, Vítor Antonioli, Bruno Melo, Carolina, Lucas e André
Antonio Scarpinetti
2008
IC entregou em 07 de maio 12 prêmios a docentes, alunos e funcionários do Instituto que se destacaram pela sua atuação no ano de 2006.
Guido Araújo, professor de arquitetura da computação e Jorge Stolfi, diretor do IC
Antonio Scarpinetti
2008
O Instituto iniciou em 2008 uma revisão curricular completa de seus cursos de Graduação, incluindo a expansão do curso de bacharelado em Ciência de Computação de 2.400 para 3.000 horas letivas, que entrará em vigor a partir de 2010.(Relatório 2005-2009)
2008
Alunos do Instituto de Computação desenvolvem projeto Warau
Leonelo Almeida e Vagner Figuerêdo de Santana, ambos alunos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, desenvolveram o projeto Warau (Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade). O Warau faz parte de um projeto maior desenvolvido na Unicamp, chamado Todos Nós – Unicamp Acessível. Orientados pela professora Cecília Baranauskas, Leonelo é aluno de doutorado e, Vagner, aluno de mestrado.
Para Leonelo e Vagner, a acessibilidade ultrapassa as fronteiras da acessibilidade
Antonio Scarpinetti
Hans Kurt Edmund Liesenberg - Diretor do IC de 14/03/2009 a 13/03/2013
Antonio Scarpinetti
2009
O Instituto decidiu que colocará pelo menos 30 novas vagas no vestibular, em consideração à enorme carência de profissionais de informática qualificados que existe hoje no país. (Relatório 2005-2009)
IC inaugurou o seu recém-concluído Bloco de Ensino onde, a partir de 2010, passarão a funcionar cursos de graduação e pós-graduação. O novo espaço é composto por seis salas de aula distribuídas num prédio de mil metros quadrados.
Fernando Ferreira Costa, reitor da Unicamp e Hans Kurt Edmund Liesenberg, então diretor do IC
Antonio Scarpinetti
2009
Ferramenta de acessibilidade premia alunos do Instituto de Computação na cidade do Cairo
Ricardo Edgard Caceffo e Pedro Henrique Almeida, alunos do Instituto de Computação (IC), orientados pelo professor Rodolfo Jardim de Azevedo e pela professora Heloísa Vieira da Rocha, conquistaram o segundo lugar na categoria Acessibilidade de Tablet PC (pequeno notebook) no Imagine Cup 2009, realizado de 3 a 8 de julho, na cidade do Cairo (Egito).
Ricardo mostra o uso da ferramenta
Antonio Scarpinetti
A pós-graduação do IC em 2009, o programa recebeu também prêmio de Menção Honrosa da Capes e uma das teses de 2009 recebeu Menção Honrosa no prêmio capes, realizado em 2010.
2010
O doutorando Eduardo Tanaka conseguiu chegar a uma melhor alternativa para avaliação de acessibilidade em sistemas de informação, baseada em heurísticas, tendo como característica a possibilidade de ser aplicado a qualquer momento da etapa de desenvolvimento.
Engenheiro de computação cria alternativa mais barata, rápida e fácil de aprender
Antônio Perri
2011
Estruturas de Dados, Projeto de Sistemas Computacionais, Arquitetura de Computadores e Implementação de Linguagens, disciplinas ministradas por professores do Instituto de Computação (IC), são disponibilizadas no servidor de vídeo CameraWeb da Unicamp. Os 138 arquivos de vídeo representam as aulas que foram ministradas pelos docentes durante as suas atividades em classe.
Atualmente, o WebLectures, software que é resultado do trabalho de mestrado do aluno Pedro Almeida, do IC, possui mais de 600 aulas de 44 disciplinas. Perto de 2.300 alunos da Unicamp estão cadastrados para assisti-las. O Projeto WebLectures conta com apoio da Microsoft Research, da HP, do CNPq e Fapesp. Azevedo, que pertence ao Departamento de Sistemas de Computação, falou ao Portal da Unicamp sobre o assunto.
O Projeto WebLectures começou a ser pensado em 2008 pelo professor Rodolfo Jardim de Azevedo
Acervo Histórico do Arquivo Central
2012
Grupo de alunos das áreas de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Unicamp ficou com a primeira colocação no São Paulo Brazil Hackathon, evento ocorrido no último dia 18 de maio no hotel WTC Sheraton, na Capital. É a primeira vez que a programação é desenvolvida no país, sob o patrocínio da empresa Facebook.
Carlos Eduardo de Andrade, Gabriel Cavalcante, Miguel Gaiowski e Thiago Valverde.
2012
Alunos do Instituto de Computação (IC) da Unicamp brilharam na primeira fase da Maratona de Programação 2012, participando com sete times na sede de Sorocaba e ficando com as três primeiras colocações (medalhas de ouro, prata e bronze). As equipes Os Cartolas (com Marcelo Galvão Póvoa, Thiago Cavalcante e Douglas Oliveira Santos) e PhD na Área (Alexandre Kunieda, Marlon de Alcantara e Igor Wolff Resplanade), que foram os dois primeiros colocados, vão representar o IC-Unicamp na final brasileira em Londrina, nos dias 9 e 10 de novembro. A busca é por uma vaga na final mundial marcada para julho de 2013, em São Petersburgo (Rússia).
Equipe Os Cartolas (com Marcelo Galvão Póvoa, Thiago Cavalcante e Douglas Oliveira Santos)
2013
Ricardo Silva Torres - Diretor do IC a partir de 14/03/2013
Antonio Scarpinetti
Deliberação CAD 50/2013 aprova novo organograma do IC
2014
Projeto de pesquisa quer revelar, a alunas do ensino médio, o potencial da área
Coordenado pela professora Juliana Freitag Borin, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, o “Android Smart Girls” consiste na implementação de um curso voltado ao desenvolvimento de aplicativos (apps) para smartphones. O projeto, iniciado há poucas semanas, almeja que meninas do ensino médio considerem as carreiras de ciências exatas, engenharias e, em especial, a computação como opções para seu futuro. O incentivo vale também para as universitárias envolvidas, já que muitas abandonam a profissão escolhida.
Atividade do projeto na Escola Estadual Professor Hilton Federici
Antonio Scarpinetti
2014
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, em colaboração com estudiosos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, formulou um sistema computacional para o reconhecimento de faces. A metodologia está entre as mais precisas do mundo, de acordo com os cientistas envolvidos.
Giovani Chiachia, autor da tese: "O sistema é capaz de reconhecer faces em ambientes não controlados"
Antonio Scarpinetti
2015
A Unicamp teve dois trabalhos premiados no 28º Concurso de Teses e Dissertações do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Recife, Pernambuco, entre 20 e 23 de julho. As duas teses de doutorado foram desenvolvidas no Instituto de Computação (IC). O primeiro lugar foi para a pesquisa desenvolvida por Lehilton Lelis Chaves Pedrosa, orientada pelo docente Flávio Miyazawa. O segundo lugar ficou com Tiago José de Carvalho, orientado por Anderson Rocha e Hélio Pedrini. O concurso escolhe as melhores teses e dissertações da área no país, concluídas, defendidas e aprovadas em 2014.
Lehilton Lelis Chaves Pedrosa e Tiago José de Carvalho.
2015
Duas distinções deram destaque à comunidade do Instituto de Computação (IC) nos últimos dias. O artigo "CAreDroid: Adaptation Framework for Android ContextAware Applications”, que tem o professor Lucas Wanner como um de seus autores, ganhou dois prêmios no evento MobiCom 2015: melhor paper Award e melhor Community Paper Award. A ACM MobiCom 2015 é uma Conferência Internacional Anual sobre Computação Móvel e Networking
Pesquisa liderada pelo professor Diego Aranha, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, está entre os 12 projetos contemplados pelo Google Research Awards for Latin America. Das propostas que receberão financiamento da empresa, oito são do Brasil. O estudo coordenado por Diego Aranha pretende desenvolver técnicas para permitir que determinadas formas de computação possam ser realizadas sobre dados cifrados, de forma a proteger a privacidade das informações.
Professor Diego Aranha
Antoninho Perri
2015
Em 13 de maio a Unicamp celebrou, no Instituto de Computação (IC), a sua entrada na Open POWER Foundation, comunidade aberta e colaborativa para desenvolvimento de um ecossistema de soluções de TI baseado no processador IBM POWER. Com isso, ela passou a ser a única universidade brasileira na América Latina a ingressar nesse consórcio, em parceria com a empresa IBM, para desenvolvimento da comunidade acadêmica na área de tecnologia da informação.
Formalização da parceria do IC com a IBM
Antonio Scarpinetti
Instituto de Computação - Hoje
Reitoria - Unicamp
Reitoria - Unicamp
Institucional do Instituto de Computação: Laboratório de Laser
Projeto Memória Científica com o Prof. Rubens Murillo Marques, 2015.